Uma casa de campo diferenciada

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Estereótipos são verdadeiras armadilhas. São aquelas ideias e imagens prontas que desobrigam a gente de pensar ou buscar novos significados para as coisas que buscamos explicar. Na arquitetura existem muitos estereótipos. Quando pensamos em uma casa de campo, geralmente pensamos em uma cabana de madeira de forma simples e aparência envelhecida, com janelinhas de madeira e chaminé. Mas prepare-se para mudar a imagem que você tem das casas de campo.

Homify apresenta hoje uma casa de campo diferenciada, para desmistificar quaisquer estereótipos e ideias prontas relacionadas ás casas de campo. Localizada em Aarhus, na Dinamarca, esta casa, projetada pelo estúdio C. F Moller é composta de dois prismas puros e faz uso de materiais industriais arrojados, como o vidro e chapas metálicas, contrastando com o aspecto bucólico e selvagem do seu entorno. A residência organiza-se de forma linear, como um pavilhão, e seus ambientes abrem-se totalmente para a paisagem circundante, através de amplos painéis móveis de vidro.

Curioso para desvendar todos os encantos e atrações desta casa de campo espetacular? Então confira a seguir mais detalhes e imagens desta casa de campo moderna e encantadora, que contraria todas as ideias preconcebidas das casas de campo e mostra que é possível levar o estilo de vida modero para a atmosfera tranquila e relaxante do campo.

Fachada principal

A residência é composta de três volumes principais, embora apenas dois volumes estejam visivelmente acessíveis. O primeiro volume constitui a garagem, um pórtico revestido de chapas metálicas, fechado ao fundo por um painel vazado de madeira. O segundo volume, em forma de pavilhão, revestido de chapas metálicas e fechado por planos envidraçados, abriga os espaços sociais. E, um terceiro volume, situado diretamente sob o segundo volume, abriga os espaços íntimos da residência. Esta organização espacial priorizou a integração dos espaços sociais com a paisagem natural circundante e favoreceu também a privacidade dos espaços íntimos, situados em uma cota inferior do terreno, protegidos portanto das vistas do passeio público. 

Estilo moderno

Nesta imagem, o volume principal de forma retangular, que abriga os espaços sociais, parece flutuar no espaço. No entanto, o volume está apoiado sobre o bloco inferior, que abriga os espaços íntimos.

A residência encontra-se mais afastada da divisa do lote com a rua, pois o projeto buscou tirar proveito da atmosfera bucólica e campestre do seu entorno. Portanto, a residência foi situada mais próxima das árvores da mata que delimita a divisa de fundo do terreno.

Living room

Entrar nesta casa de campo é ser surpreendido pelo seu estilo contemporâneo e pela transparência e abundância de luz natural. Além disto, os espaços sociais são amplos e integrados, formando um único ambiente que se abre inteiramente para o espaço exterior por meio de amplos painéis móveis de vidro, que além da entrada de luz natural proporcionam aos moradores vistas privilegiadas da paisagem circundante. As superfícies brancas e neutras contribuem para a difusão da luz natural. De dia a casa é inteiramente iluminada pela luz natural que invade o interior da residência inclusive através de aberturas zenitais, além dos dois planos paralelos fechados com vidro.

A cozinha, em estilo americana, é marcada pela elegância e funcionalidade, com destaque para os armários de madeira embutidos com acabamento em laca branca, que se mimetizam na parede e no ambiente. 

Sala de jantar

A sala de jantar, situada mais próxima ao bosque natural localizado na parte posterior do terreno, desfruta de uma vista ainda mais privilegiada e permite aos moradores contemplarem a beleza da paisagem circundante enquanto saboreiam suas refeições.

A sala de jantar é composta de mesa de jantar metálica, de cor bege, de cadeira de estrutura metálica, cobertas por peles, e de dois pendentes de design contemporâneo, que realçam a elegância e a sofisticação do ambiente. 

Mais informações sobre projetos de salas de jantar, você encontra aqui.

Lareira

Existem muitos tipos diferentes de lareiras, que variam de forma e de estilo. A lareira é um elemento funcional, especialmente em lugares frios, onde a sensação de conforto depende do calor produzido pela lareira. Mas você também pode tomar partido da lareira para incrementar a decoração da sua casa, desde que o design e o estilo da lareira dialogue com a decoração do ambiente.

Neste projeto a lareira é composta de um painel que divide a sala de estar da cozinha, com nicho par armazenar lenha e com um rasgo, onde a lenha é queimada. As linhas retas, o vazio e o fechamento em vidro da lareira dialogam com a arquitetura da residência e realçam seu estilo minimalista e contemporâneo.  

Para obter mais informações e inspiração para a escolha da lareira perfeita para sua casa, leia este artigo.

Dormitório

Os espaços íntimos estão situados no pavimento inferior. Os quartos abrem-se não para o espaço externo, mas para os poços de luz. Esta solução buscou assegurar a privacidade dos moradores e criar uma atmosfera mais intimista e relaxante.

Neste dormitório, a zona de dormir está dividida do closet através de um painel, que também erve de cabeceira para a cama. Além da cama, dois criados-mudos, de design futurista, e duas luminárias fixadas no painel da cabeceira da cama complementam o décor do ambiente, evidenciando seu estilo minimalista e preocupação com a funcionalidade. O piso de madeira garante a sensação de aconchego e dá um toque mais natural ao ambiente.

Terraco

Esta casa de campo diferenciada contrasta com as construções vizinhas não apenas pela sua forma moderna e arrojada, mas pela combinação de materiais, aço, vidro e madeira, e pela sua integração com a paisagem circundante.

O terraço da residência serve como espaço de transição entre o espaço externo e interno, pois está localizada diretamente na entrada da casa, mas também serve como espaço de estar e de contemplação da paisagem circundante. O terraço, composto de um deck de madeira, possui uma parte coberta e uma parte aberta. A parte aberta visa a garantir a passagem da luz para os poços de luz que iluminam os quartos, situados no pavimento inferior.

Você construiria uma casa de campo de aço e vidro?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!