Espelhos Decorativos: Dicas Incríveis Para transformar Sua Casa Espelhos Decorativos: Dicas Incríveis Para transformar Sua Casa

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Espelhos Decorativos: Dicas Incríveis Para transformar Sua Casa

Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro – HOMIFY Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro – HOMIFY
Apartamento F:   por Juliana Agner Arquitetura e Interiores,
Loading admin actions …

Os espelhos decorativos são uma ótima alternativa para quem deseja repaginar a casa sem grandes reformas ou despesas. Além de conferir um ar de requinte aos ambientes, a decoração com espelhos também proporciona sensação de amplitude, e pode dar ainda mais destaque para alguns elementos importantes que fazem parte do espaço. 

Neste post vamos explorar os espelhos decorativos para diferentes ambientes da casa, e dar dicas de como conseguir resultados incríveis combinando cores, texturas e iluminação.

1. Espelhos decorativos para quarto

Nem sempre os espelhos precisam ter linhas retas para serem modernos! Inspirado na decoração escandinava, o espelho redondo com alças de couro, e suspenso por uma peça que se assemelha a um botão, tem feito parte de uma grande quantidade de projetos contemporâneos no Brasil.

O espelho com alças de couro pode ser usado em banheiros ou salas, mas tem ganho grande destaque nos quartos, onde é usado em uma das laterais de cabeceira. 

Essa peça pode ser facilmente encontrada em home centers e lojas de decoração online, e a fixação é muito simples. Neste projeto o espelho foi fixado em cima de um painel ripado de madeira, e demarcou o espaço da penteadeira.

Quartos  por homify
homify

Apartamento Cmte Rubens Silva

homify

Uma boa dica, especialmente para quartos pequenos, é aproveitar as portas dos armários para instalar grandes planos de espelhos. Além de proporcionar sensação de amplitude, as portas de espelho auxiliam no momento de se arrumar no quarto. Neste ambiente, para dar ainda mais destaque, o rasgo iluminado no forro de gesso acompanha o desenho em “L” do armário.

Neste quarto o espelho foi instalado somente de um lado da cabeceira, demarcando a área da bancada de estudos. Em locais onde o espelho é instalado em uma das laterais da cama,  é interessante que ele esteja sempre acompanhado de uma iluminação diferenciada e de destaque, além da iluminação geral do ambiente. Aqui neste projeto o arquiteto investiu em um pendente e uma arandela, e o resultado ficou incrível!

Esse espelho auxiliar para a penteadeira com iluminação indireta ficou um charme! 

Sempre que você for usar um espelho acima da penteadeira, é importante que a iluminação esteja em volta do espelho (em cima ou nas laterais), e que a luz ilumine a pessoa de frente. Isso evita sombras e facilita na hora de maquiar. Um espelho pequeno de apoio na bancada se tornou uma peça decorativa, e ao mesmo tempo um elemento muito prático e funcional.

Existem diversas cores de espelho, além da cor prata tradicional. Neste quarto a arquiteta usou o espelho cor bronze para decorar e dar destaque a um ambiente de cores neutras. 

Procure uma vidraçaria para conhecer as variações de cores e acabamentos disponíveis no mercado.

2. Espelhos decorativos para sala

Javier Godino para Renata Alhadeff e Fernanda Niemeyer:   por Artefacto Curitiba,
Artefacto Curitiba

Javier Godino para Renata Alhadeff e Fernanda Niemeyer

Artefacto Curitiba

Essa sala de estar ao lado do quarto ficou muito elegante com um espelho recortado com bordas irregulares, e um pouco afastado da parede. 

Uma dica importante é nunca deixar o espelho em contato direto com as paredes, especialmente em áreas úmidas. Isso evita que o espelho crie manchas ou escureça ao longo dos anos.

Este hall de entrada ficou incrível e muito moderno com a combinação de um papel de parede geométrico, e de um espelho redondo dividido em três partes. Essa pode ser uma alternativa simples e de baixo custo para dar mais personalidade e deixar a sala da sua casa mais contemporânea.

Neste ambiente a arquiteta aproveitou o fundo do móvel da cozinha para instalar um grande espelho virado para sala, e proporcionar uma sensação de amplitude que fez toda a diferença!

Confira outros 13 Truques Extraordinários Com Espelhos

3. Espelhos decorativos para sala de jantar

Salas de jantar  por homify
homify

Sala de Jantar

homify

Essa sala de jantar ficou ainda mais clara e iluminada com uma composição de espelhos bisotados retangulares. O acabamento bisotado tem um ótimo custo benefício, e proporciona um efeito decorativo diferenciado e moderno no ambiente.

