28 Modelos de Cabeceira de Cama Que Vão Te Encantar

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
homify Quartos industriais
Loading admin actions …

Na decoração de um quarto, a cabeceira da cama representa muitas e variadas possibilidades de invenção de estilos ou atmosferas. Pode-se encontrar camas com cabeceira incorporada, mas também camas cujas cabeceiras estão fixadas na parede, muitas vezes com painéis que se prolongam na parede para o alto ou para os lados. Entre as cabeceiras mais populares em quartos decorados estão a estofada e a com capitonê, ambas lindas e que fazem bonito. Neste livro de ideias, você vai conhecer 28 modelos de cabeceira para a cama do seu quarto, de projetos de arquitetos de interiores da homify. Confira!

1. Estofada com fundo geométrico

Neste quarto de casal em tons neutros, a cama tem uma cabeceira estofada na cor marrom. Ela é emoldurada por um revestimento de parede geométrico marrom e branco, com efeito ótico. O resultado é super sofisticado e moderno. 

2. Estofada na vertical

Outro quarto de casal com decoração em cores neutras. A cabeceira de casal se destaca por ser um painel estofado bege que toma a parede na vertical. Nas laterais da cabeceira, dois lustres de cristal pendentes dão um toque elegante e sofisticado.

3. Em madeira

A cabeceira de cama de casal deste quarto é, na verdade, toda uma parede coberta com madeira avermelhada e aconchegante. O painel toma toda a parede e apresenta nichos rasos forrados com espelho, formando um desenho simétrico e elegante. 

4. Bege

Neste quarto de casal em cores pastel, a cabeceira da cama é bege e estofada. Ela se destaca contra a parede de fundo, também na cor bege e texturizada. Nas laterais da cabeceira, há dois painéis brancos que ressaltam a cabeceira. 

5. De couro

Em estilo clássico, este quarto de casal tem cama box com cabeceira de couro castanho, exatamente o mesmo das laterais da cama e do récamier aos pés da cama. A cabeceira se destaca contra revestimento texturizado em tom neutro.

6. Em capitonê

Neste quarto em estilo clássico, não poderia faltar uma cabeceira de cama em capitonê. Ela combina perfeitamente com o dossel da cama e com as cores neutras e delicadas de todo o ambiente. incluindo a mesa de cabeceira espelhada. 

7. Adamascado

Este quarto de casal apresenta cores neutras quebradas por almofadas e travesseiros em vermelho e preto. A cabeceira é a própria parede branca cujas laterais emolduram o revestimento bege com desenho adamascado e delicado.

8. Painel estofado

A cabeceira da cama deste quarto de casal em tons neutros é um painel estofado que corre de uma mesinha de cabeceira até a outra. A mesa de cabeceira da direita tem gavetas espelhadas e é em estilo moderno. 

9. Com iluminação

Uma forma interessante de dar destaque à cabeceira da cama é aquela que envolve luz. Neste quarto de casal moderno e elegante, a cabeceira da cama se estende por toda a parede e apresenta fitas LED na parte de cima que criam um belo efeito. 

10. Com divisória

Neste quarto de casal, a cama box tem cabeceira preta emoldurada por uma divisória vazada na mesma cor. O desenho sinuoso da divisória dá um toque artístico e moderno à cabeceira da cama, que desse modo se destaca.

11. Horizontal e vertical

A bela cama baixa deste quarto de casal se encontra em cima de dois tablados de madeira, material que aparece também no teto. A cabeceira da cama estofada vai de um lado a outro do tablado maior e apresenta desenhos na horizontal e na vertical. 

12. Elegante

Neste belo e elegante quarto em cores neutras, a cabeceira da cama é estofada, com desenhos horizontais, e vai de um lado a outro da parede do fundo. Ela também recebeu iluminação LED branca no alto, o que a destaca delicadamente.

13. Cinza

Moderno, este quarto de casal em mezanino tem cama baixa com cabeceira cinza contra parede com revestimento texturizado com desenho sinuoso. As cores neutras como branco, preto e cinza marcam a decoração. 

14. Simples e despojada

Um modelo de cabeceira de cama de madeira é este bem simples e despojado. A cabeceira da cama em madeira nesta imagem, que vai de uma a outra mesinha de cabeceira, cria uma atmosfera aconchegante e confortável. As almofadas aumentam essa sensação. 

15. Clássica

Aqui temos mais um quarto de casal clássico em que se destaca a cor cinza na decoração. A cabeceira da cama é estofada e, acima dela, a parede foi revestida com estofado em capitonê. O lustre confere mais elegância ainda. 

