Velas decorativas: 10 modelos divinos e como usar na decoração | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3654:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Velas decorativas: 10 modelos divinos e como usar na decoração

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Clássico ao Luxo Salas de jantar clássicas por Mariane e Marilda Baptista - Arquitetura & Interiores Clássico
Loading admin actions …

As velas existem desde 50.000 a.C. Antes de serem objetos decorativos, serviam como uma das principais fontes de iluminação dos ambientes antigos, muito antes de se imaginar a energia elétrica. Com o passar dos anos, junto com elas, outros artefatos eram utilizados, como as tochas, os castiçais e candelabros, todos com a mesma característica: iluminar com fogo.

Atualmente, mesmo com tanta tecnologia, o fogo ainda é absolutamente necessário, inclusive para iluminar com velas quando falta energia elétrica em casa. Mas de modo geral, a principal função delas é serem velas decorativas. Por isso há imensa variedade desse objeto nas lojas de decoração para todos os gostos, estilos e finalidades. Há velas decoradas, velas perfumadas, velas flutuantes, velas decorativas em copos e onde mais você puder imaginar.

Em qualquer ambiente, quando combinadas com o estilo da decoração, as velas decorativas conferem um charme especial, trazem acolhimento e realçam uma atmosfera de romantismo quando acesas. Por isso, se está na dúvida sobre usar velas decorativas no seu projeto de decoração, vamos lhe mostrar nesse livro de ideias que você pode usá-las sem medo.

Inclusive, antes de ver os diferentes modelos sugeridos nos projetos criados pelos designers de interiores da homify, vamos lhe apresentar um método muito simples de como fazer velas decorativas caseiras. Se você tem gosto por artesanato, pode experimentar essa verdadeira terapia e produzir suas próprias velas decorativas, usando a criatividade conforme for pegando a prática.

Como fazer velas decorativas em casa

São poucos materiais necessários para produzir velas em casa, além de esse ser um ótimo hobby para se distrair e acalmar a mente. Confira um passo a passo simples e experimente.

Materiais

  • Panela esmaltada
  • Panela com água para o banho-maria
  • Moldes (caixa de leite ou suco, cortada ao meio e limpa)
  • Corante à base de água
  • Colher de pau ou silicone
  • Faca
  • Pavios artesanais parafinados
  • Lápis
  • Parafina em barra
  • Essência com aroma a gosto
  • Fio de juta para decorar

Modo de fazer

  1. Comece cortando a caixa de leite ou de suco ao meio, considerando que deverá ter o tamanho e o formato da vela, pois servirá como molde. Lave muito bem e seque.
  2. Enrole um pedacinho do pavio no meio do lápis, virado na horizontal. Apoie o lápis sobre a boca da caixa cortada, com o comprimento do pavio para dentro, tocando o fundo da caixa, na vertical. A intenção é que o pavio já fique na sua posição para quando a parafina for colocada dentro do molde.   
  3. Corte a parafina em pedaços menores e coloque dentro da panela esmaltada. Leve ao fogo a panela com água, coloque a panela esmaltada apoiada sobre a outra panela para que a parafina derreta em banho-maria.
  4. Vá mexendo lentamente até que parafina fique quase totalmente líquida. Desligue o fogo e mexa mais um pouco para terminar de derreter. Não é bom que fique muito tempo no fogo, pois a parafina é um combustível e pode causar autocombustão acima de 190 °C.
  5. Adicione algumas gotinhas da essência que desejar na parafina líquida e misture. A proporção adequada é de 3 a 5% de essência. Não demore muito nesse processo, especialmente se estiver fazendo frio, pois ela irá solidificar rapidamente.
  6. Em seguida, despeje a parafina líquida dentro do molde. Então é só esperar solidificar e desenformar, removendo o lápis do pavio.
  7. Essa é a receita básica e a partir dela você pode criar outras colocando diferentes essências, corantes e utilizando outros formatos de moldes.
  8. Ao final, faça a vela decorada com o fio de juta ou utilize outros decorativos que preferir, como fio de seda ou paus de canela presos com juta ou barbante.

Tome cuidado com a superfície em que vai deixar a vela acesa, pois ao derreter ela vai manchar. O ideal é deixar a vela sobre um suporte com diâmetro maior que o da vela.

Agora sim, confira os belíssimos modelos de velas decorativas utilizados nos projetos de design de interiores aqui na homify.

