Casa Vila Alpina 02: Adegas modernas por Márcia Carvalhaes Arquitetura LTDA.

7 projetos de Adega de Madeira para conservar vinhos e decorar

Daniel Weigmann – homify Daniel Weigmann – homify
Loading admin actions …

Qualquer pessoa que saboreie um bom vinho provavelmente ja admirou a adega de vinho de alguém ou sonhou em ter uma em sua própria casa. Embora seja mais fácil experimentar um bom vinho fora de casa, ainda assim é divertido pensar em como seria a adega que gostaríamos de ter.

Quando você decide que é hora de adicionar uma adega para sua casa, você precisa começar fazendo um projeto e colocar nele o que você espera dessa adega. Se será uma adega pequena ou grande, ou então se será uma adega de parede e qual material você gostaria que fosse usado. Se você vai construir sozinho ou contratar um bom profissional para o serviço. Seu tempo e orçamento precisarão ser estabelecidos muito antes de você começar a planejar os últimos retoques para ter certeza que o projeto vai caber no seu bolso.

Se você pretende construir um adega em sua casa, confira essas 7 ideias de adega de madeira que certamente despertarão sua criatividade. Veja alguns modelos de adegas que o surpreenderão e inspirarão enquanto continua preenchendo a prateleira de vinho em sua casa.

Lembre-se de falar com um bom profissional para que ele o auxilie no seu projeto e inspire-se.

1. Adega de Parede no Meio da Sala

Independentemente de você ser um colecionador, conhecedor ou apenas um apreciador de vinho, ter uma adega é um passo considerável de design em sua casa. Agrega valor ao preço de revenda, além de ter um lugar para armazenar e aproveitar seu vinho. O design de uma adega pode ser elegante e inspiradora, como esse que vimos na imagem acima.

Com uma adega, você pode deixar sua imaginação correr solta. Você pode criar seu próprio mundinho no porão, ou torná-lo uma parte do resto da sua casa, como este projeto, a decoração corresponde com o resto da casa.

2. Modelo de Adega Rústica em Madeira

Adega Climatizada: Adegas clássicas por Mittel Comercial
Mittel Comercial

Adega Climatizada

Mittel Comercial

O uso de detalhes nas adegas de vinho oferece uma aparência estética agradável aos olhos. Colunas e prateleiras feitas em madeira trazem uma atmosfera de adega mais rústica. A iluminação e a temperatura de uma adega também são temas consideráveis quando o assunto é vinho.

Neste projeto podemos ver uma adega simples de madeira, que cria um ambiente onde você pode armazenar seu vinho. Sua adega deve ser uma extensão da sua personalidade. O que você escolhe é o certo para agradar os seus sentidos, enquanto o vinho comanda a atenção do seu paladar.

Algumas adegas estão lá apenas para guardar as garrafas de vinho até que sejam necessárias. Esse é o objetivo desse projeto.

3. Adega de Vinho sob a Escada

Antes de começar a construir sua adega, você deve primeiro decidir como vai usá-la e o espaço disponível para esse projeto. Se você quer apenas um lugar bonito para armazenar seu vinho, ou então seu orçamento pode acabar com algo mais rebuscado.

Dependendo do tamanho disponível, a adega pode ser projetada em qualquer parte de um cômodo. Nesses casos, podemos ver que a adega foi feita embaixo de uma escadaria dando ao ambiente uma decoração inesperada e inovadora. Agora se sua coleção de vinhos for grande, você terá que considerar um complemento ou uma adição para liberar espaço.

4. Decorando o Ambiente com uma Adega

Adega, Tapete Pele, Aparador Espelho, Banquetas: Adega  por Sgabello Interiores
Sgabello Interiores

Adega, Tapete Pele, Aparador Espelho, Banquetas

Sgabello Interiores

Ao considerar a adição de uma adega em sua casa, há vários fatores a serem considerados. Tudo, desde o óbvio, como prateleiras de vinho e opções de armazenamento para áreas de degustação, mesas e até mesmo o piso.  Por isso aconselhamos a ajuda de um profissional, ela saberá responder a suas dúvidas falando tudo que você precisa saber para ajudar a planejar sua adega perfeita.