Uma sala de jantar moderna e elegante, com uma parede toda de espelho. Essa foi uma ótima estratégia para destacar o pendente  de linhas retas e modernas, além de proporcionar sensação de que a mesa de jantar é muito maior do que realmente é.

Nesta sala de jantar o espelho vertical com moldura preta foi usado para demarcar a área do bar. Ao invés de ser fixado na parede, o espelho só foi apoiado no móvel. Essa estratégia cria um ambiente mais despojado e informal.

A mesa desta sala de jantar também também parece muito maior por conta do espelho que foi instalado na parede. Uma ótima dica é afastar o espelho da parede e instalar uma fita de led na parte superior e inferior, para dar ainda mais destaque para este elemento.

O acabamento bisotê tem as bordas trabalhadas e chanfradas em angulação. Essas bordas podem ser feitas com um ou dois centímetros, para dar leveza e criar uma moldura delicada aos espelhos decorativos.

4. Espelhos decorativos para banheiro

Banheiros  por homify

Nesse lavado o grande plano de espelho deu destaque à obra de arte que ocupa a parede e o teto, e o pendente lateral completou a composição. Um ambiente de revista! 

Um bom truque é brincar com as formas geométricas. Neste lavabo foi usada uma sobreposição de espelhos com iluminação indireta, e o resultado ficou surpreendente!

Banho Casal com Armário Suspenso com Espelhos, Iluminação de Led e Cuba de Semi Encaixe: Banheiros  por Danyela Corrêa Arquitetura,
Danyela Corrêa Arquitetura

Banho Casal com Armário Suspenso com Espelhos, Iluminação de Led e Cuba de Semi Encaixe

Danyela Corrêa Arquitetura

Para aproveitar o espaço em banheiros pequenos, e ao mesmo tempo manter um ambiente simples e clean, uma boa dica é criar um grande móvel superior estreito com portas de abrir ou de correr, que sejam revestidas de espelho. O seu banheiro ficará muito mais amplo e você terá muito espaço para guardar produtos e itens de higiene pessoal.

Estúdio de Arte e Tatuagem MH : Espaços comerciais  por Arquiteca Projetos,
Arquiteca Projetos

Estúdio de Arte e Tatuagem MH

Arquiteca Projetos

Esse espelho grande foi aplicado sobre um painel de MDF com negativos laterais, o que criou um efeito visual de moldura. A parede em frente ao espelho tem um revestimento de pastilhas super moderno e contemporâneo, e a escolha de este espelho acima da pia replicou e ampliou o efeito do revestimento.

5. Espelhos decorativos com moldura

Essa moldura de espelho com muitos detalhes proporcionou um ar clássico ao ambiente. Uma dica de ouro é escolher a cor da moldura a partir da cor da parede onde ele será instalado para criar um efeito de contraste, tom sobre tom ou uma composição de cores.

Este espelho grande com moldura aplicado sobre um outro espelho criou um efeito visual único para o lavabo. Geralmente o espelho central nessas composições é do tipo veneziano, com uma grande quantidade de detalhes na moldura – neste caso a moldura também é de espelho. 

Essa estratégia pode deixar o ambiente um pouco carregado, então é interessante compor com peças e paredes mais claras e neutras. Se você gosta de ambiente clássicos, essa é uma ótima referência!

Banheiro  por Inês Florindo Lopes
Inês Florindo Lopes

Espelhos e lavatório

Inês Florindo Lopes

Nem sempre as molduras precisam ser convencionais. Nessa composição a moldura de espelho utilizada foi super orgânica e irregulares, criada a partir de cortes de troncos de árvore.

6. Mini espelhos decorativos

Esse lavabo foi transformado em uma obra de arte com esses mini espelhos decorativos compondo com a textura colorida e o pendente de cristal. É possível criar um efeito visual moderno e descontraído com pequenas peças, use a criatividade!

SALA DE JANTAR VERSÁTIL VIA HAUS - INDAIAL - SC: Sala de jantar  por VIA HAUS,
VIA HAUS

SALA DE JANTAR VERSÁTIL VIA HAUS – INDAIAL – SC

VIA HAUS

Essa sala de jantar ficou muito mais moderna com a composição de mini espelhos venezianos. Nesse caso o espelho deixou de ser apenas um elemento funcional, e se tornou protagonista na decoração.

Um banheiro nada básico e muito iluminado, com mini espelhos decorativos trabalhados com recortes e serigrafia. 

Em muitos casos os mini espelhos podem ser usados em composições para formarem novas formas e desenhos.

Qual dessas dicas para usar espelhos decorativos você mais gostou?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!