1. ​Velas decorativas em pedestais de vidro

Residência Alphaville Fortaleza Salas de jantar modernas por RI Arquitetura Moderno
RI Arquitetura

Residência Alphaville Fortaleza

RI Arquitetura

Ao fundo desse ambiente luxuoso, na prateleira embutida e ao lado de outros objetos decorativos, há belíssimos pedestais de vidro, modernos, servindo de apoio para velas decorativas. Elas trazem ainda mais aconchego para essa decoração acolhedora e requintada.

2. ​Velas decorativas sobre a mesa

Nessa mesa da sala de jantar as velas são a atração decorativa. Não há toalhas nem arranjos, e sim, uma composição de velas decoradas por pedestais de vidro e de prata, harmonizando com a decoração sofisticada do ambiente.

3. ​Velas decorativas tradicionais

Se nos modelos anteriores as velas tinham formatos com design diferenciado, nesse modelo elas são bem tradicionais, em forma de bastão. O que agrega valor ao visual são os pedestais de prata onde estão apoiadas, harmonizando com as cores cinza e branco, predominantes no ambiente, formando um leve prateado por conta do belíssimo projeto de iluminação.

4. ​Lustre com vela de led

Uma forma mais moderna de utilizar velas no ambiente é valorizando apenas o formato da chama, mas ao invés de usar fogo, utiliza-se uma lâmpada de led. Nesse modelo de lustre, ele imita os lustres antigos, normalmente feitos em ferro, que utilizavam velas com fogo real.

5. Velas em pedestais de prata e cúpulas de vidro

Mais uma vez a prata foi o material escolhido para os pedestais das velas que estão no buffet em estilo clássico. Afinal, esse material confere requinte e tem tudo a ver com o móvel. As cúpulas de vidro, além de protegerem a chama da vela acesa, dão o acabamento perfeito no design do pedestal.

6. ​Velas decorativas na água

Cilindros com Velas Flutuantes por Cena De.Coração Moderno Vidro
Cena De.Coração

Cilindros com Velas Flutuantes

Cena De.Coração

A decoração com velas decorativas em copos de água é muito simples de fazer e cria uma atmosfera totalmente diferente dos luxuosos pedestais de prata. Só precisa escolher modelos de velas flutuantes, como essas da imagem que são arredondadas. Ficam lindas na decoração de eventos, mas também em casa.

7. ​Velas decorativas em copos

Descanso na cidade Salas de estar modernas por ArchDesign STUDIO Moderno
ArchDesign STUDIO

Descanso na cidade

ArchDesign STUDIO

Essas velas roliças dentro de copos com uma decoração que lembra galhos de árvores complementou a decoração com um toque de rusticidade, também percebido pelos tons terrosos do ambiente.

8. ​Velas em ambiente externo

Quando as velas são dispostas dentro de artefatos como esses, em metal e vidro, ficam protegidas e ganham ainda mais destaque. O ambiente externo do jardim fica lindo durante o dia, e à noite, quando as velas podem ser acesas, ganha um charme ainda mais especial e convidativo, muito romântico e agradável.

9. ​Prateleira de madeira suspensa com velas decorativas

Residência Condomínio Village Porto da Lagoa por Mantovani e Rita Arquitetura Moderno
Mantovani e Rita Arquitetura

Residência Condomínio Village Porto da Lagoa

Mantovani e Rita Arquitetura

Quer uma ideia bem original para decorar sua casa com velas? Aqui está. Uma prateleira de madeira foi suspensa em forma de balaço no teto com pé direito duplo, e sobre ela foram dispostas velas em diversos tamanhos, criando uma obra de arte ao harmonizar com a abertura na parede que promove uma iluminação zenital e a vista da copa das árvores, belíssimo resultado.

10. ​Velas decorativas e aromáticas

Decora Lider Vitória - Varanda Gourmet Salas de jantar modernas por Lider Interiores Moderno
Lider Interiores

Decora Lider Vitória – Varanda Gourmet

Lider Interiores

O visual das velas por si só já é um complemento maravilhoso para o ambiente. Mas você também pode escolher velas aromáticas para deixar a atmosfera mais leve e agradável. Apenas tenha o cuidado de escolher um aroma bem suave, que não vá ficar muito forte assim que a vela for acesa, e acabar gerando o efeito contrário.

Outra dica é escolher o aroma de acordo com o que vai acontecer no ambiente, se é um jantar, uma reunião de amigos, algo mais tranquilo ou agitado.

Utilize a beleza e a funcionalidade das velas decorativas em favor do seu bem-estar, acima de tudo.

Qual desses lindos modelos de velas você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!