16. Mais capitonê

Neste belo quarto em estilo clássico e em cores como bege e verde pastel, a cabeceira da cama é pura elegância em capitonê. A parede atrás da cama, pintada de verde pastel, complementa a decoração da cabeceira, assim como os quadros. 

17. Em branco

Em estilo moderno e despojado, este quarto de casal tem cama com base de madeira e cabeceira branca contra fundo de tijolinho pintado de branco. Em anexo fica o banheiro da suíte separado por uma vidraça. A iluminação é em estilo industrial. 

18. Romântica

Este quarto em estilo clássico tem uma pegada romântica com suas cores neutras, quadrinhos redondos e muitas almofadas. A cabeceira da cama, então, não poderia ser outra a não ser uma clara em capitonê. Um sonho! 

19. Contraste

Um painel estofado em cinza escuro disposto atrás da cama deste quarto de casal cria um grande contraste com a roupa de cama e almofadas rosa e mobiliário branco. Esta cabeceira se estende de um lado a outro da parede, servindo de fundo inclusive para o home-office. 

20. Mais uma neutra

Este quarto em estilo moderno e em cores neutras apresenta uma cama de casal com cabeceira estofada bege. Ela confere um ar elegante e sofisticado a um quarto aconchegante em que o tapete e a cortina deixam o ambiente confortável. 

21. Espinha de peixe

Alguns quartos de casal apresentam soluções ousadas para a cabeceira. É o caso deste em cores neutras, em que não existe propriamente uma cabeceira, mas uma parede de fundo em madeira com desenho de espinha de peixe.

22. Capitonê e revestimento

Este quarto de casal em cores claras combinadas com diferentes tonalidades de azul tem um modelo de cabeceira para cama box muito elegante: aquele com capitonê em contraste com parede com revestimento estampado na cor marrom. 

23. Preto com painel fotográfico

Bem moderno, este quarto de casal aposta na cor preta. A cabeceira da cama, que vai de um lado a outro da parede, é nesta cor, combinando com a roupa de cama. Mas o principal detalhe é o painel fotográfico reproduzindo flores logo acima da cabeceira. 

24. Cabeceira de solteiro

Neste quarto de adolescente em estilo moderno, a cabeceira de solteiro é estofada e se estende pela parede na vertical, sendo coroada no alto por um teto redondo em gesso com iluminação em LED. Perfeita para uma princesa moderna. 

25. Em ferro

Contra uma parede de tijolinho à vista, destaca-se a cabeceira de ferro branca desta cama de casal. A cabeceira é toda trabalhada e cria belos efeitos no contraste com a parede avermelhada. É uma opção bastante romântica de cabeceira. 

26. Em palhinha

Neste quarto feminino com decoração verde e rosa, a cama de casal tem cabeceira branca em palhinha, que dá um ar delicado e romântico ao ambiente. Na parede atrás da cama, a faixa de papel floral também emoldura o móvel. 

27. Em fibras naturais

Também romântico, mas em um estilo mais rústico, este quarto de casal tem uma cama com cabeceira própria. Esta cabeceira é em fibras naturais, que se harmonizam perfeitamente com a decoração branca e o mobiliário em madeira. 

28. Madeira e azul

Quente e aconchegante, este quarto de casal aposta na combinação entre a madeira e a cor azul. A cabeceira de cama é toda em madeira e vai de um lado a outro da parede. Acima dela, um painel em azul e branco sugere ondas ou montanhas. 

Bônus: 5 dicas preciosas para escolher a cabeceira da cama

Materiais

Madeira – Tradicional, tem mais opções, inclusive com criado-mudo. Versátil, combina com todos s estilos e tem diversos tons e acabamentos.

Ferro – Personaliza o quarto de maneira exclusiva, em um estilo rústico ou romântico, se for decorada com design forjado. 

Tecido – Estofado, pode ser liso ou com capitonê, cuja aplicação de botões confere ar elegante.

Medidas

A altura da cabeceira tem que permitir o apoio das costas confortavelmente na parede. Deve ser proporcional à cama e ao tamanho do quarto, mas com pelo menos 10 cm de sobra de cada lado. 

Modelos

Quartos grandes pedem modelos maiores e os menores, aqueles com pelo menos 30cm de altura ou vão até o teto para dar amplitude visual. Se estreitos, escolha modelo que cubra toda a largura da parede. 

Cores

Escolha tons neutros e versáteis, como branco, cinza e bege, que harmonizam com qualquer estilo e conferem amplitude visual.

Composição

Em quartos pequenos, combine a cabeceira com nichos e prateleiras para economizar espaço. Nos maiores, use mesas laterais à cama para trazer cor e textura ao espaço. Se quiser conferir amplitude visual, instale um espelho liso ou bisotado acima da cabeceira.

De qual cabeceira você gostou mais?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista