Casa moderna deslumbrante

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

O estilo Bauhaus ajudou a moldar o pensamento moderno e influenciou decisivamente a produção arquitetônica do século XX e ainda hoje continua influenciando a produção arquitetônica atual. Um dos principais princípios difundidos pela Bauhaus era o funcionalismo. A forma deveria seguir a função. O bom design era o que lançava mão de formas puras, simples e que focavam no desempenho funcional do objeto construído, fosse uma cadeira ou uma residência familiar. Mais tarde o pós-modernismo colocou em dúvida este funcionalismo, acusando os arquitetos modernos de preciosismos formais e estéticos, em detrimento da sua funcionalidade. Mas de fato o estilo Bauhaus parecia bastante avançado para o seu tempo. Hoje, devido à difusão da indústria e da tecnologia, o estilo Bauhaus parece ter alcançado o seu sincronismo com o tempo. Casas modernas, diga-se, com linhas retas, formas puras, telhados planos, amplos planos envidraçados e sem ornamentos são cada vez mais comuns e difundidos na arquitetura contemporânea.

Homify apresenta hoje a Casa H, uma lindíssima residência moderna, localizada na Alemanha e projetada pelo estúdio Zhac. A residência familiar é caracterizada pelo estilo moderno e pelo projeto de interiores minimalista, que prioriza a depuração estética e as qualidades materiais dos materiais de acabamentos, realçados pela luz natural abundante.

Curioso para desvendar todos os encantos e atrações desta casa contemporânea deslumbrante? Então confira a seguir mais detalhes e imagens da Casa H, que contrasta com as construções vizinhas mas em seu interior exibe todo o requinte, conforto e praticidade que seus traços modernos evocam.

Fachada frontal

A Casa H é na verdade a expressão de um estilo de vida, moderno, despojado, jovial e prático. Todos estes elementos estão expressos na silhueta do edifício. O projeto é uma clara referência aos princípios de funcionalismo difundidos pela Bauhaus. A fachada principal é caracterizada pela forma pura, pelo telhado plano e pelas generosas aberturas, como a janela sobre a porta da entrada principal, elegante e imponente.

Curiosamente, diferente do que estamos acostumados a ver, a garagem não está situada na frente da casa. O portão metálico é que indica o caminho até a garagem.   

Garagem situada nos fundos

Na parte posterior do terreno está guardado um dos tesouros do proprietário, o seu carro esportivo. A garagem para dois automóveis localizada na parte posterior do terreno visa a realçar o protagonismo do edifício como objeto construído, com seus traços modernos e forma pura. A garagem todavia segue o mesmo princípio estético do edifício principal, linhas retas, forma pura e leveza. Esta ressaltada pelos esbeltos pilares em forma de V que sustentam a cobertura. 

Como podemos notar, o edifício moderno contrasta fortemente com as construções vizinhas de estilo tradicional.

Fachada posterior

Se as aberturas da fachada frontal foram concebidas de modo a proteger a privacidade dos moradores, as demais fachadas exploram com mais intensidade as aberturas e o contato visual com o espaço exterior. A suíte máster, por exemplo, situada no pavimento superior, abre-se inteiramente para o espaço exterior através de generosos painéis envidraçados, que descortinam a vista para o exterior e trazem a luz natural para o interior do ambiente, sem prejuízo da intimidade dos moradores.

Living room

O interior da residência é caracterizado pela presença abundante da luz natural e pelo requinte e estilo minimalista do design de interiores. O design mobiliário dialoga com a arquitetura de linhas retas e sem ornamentos. De modo geral, o estilo minimalista busca através do mínimo de meios, materiais, móveis, objetos, cores e texturas, expressar o máximo de significados. Este estilo busca destacar principalmente as qualidades materiais e estéticas dos materiais de acabamentos. Neste projeto, fez-se uso de pedras, madeira e piso de concreto, cuja combinação cria uma atmosfera simples e sofisticada ao mesmo tempo.

Na sala de estar, o sofá de couro em forma de L, a lareira revestida de pedras, o aparador e a mesa de centro laqueados em branco realçam o estilo sofisticado e minimalista da decoração.

Sala de jantar

Em um ambiente de estilo minimalista jamais podem faltar a presença abundante da luz natural e o enquadramento das vistas para o espaço exterior, numa espécie de renúncia ao que está dentro e aos excessos e itens supérfluos.

A sala de jantar é ladeada pela lareira, revestida de pedras, e pelo painel de madeira, com um nicho embutido, e é composta apenas de uma mesa de jantar de estrutura de aço e cadeiras de estrutura metálica, que realçam a elegância e a sofisticação do ambiente. A neutralidade de cores e ausência de ornamentos conduzem os olhos dos moradores para a paisagem emoldurada pela abertura de vidro generosa, do chão ao teto.

Cozinha

A cozinha é caracterizada pela brancura imaculada das paredes e dos armários planejados com acabamento em laca, que realçam a elegância e o estilo minimalista da decoração. Além dos armários embutidos na parede, a cozinha conta com uma bancada em forma de ilha, que agrega funcionalidade e estilo à cozinha. A neutralidade estética, reforçada pelo piso de concreto, serve para realçar a vista para o espaço exterior, emoldurada por um amplo painel de vidro, pelo qual a luz natural invade o ambiente.

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

Banho do casal

Não temos imagens da suíte do casal, mas vimos que o dormitório abre-se inteiramente para o espaço exterior. O banho do casal também abre-se inteiramente para a parte posterior do terreno, por meio de amplos painéis de vidro, que otimizam o aproveitamento da luz natural e das vistas para o exterior. O banho do casal faz uso de materiais de acabamento de qualidade e de tons escuros, que conferem uma atmosfera sóbria e refinada. O destaque é a banheira de estilo free standing, que agrega conforto e requinte ao ambiente.

Área externa de lazer

Em uma casa Alemanha o jardim é um elemento indispensável do programa de necessidades. Portanto, o projeto criou na parte posterior do terreno um amplo terraço, integrado aos espaços sociais, que permite aos moradores desfrutar dos dias de sol e contemplar a vista para o jardim.

Se você aprecia casas de estilo moderno, leia também este artigo.

Para você o jardim também é um ambiente indispensável em uma casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!