Casa iluminada e brilhante

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Um projeto arquitetônico é como uma pedra de diamante bruto, encontrada na natureza, que precisa ser moldada e lapidada cuidadosamente para dar forma à joia idealizada pela mente do seu criador, tal como um projeto necessita ser esculpido e lapidado para atingir o aspecto do objeto idealizado pelo seu criador e para atender às necessidades práticas e às exigências dos proprietários.

Homify desembarca hoje em Sopan Baug, na região de Pune, na Ìndia, para apresentar o projeto de uma casa sensacional, projetada pelo estúdio Chaney Arquitetos. O edifício assemelha-se a uma joia, esculpida e lapidada para dar vida a uma residência familiar iluminada e brilhante. A residência tira proveito das generosas aberturas para aproveitar ao máximo o uso da luz natural e das vistas privilegiadas para o seu entorno. O estilo inconfundivelmente moderno da residência é realçado pelas suas linhas retas, pela transparência dos planos de vidro e pelo design do seu mobiliário. O interior da residência é de encher os olhos, com materiais de acabamento de alto padrão, mobiliário aconchegante e pontos de luz para fazer os ambientes brilharem.

Curioso para desvendar todos os encantos e surpresas desta verdadeira joia arquitetônica? Então confira a seguir mais detalhes e imagens da Casa , cujo espaço interior é marcado pela luz natural abundante, pelo requinte dos materiais de acabamento e pelo brilho das luzes que veem de fora e de dentro

​Uma joia arquitetônica

Casas minimalistas por Chaney Architects
Chaney Architects

Private Residence at Sopan Baug, Pune

Chaney Architects

A fachada principal da residência lembra uma vila moderna rodeada de árvores e por jardins. A garagem enterrada, cuja entrada pode ser vista à esquerda, libera a vista para o edifício, favorecendo a sua leitura e contemplação. O edifício parece uma enorme caixa branca, lapida e esculpida. A forma de prisma, as linhas retas, os generosos planos de vidro e a cobertura plana evidenciam o estilo moderno da edificação. Os vazios na fachada, que quebram a simetria do edifício, servem como áreas de estar e revelam a sua monumentalidade, desnudando as colunas imponentes que compõem sua estrutura. Obviamente não faltam as referências locais e culturais. No jardim frontal da residência encontramos por exemplo, além de plantas locais, vasos decorativos, que remetem ao artesanato da região e dá um toque de tradição ao projeto.

​Living room

Salas de estar minimalistas por Chaney Architects
Chaney Architects

Private Residence at Sopan Baug, Pune

Chaney Architects

No interior da residência, além dos diversos e amplos painéis envidraçados e do piso de mármore, destacam-se o mobiliário de design moderno, de cor branca, e o projeto de iluminação, que visa realçar as qualidades estéticas dos materiais de acabamento, como o mármore e o vidro, e crias efeitos visuais atraentes. Na sala de estar, situado sob o mezanino, a iluminação indireta embutida no forro cria a ilusão de o forro flutuar no ar.

Móveis de madeira, de design contemporâneo, como as mesas de centro e de canto, dialogam com as cortinas, de cor bege, e com a paisagem circundante, agregando funcionalidade e charme ao living room.

​Mezanino

Salas de estar minimalistas por Chaney Architects
Chaney Architects

Private Residence at Sopan Baug, Pune

Chaney Architects

Os espaços de convivência são amplos e integrados. Os generosos planos de vidro, além de proporcionarem vistas privilegiadas do entorno da edificação, otimizam o aproveitamento da luz e da ventilação natural. O vidro é um material presente também em elementos como os guarda-corpos da escada e do mezanino, dando unidade e um toque de sofisticação aos ambientes. O living room é caracterizado pela luminosidade abundante e pelo pé-direito duplo, que integra o pavimento térreo e o mezanino.

​Sala de jantar

Salas de jantar minimalistas por Chaney Architects
Chaney Architects

Private Residence at Sopan Baug, Pune

Chaney Architects

A sala de jantar é composta de uma mesa de madeira com tampo de vidro, de cadeiras de madeira com estofado na cor branca, de uma aparador de madeira, com tampo de vidro, e de pendentes de vidro. O piso de mármore dialoga com as superfícies predominantemente neutras e dá um toque de elegância ao ambiente.

O maior destaque é a integração do ambiente com o espaço exterior, através de uma ampla porta-janela, que proporciona aos moradores saborearem suas refeições enquanto apreciam a vista do jardim que circunda a residência. A cortina blackout serve para controlar a luminosidade e dar mais privacidade ao ambiente.

​Quarto de casal

Quartos  por Chaney Architects
Chaney Architects

Private Residence at Sopan Baug, Pune

Chaney Architects

Não tem sentimento pior do que se sentir preso ou espremido em um ambiente pequeno e opressor. Para quem sofre de claustrofobia ou simplesmente prefere espaços amplos, esta suíte é mais do que perfeita. O espaço amplo permitiu a criação de closet também amplo e permite ao morador sentir-se mais livre e mais confortável. O piso de mármore de cor clara, as superfícies predominantemente brancas e as amplas aberturas permite a difusão da luz e uma sensação maior de comodidade e tranquilidade. Diversos elementos em marcenaria, os armários do closet, a cabeceira da cama e móveis de apoio agregam funcionalidade e personalidade ao ambiente. 

Mais informações sobre projetos de quartos, você encontra aqui.

​Jardim

Casas minimalistas por Chaney Architects
Chaney Architects

Private Residence at Sopan Baug, Pune

Chaney Architects

O jardim é outro elemento que faz referência à cultura local, empregando espécies e materiais locais. Os jardins que circundam a residência proporcionam vistas privilegiadas para os moradores e também um contato direto com a natureza. O jardim não serve apenas como espaço contemplativo. É possível caminhar pelo jardim, pelo piso de pedrinhas e tábuas de madeira, e ter uma experiência sensitiva completa de intercâmbio com a natureza.

​Àrea externa

Casas minimalistas por Chaney Architects
Chaney Architects

Private Residence at Sopan Baug, Pune

Chaney Architects

A residência foi projetada para brilhar de dia, através da entrada abundante de luz natural pelas suas aberturas majestosas, e de noite, através do projeto de iluminação, que visa a destacar a silhueta da edificação e seus elementos mais exuberantes, como as colunas imponentes da fachada e o espelho d’água, que realça a beleza e o requinte do jardim. O espelho d´água é composto ainda de chafarizes e de uma pequena cascata, que promovem um verdadeiro espetáculo visual, principalmente à noite. Além disto, o barulho da agitação da água traz uma sensação de paz e tranquilidade para os moradores.   

A água é um elemento que sempre incrementa as qualidades dos espaços abertos, jardins, terraços e áreas de lazer. Se você deseja incrementar as qualidades estéticas do seu jardim, que tal implementar um espelho d’água ou um lago artificial? Para ambas soluções, aqui você encontra as melhores dicas e os melhores projetos.

Você gostaria de ter um espelho d’água no jardim?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!