Dicas essenciais para você renovar o seu terraço!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Se você desejar renovar o seu terraço, principalmente para ter um ambiente aberto e sem sentir aquela onda de calor exagerado, afinal é gostoso passar um certo tempo no terraço para relaxar, organizar reuniões com amigos ou churrascos e jantares familiares. Por isso, o terraço é um espaço exterior maravilhoso e deve ser aproveitado ao máximo e transformando-o em um lugar encantador do seu lar. 

A decoração de um terraço dependerá do estilo, do tamanho do espaço disponível e do lugar em que está instalado. Por exemplo, o terraço mediterrâneo – é perfeito para decorar moradias na costa, já que possui um aspecto fresco e natural para o verão. Começando pelas paredes, estas devem ser brancas para que contrastem com a cor azul dos tecidos e outros detalhes. Quanto ao mobiliário, podem usar móveis de madeira de cor branca e enfeitar o sofá ou os assentos com almofadas em tons azuis ou coloridas.

Além disso, como em outros cômodos da casa, antes de começar a decorar o terraço é importante você pensar no uso que dará a esse ambiente. Se deseja uma espécie de sala de jantar externa ou, se pelo contrário, preferir integrar só uns poucos móveis suficientes para relaxar e passar ali bons momentos. Deste modo, considerando tanto a funcionalidade como os metros disponíveis, a tarefa de decorar o terraço será bem mais simples e descomplicado. Confira algumas dicas para renovar o seu terraço. 

Distribuição dos móveis

Uma dúvida muito frequente para muitas pessoas é a diferença entre esses três elementos que fazem parte da construção de uma residência. As varandas geralmente são uma extensão da sala de estar que se localizam na parte frontal da casa. As sacadas são mais comuns ser encontrada em apartamentos, pois são os espaços que ressaltam para fora da área interna. Já o terraço possui um espaço maior que a todas as outras e se localiza no topo de alguma edificação que possui uma proposta de lazer e estar. E se você está repaginando pode sem medo utilizar móveis ou distribuir de forma harmoniosa para não poluir o espaço ou deixar espaço para livre circulação. 

O tipo de piso

Um jardim vertical em um terraço é a melhor ideia para esse tipo de ambiente. Afinal, em uma casa ampla o que não pode faltar é uma cobertura de pergolado para criar um clima relaxante. Nos terraços, por exemplo, invista em piscinas ou banheiras de hidromassagem com móveis de alto padrão, isso deixa o ambiente moderno e com ar de requinte, mas, claro, apenas se você gostar da ideia, principalmente para dias quentes. O projeto foi desenvolvido por Heloisa Titan Arquitetura, localizada em Belém. 

Sacada com piso em deck de madeira

Claro, como você vai decorar esses ambientes é um trabalho que vai depender da necessidade da sua necessidade. Existem várias formas de usufruir e deixar ele bonito ao mesmo tempo funcional. O mais comum é apoiar sofás, poltronas e vasos de plantas – criar um lindo jardim ao céu aberto, afinal um espaço para relaxar é sempre bem vindo à residência.

Destacam-se os móveis robustos de madeira maciça cobertos com almofadas e outros tecidos em cores quentes como laranja e vermelho, que podem ser combinados com tons mais claros como bege e creme para dar maior luminosidade ao espaço. Também são importantes os elementos decorativos como grandes vasos, plantas silvestres, jarros, recipientes de barro e qualquer objeto campestre. O sei terraço ficará um arraso!

Cobertura de bambu e churraqueira

Um terraço um pouco rústico – este estilo pode servir para decorar no verão os terraços de fazendas ou casas rurais. É ideal para que o terraço se integre perfeitamente com a paisagem, mas também fica lindo na cidade. E se você quer inovar pode construir um espaço gourmet com churrasqueira harmonizando com uma mesa de jantar para reunir amigos e família que também possui uma ótima opção.

As portas de acesso ao terraço

Outra opção é tornar seu terraço um lugar excelente para relaxar e desfrutar de momentos tranquilos. Para conseguir isso, não utilize portas pequenas, mas grandes abertura de vidro que dê acesso ao terraço e que seja um complemento da sua sala de estar. 

A decoração deve ser cômoda e funcional, o ideal é incorporar móveis de pouca altura como mesas e assentos baixos, puffs e inclusive almofadas no banco. Um espaço lindo e aconchegante. 

Terraço gourmet

Para dar cor, escolha tecidos estampados florais, jarros com flores e outros detalhes de aspecto envelhecido que recriem este estilo de decoração, ou se você preferir algo mais neutro e sem estampas. Os toldos, as barracas e as pérgolas são elementos que ajudarão a criar este estilo de tranquilidade no seu terraço. As cores que melhor funcionam são os tons neutros, ainda que você também possa escolher outros mais intensos para conseguir um espaço um tanto exótico. 

Gostou do artigo sobre renovar o seu terraço? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!