Inteirior:   por Vereda Arquitetos

Projeto moderno e funcional para bar em São Paulo

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Loading admin actions …

Os critérios a serem analisados antes de colocar em prática um projeto comercial são tão importantes quanto os de um projeto residencial, e talvez até mais burocráticos devido às exigências para espaços comerciais.

Então, se você está planejando realizar um projeto com essa finalidade, confira o que o escritório Vereda Arquitetos, de São Paulo, precisou levar em consideração antes de iniciar o projeto do Kraut Bar.

Análise das necessidades

Fachada:   por Vereda Arquitetos

A primeira importante observação feita pelos profissionais do escritório foi de que o bairro de Santa Cecilia, em São Paulo, onde está localizado o Kraut Bar, é caracterizado por uma intensa sociabilidade em suas ruas, que são utilizadas como lugar do encontro, de comércio e das festas. Esse é o primeiro ponto de análise, que faz parte da etapa de reconhecimento do local da obra e das suas necessidades, e não acaba por aí.

Outro fator relevante é que as construções que se estabeleceram recentemente no local dividem o espaço com sobrados antigos, pequenas lojas e serviços mais tradicionais. Por conta disso, a premissa do escritório Vereda Arquitetos ao projetar o Kraut Bar, foi não apenas a de preservar essas relações, mas também de potencializar o contato com a rua, na intenção de que o projeto realizado pudesse contribuir para que essa rede de espaços se mantivesse ativa.

Solicitações e objetivos

Inteirior:   por Vereda Arquitetos

O objetivo solicitado para o projeto foi o de organizar um bar com poucos recursos, pensado para funcionar tanto durante o dia quanto à noite, concentrando tudo em um único salão retangular de 15 m² de extensão. Esse espaço conta com apenas a abertura frontal, voltada para uma área externa que se conecta diretamente com a rua.

Dentro dessas condições, a proposta do escritório foi de definir o espaço do bar com o mínimo possível de elementos, garantindo o máximo de acessibilidade, tanto para a circulação dos funcionários, quanto dos clientes. Então, os pontos chave foram o balcão, a pintura das paredes e a iluminação.

Particularmente no caso do balcão, ele foi planejado como uma única peça com o objetivo de organizar o espaço do salão como um todo. Isso porque, ao mesmo tempo em que concentra as funções de trabalho e do serviço de bar, o balcão é também compartilhado pelo público.

Nesse caso, o seu desenho mais livre se contrapõe ao volume regular do salão, ao mesmo tempo em que cria possibilidades diversas, permitindo a utilização coletiva dos clientes.

Soluções de iluminação e pintura

Interior:   por Vereda Arquitetos

O projeto de iluminação, que é absolutamente essencial para criar uma atmosfera intimista e confortável, foi planejado como um elemento essencialmente gráfico, que ocupasse o pé direito alto e mantivesse uma unidade. Pra tanto, foi utilizado um conjunto de luminárias que pudesse ser lido como uma peça só, composto de elementos mínimos – fios e lâmpadas – que desenhassem no vazio. O resultado foi de uma verdadeira obra de arte no teto do bar, servido não apenas para iluminar, mas também para decorar.

Por fim, a pintura escolhida foi bem simples, de forma a cumprir com um papel essencial da compreensão do espaço. Ela teve a função de definir as duas áreas distintas no salão. Na metade de baixo, feita em cinza, a cor organiza os volumes, aberturas e alturas. Na metade de cima, em branco, é definido o espaço aéreo onde a iluminação é protagonista.

Vale ainda o destaque para o mobiliário escolhido, composto pelas mesas, banquinhos e mesinhas, que foi desenhado de modo a permitir diferentes arranjos e organizações, além de proporcionar ambientes de caráter mais intimista do que o balcão, adaptando-se às necessidades e gostos de cada cliente que entrasse no local.

Todas essas descrições são importantes para que você perceba o quanto é essencial observar cada detalhe que envolve um projeto. Quando você entra em um bar ou restaurante e sente-se completamente à vontade com o ambiente, certamente significa que ele foi estrategicamente planejado para que você se sentisse assim.

Então, se procura por um escritório de arquitetura de decoração de interiores que tenha intimidade com todos esses pré-requisitos de espaços comerciais, já sabe que o Vereda Arquitetos tem experiência no assunto para lhe ajudar. Você pode conhecer mais trabalhos da empresa e entrar em contato através do perfil profissional aqui na homify.

O que você achou das soluções propostas para esse projeto?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!