Dê uma nova aparência para madeira existente na sua casa!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Amamos qualquer alteração que podemos fazer em nosso lar. Por exemplo, se a sua casa precisa de alguns reparos ou se você está enjoada daquela parede sem  vida ou do piso antigo de madeira desgastado… Para tudo existe uma solução e um projeto de restauração. Se você está nessa situação e tem receio de colocar um simples prego por medo de danificar a parede, saiba que é possível fazer reforma sem precisar fazer um furo. Além disso, você pode economizar e repaginar, por exemplo, a aparência da madeira existente na sua residência.

Ah, se você tem algum objeto antigo, como antiguidades valiosas devem consultar um profissional, pois o processo de reforma pode tirar o valor da peça, pois caso não seja feito com devida atenção. Ao escolher um item para repaginar, procure por peças que você você fazer sozinho. É importante que você sempre esteja por dentro do que quer alterar, mas, às vezes, um objeto não precisa de muita alteração. A madeira é uma matéria prima versátil, ou seja, você pode fazer o que quiser com ela, aliás, mudar sua aparência, pintar, colar com jornal, afinal você apenas precisa ter disposição e criatividade.

É importante você saber – a madeira por ser um produto natural: exposta ao clima, como sol, chuva, calor, frio, ar seco ou úmido, tende a apresentar alterações em sua aparência como desgaste e escurecimento de sua cor natural. Para proteger móveis, decks, pisos e outras estruturas é necessário aplicar algum tipo de vernizes e impregnantes, assim você terá sempre um item bonito e saudável por longa durabilidade.

Confira como dar uma nova aparência para madeira existente na sua casa!

Piso de madeira

Salas de estar minimalistas por DECLASE

Em alguns imóveis, principalmente aqueles mais antigos, alguns pisos apresentam desgastes, manchas e até mesmo rachaduras. E para fazer uma reforma sem precisar trocar o piso antigo, basta usar um revestimento vinílico lavável, resistente à água e que pode ser limpo com água e detergente sem danificar o material. Existem diversos modelos que podem ser escolhidos para qualquer cômodo da casa, principalmente para sala de estar.  

Agora, se você não deseja passar por o processo de reforma, por exemplo, experimente o uso de tapetes, eles dão um toque a mais para a decoração e deixam cômodos mais aconchegantes. Além disso, você pode esconder aquele pedacinho danificado ou manchado!

Móveis repaginados

Aquele armário antigo que você está morrendo de vontade de jogar no lixo pode ser reformado sem medo, ficar com aparência de novo e ainda incrementar sua decoração. Por exemplo, armários, estantes e prateleiras podem ganhar uma aparência diferente com uma nova pintura. Se você preferir uma reforma mais básica, troque os puxadores de gavetas e portas de armários por outras mais divertidas e coloridas, mas lembre-se de guardar os antigos para quando precisar colocá-los novamente, mas caso o seu imóvel seja alugado!

Mesa de madeira

Você fez um passeio e achou no meio do caminho toco de madeira, e… Com uma mente criativa criou uma linda mesa de centro. Afinal, sabe aquela peça que já está com uma aparência velha e você está pensa em se desfazer? Calma, com uma boa reforma ela pode ganhar uma nova roupagem e um destaque especial na na sua sala de estar.

Em alguns casos, é mais interessante reformar móveis antigos, criar você mesmo do que comprar outros novos, ou simplesmente garimpar e transformar elementos em peças únicas e charmosas. 

Escadas de madeira

​PROJETO ARQUITETÔNICO FACHADA E INTERIOR DA RESIDÊNCIA PRUNER  (Fotos: Lio Simas): Corredores e halls de entrada  por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

​PROJETO ARQUITETÔNICO FACHADA E INTERIOR DA RESIDÊNCIA PRUNER (Fotos: Lio Simas)

ArchDesign STUDIO

Com o passar do tempo há um desgaste natural em escadas de madeira, porém este desgaste não se aplica a toda a peça – a madeira como um todo, mas sim a suas camadas mais superficiais, em especial ao verniz e às camadas de cera, portanto mesmo que a escada de madeira esteja com aspecto muito envelhecido será possível a restauração. 

Já para quem deseja um acabamento pode aplicar o verniz misturado com pigmento preto, o resultado é fantástico e a sua escada ficará linda e novinha. 

Portas de madeira

Dar uma nova roupagem às portas não precisa ser muito complicado, basta seguir alguns passos simples para chegar a um acabamento perfeito. Nas portas de madeira escura, como a andiroba, é costumeiro usar óleo de peroba, pois hidrata e proporciona brilho e proteção. O projeto da foto foi desenvolvido por Fernando Menezes Arquitetura, localizado no Rio de Janeiro. 

Ah, porém no caso da madeira clara, como o ipê, não é recomendado o óleo de peroba, pois pode manchá-la definitivamente. O ideal é usar cera incolor pastosa com silicone, fazendo teste em uma pequena área antes de continuar. Com pequenos toques sempre é possível dar uma nova aparência para  madeira. 

E aí?! Gostou do artigo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!