SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Economia: ilumine sua casa de forma natural!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

A iluminação é um item de enorme importância na decoração da casa, por exemplo, um ambiente bem iluminado faz toda diferença, digo, um espaço cheio de luz natural é saudável e cheio de energia positiva. Um espaço bem iluminado é importantíssimo, assim você não terá necessidade de acender uma lâmpada durante o dia. 

O aproveitamento da luz natural é uma questão tanto decorativa, quanto sustentável. Em tempos em que os recursos naturais estão cada vez mais escassos – conservação dos mesmos se torna mais importante, quanto mais eficiente for o uso da luz do dia, melhor para o planeta e também para o bolso.

É claro que, por várias questões, é quase impossível depender somente da luz natural para iluminar sua casa. É nesse momento em que a iluminação artificial também se torna fundamental. Hoje, dia 25, vamos falar um pouco das vantagens da iluminação natural para sua residência!

Ah, porém para conseguir tais objetivos é necessário que a iluminação seja bem planejada e executada. Não somos expert no assunto, – o profissional especializado é o Lighting Designer. Se você aproveitar melhor a iluminação da sua casa, além de observar outros ambientes iluminados é uma grande oportunidade para levar a ideia para dentro do seu lar.  Agora, confira como iluminar sua casa de forma natural e economizar na sua conta de luz!

Branco como a cor principal

O branco sempre deixará o ambiente iluminado. Observe nesta bonita sala o reflexo da tonalidade. A claridade é causada pela vidro da janela. O conjunto de objetos decorativos não está centralizado em relação à mesa e a luz parece muito intensa, ou seja, ilumina toda a sala. Além disso, todas as janelas abertas ilumina de forma harmoniosa o ambiente. E você pode brincar com cores suaves nos móveis e também nas plantas. 

Grandes janelas

As janelas de vidro aumentam a iluminação do ambiente, além de dar uma ar moderno e sofisticado. Elas ainda contribuem para que o espaços se tornem maiores. Talvez a única desvantagem seja perda de privacidade, mas nem sempre, pois você pode escolher cortinas para fechar quando julgar necessário. Além disso, o simples fato de abrir a janela e a cortina, facilitam a entrada do sol. Construir janelas maiores ou substituir portas de madeiras pelas de vidro são medidas importantes. Se possível, procure o auxílio de um arquiteto ou designer para orientá-lo melhor. Antes de você decidir por qualquer coisa – busque ajuda de um profissional.

Faça contraste de luz com as cores

Salas de estar  por Honeybee Interiors
Honeybee Interiors

Queens Park House

Honeybee Interiors

As cores claras também ajudam, já que a refletem melhor a luz deixando o local mais leve e amplo, claro, além de lindo e aconchegante. Agora, se deseja utilizar cores mais vibrantes como o amarelo e o rosa, opte por aplicá-las em peças decorativos, por exemplo, uma poltrona ou uma mesa de centro, aliás, super diferenciado o décor. Deixe para aplicar qualquer tonalidade mais forte no quarto, pois o cômodo recebe menos a luz do dia. Se você tiver uma sala pequena,  ou qualquer outro ambiente em que o espaço seja limitado, mais um motivo para aproveitar a luz natural.

Parede de vidro

Banheiro  por Baños Online
Baños Online

Mueble de baño modelo Sena

Baños Online

Atualmente tem quem ache antiquado o uso de paredes de vidro e até alguns mitos, como envolvendo a falta de privacidade. Na verdade dependendo do uso, você pode usar da forma correta e criar uma grande galeria de exposição para quem está em outro cômodo. Mas apenas quando o uso é feito de forma correta, talvez com a ajuda de um arquiteto, seu espaço ficará criativo, além de otimizar o espaço e caprichar no visual. Ter um ambiente com divisórias diferenciado – que não seja uma parede, já é um grande ganho de iluminação. 

Use espelhos para refletir a luz

É importante que você não tenha a necessidade de acender uma lâmpada durante o dia, pois, assim como mencionado – o objetivo é você aproveitar o máximo a luz natural, por exemplo, com um grande espelho, tonalidade branca na parede e janelas abertas. Porém, claro, que precisa também tomar alguns cuidados, – a luz do sol, quando incide diretamente nos ambientes, pode causar um superaquecimento, principalmente em países quentes como o Brasil. Por isso o ideal é que a luz natural seja indireta, ou seja, pode ser dosada por persianas, cortinas, ou ainda vidros especiais. O projeto da sala foi criado por Emmilia Cardoso Designer Associados, localizada na cidade maravilhosa – Rio de Janeiro.

Gostou do artigo? Comente.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!