6 ideias jardins fáceis e decorativos para sua casa!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

A falta de tempo muitas vezes é a inimiga dos planos.  Para quem tem uma rotina sempre apertada em tarefas, o desejo de realizar projetos que trazem boas ideias para o lar, muitas vezes esbarra nas linhas apertadas de nossos compromissos, onde parece inviável a soma de atividades que demandam um pouco mais de nossa atenção.

Uma das vontades mais comuns para a decoração é a composição de um pequeno jardim nos espaços do lar. A presença de plantas é algo que contribui muito para que a casa fique melhor ambientada e trazem benefícios diretos a nossa saúde, como, por exemplo, um ar melhor filtrado no ambiente, temperatura mais agradável e muito mais vida à decoração. Além disto, a opção pelo cultivo de plantas é excelente para quem precisa em algum momento desafogar o estresse acumulado. Os cuidados rotineiros deixam as plantas mais bonitas e fortes e, ver isto acontecer por causa de nossa atenção, pode tornar a atividade ainda mais prazerosa e terapêutica.

Embora o cultivo de plantas ofereça tantas vantagens à rotina, sempre esbarramos na impossibilidade de dar a elas as atenções necessárias. A ideia de que é preciso demandar certo tempo neste cultivo, faz com que alguma resistência seja criada para a escolha deste tipo de decoração no lar. No entanto, é preciso lembrar que o universo das plantas oferece uma ampla diversidade para o cultivo doméstico. E muitos destes cultivos não demandam tanta atenção quanto imaginamos.

Para demonstrar isto e ajudar a você, que tem pouco tempo, a escolher a melhor espécie de plantas para o cultivo no lar, trouxemos 6 sugestões decorativas facilmente adaptáveis e demandam pouca atenção diária. São ideias que poderão levar, enfim, ao seu lar, a presença das plantas para que o ambiente de sua casa fique ainda melhor. Por isso, venha junto conosco, confira as sugestões e faça a escolha que melhor couber em seu lar. Temos certeza de que, após o primeiro contato, você logo ficará apaixonado pela ideia de ter as pequenas amigas verdes na decoração. Venha conosco e aproveite!

Suculentas

Apartamento para um jovem casal em tons de cinza: Sala de estar  por Helô Marques Associados
Helô Marques Associados

Apartamento para um jovem casal em tons de cinza

Helô Marques Associados

Cada vez mais populares, as suculentas oferecem beleza, diversidade e cultivo fácil para a decoração. O custo da aquisição é baixo e estas pequenas plantinhas podem ser facilmente encontradas em muitos supermercados. As opções para a decoração com esta espécie são amplas e vão desde a montagem de terrários a até mesmo a plantas com materiais imantados que podem ser utilizadas para decorar geladeiras e outros espaços. O cultivo desta espécie é fácil, bastando regá-la apenas uma vez por semana durante o verão e uma vez por mês durante o inverno. Logo, a sua falta de tempo não será problema para a opção de decorar o lar com estas plantinhas.

Um bom exemplo é este lindo jardim com suculentas projetado pela arquiteta Helô Marques, de São Paulo (SP), que optou pela distribuição equilibrada de pequenos vasos com estas pequenas para incrementar perfeitamente o espaço. 

Horta

Quem já teve a experiência de cultivar horta em casa, sabe o quanto é gratificante sentir nas receitas o aroma de algo que foi cultivado com carinho. A opção pelo cultivo de temperos é excelente, já que as opções são as mais variadas possíveis e você poderá fazer o cultivo por meio da escolha de sementes encontradas em supermercados ou, ainda, com pequenos talos que sobraram no preparo de refeições. Esta opção, além de deixar o preparo das refeições mais prazeroso, pode ser também mais saudável, já que os temperos cultivados por você estarão livres da presença dos agrotóxicos utilizados em plantações em grande escala.

Na imagem, está perfeita a composição do pequeno jardim projetado pela MC3 Arquitetura, Paisagismo e Interiores, de Santo André (SP). Com a presença de uma pequena horta e suculentas, a mesa colonial ficou perfeita para compor o pequeno e saudável jardim.

Cactos

Assim como as suculentas, os cactos oferecem facilidade para o cultivo. A utilização desta espécie para a decoração oferece uma beleza particular. Os cactos podem ser encontrados em uma ampla variedade de espécies e têm um custo relativamente baixo. O cultivo desta espécie é também uma ótima alternativa para quem sofre com a escassez de tempo livre, já que, o principal cuidado é feito com a rega, que deve ser realizada apenas uma vez por semana em períodos muito secos ou, ainda uma vez por mês durante o período de inverno. Diversificar as espécies nos ambientes internos e externos pode ser uma solução elegante e perfeita para quem procura um efeito interessante com a utilização de plantas. 

Decoração com pedriscos

Depois de escolhida a espécie de planta que ficará no seu jardim, uma opção muito interessante para embelezar o espaço é a adição de pedriscos na cor branca. Baratos e fáceis de serem encontrados, a utilização desta opção decorativa oferece uma aparência mais limpa ao local onde estão as plantas, além de ser uma excelente opção para ver possíveis sujeiras, como folhas secas, ao redor do espaço. 

Na imagem, o projeto da MC3 Arquitetura, Paisagismo e Interiores, de Santo André (SP), foi composto com a presença de pequenos arbustos facilmente cultivados e que requerem apenas a poda regular para que as plantas fiquem em um formato interessante. Para marcar o espaço e oferecer um ótimo contraste, a escolha pela cobertura com pedriscos foi perfeita para embelezar o ambiente. 

Decoração com fonte d'água

Se você procura algo mais do que um simples jardim interno com plantas de fácil cultivo, uma solução interessante pode ser a composição com uma fonte de água junto a uma espécie de fácil cultivo e que goste bastante de água, como bambus, pau d'água ou pequenas hortaliças. O som da água fluindo na fonte e a presença das pequenas plantas darão um resultado extremamente agradável para a ambientação do seu lar, e o cuidado deve ser apenas rotineiro com o uso de larvicidas para impedir a proliferação da dengue. 

Na imagem, um projeto delicioso do escritório Simone Flores Arquitetos & Associados, de Ilhéus (BA), que fez do pequeno canto com a fonte, uma encantadora forma de decorar o ambiente.

Gramado de crescimento lento

Para quem mora em uma casa com amplo quintal, a opção por um gramado é excelente. Para isto, você poderá optar espécie de crescimento lento, como a Zoysia, que se adapta facilmente a qualquer terreno e demanda pouquíssima manutenção. Na imagem, podemos notar o quão agradável o quintal ficou com a presença da grama e as pequenas bananeiras enfileiradas próximas à parede. O clima acolhedor e agradável é perfeito neste projeto da Biloba Arquitetura e Paisagismo, de Dourados (MS). 

Qual destas ideias ficaria perfeita em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!