Neste espaço podemos ver um ambiente divertido e bem decorado. A adega de madeira para vinhos na parede parece brincar com a decoração se transformando em uma verdadeira obra de arte. Belíssimo projeto!

5. Adega Simples de Madeira

Uma adega de vinho não é mais o que costumava ser, porque ninguém mais mantém seu vinho em um porão. Os proprietários de imóveis de hoje preferem exibir suas coleções de vinhos de maneira requintada e de bom gosto em adegas com prateleiras de madeira ou armazenamento em paredes de forma elegante. E como as tecnologias modernas permitem o armazenamento adequado de vinho em praticamente qualquer lugar da casa, o design e as condições não entram em foco

Esta adega moderna é absolutamente deslumbrante e, por ser uma adega, recebe muita luz. Embora as paredes possam fazer a sala parecer fria ou pouco convidativa, a madeira da adega, os móveis e a iluminação ajudam a deixá-la mais aconchegante. Não nos esqueçamos de admirar o pequeno recanto com o propósito de abrir e servir vinho aos convidados. É fácil para os olhos, mas também funcional, com a quantidade ideal de lugares e um pouco de espaço para se movimentar pela sala na companhia de bons amigos.

6. Adega Rústica de Vinhos Climatizada

Se você está usando apenas a adega como um depósito, você precisa garantir que haja espaço suficiente para manobrar as garrafas sem ter que se preocupar em derruba-las. Você também deve considerar uma escada para prateleiras mais altas e um acesso mais fácil. Como acontece com qualquer adição à sua casa, os custos são deixados para o seu orçamento. Quanto mais você decorar e embelezar, mais vai custar. Uma adega não precisa muito, a menos que você planeje gastar muito tempo nela. O revestimento, por exemplo, pode ser praticamente qualquer material que você desejar. Isso permite que você mantenha seu orçamento em mente ao decidir sobre os recursos. 

Um mal-entendido comum é que as adegas são instalações elaboradas de armazenamento de garrafas escondidas no subsolo. Você pode colocar sua adega abaixo de sua casa, transformando um espaço não utilizado do porão em uma adega fabulosa. No entanto, você também pode utilizar armários de vinho em uma grande área ao lado da cozinha, que é o caso desse projeto. Ficou maravilhoso!

7. Modelo de Adega Elegante e Sofisticado

Adega Ambiente com Acesso ao Interior : Adegas clássicas por Edr Cristal - Adegas Climatizadas
Edr Cristal – Adegas Climatizadas

Adega Ambiente com Acesso ao Interior

Edr Cristal - Adegas Climatizadas

Dependendo da localização da sua adega, você terá coisas extras para levar em consideração. Se você estiver projetando sua adega em um ambiente muito úmido, precisará garantir que essa umidade não fique muito alta, caso contrário danificará o seu vinho. Coleções valiosas de vinho já foram reduzidas a nada por falta de cuidados que precisam ser seguidos. Fique de olho, quando os rótulos descascarem ou as rolhas se expandirem, a validade do vinho cairá. Você também precisa decidir se é um bebedor de vinho, um colecionador de vinhos ou uma combinação dos dois. Se você é um bebedor, então você tem menos com o que se preocupar. Em uma adega padrão em intervalos de temperatura normal, o vinho permanecerá por uma boa década. Tempo suficiente para você abrir e consumir o vinho. Por outro lado, se você é um colecionador, você precisa ter certeza de que sua adega vai resistir ao teste do tempo. Temperatura e umidade devem ser o foco principal. Usar portas de vedação sólidas para evitar mudanças de temperatura Indesejadas é vital. Você pode gastar um pouco mais do que o previsto, mas valerá a pena a longo prazo.

Se além de ter uma adega, você pretende ter também uma bar dentro de sua casa, confira as 10 dicas geniais para montar um bar na sala.

Gostou das adegas de madeira? Comente aqui.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!