Verdades e mitos sobre a decoração em branco

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Não há tom que combine tão bem com qualquer outra cor, como o branco. Fácil de ser aplicado em qualquer ambiente, a decoração com o toque branco é, muitas vezes, a salvação na composição de ambiente pequenos, desde a sala de estar ao banheiro.. Afinal, em um momento de dúvidas quanto as possibilidades de decoração, é muito fácil recorrer ao tom branco para compor o espaço. Sua neutralidade favorece qualquer composição e pode ser aproveitada por meio de peças básicas, como objetos decorativos ou, ainda, através de tecidos e tintas. Um ambiente com a utilização da cor branca favorece a iluminação natural e remete ao conforto, limpeza e perfeitamente acolhedor.

Embora a utilização da cor branca ofereça tantas vantagens, existem alguns rótulos direcionados ao uso desta decoração que podem ser considerados verdadeiros mitos. Associar este tipo de decoração a certos cenários, em ideias muitas vezes repassadas de geração em geração – sem que saiba-se ao certo os motivos – pode trazer dificuldades desnecessárias para que a decoração do ambiente seja definida. 

Para ajudar a derrubar alguns destas antigas ideias que envolvem a cor branca para incrementar o lar, trouxemos respostas que poderão esclarecer um pouco mais sobre as ótimas possibilidades que as composições com esta cor podem trazer. São soluções que dissolvem dúvidas populares que, em um momento ou outro, acabam por ser ditas quando o assunto é a escolha da cor mais clara para compor o ambiente doméstico. Por isso, convidamos você a se juntar mais uma vez conosco para que possa observar este ótimo conjunto de dicas que darão uma verdadeira clareza para soluções em sua decoração, e assim, deixar velhos mitos para trás.

Venha conosco e inspire-se! 

1. Ambientes brancos sujam fácil

Mito. 

A grande qualidade da cor branca na decoração, quando pensamos no processo de limpeza, é justamente detectar mais facilmente os locais sujos. Talvez isto repasse a impressão de um ambiente sempre trabalhoso para ser limpo, no entanto, na maioria das vezes, basta a utilização de um pequeno pano ou bucha com água e detergente para limpar superfícies lisas. Tudo depende, é claro, do tipo de material utilizado no ambiente. Com a facilidade de detectar os locais sujos e pequenas rotinas de limpeza, a sensação de um ambiente branco parecer estar sempre limpo, contribui de forma perfeita para a decoração.

Na imagem, o lindíssimo projeto da dupla de arquitetos e designer, Débora Belli & Felipe Yuri, de Sorocaba (SP), traz uma amplitude perfeitamente trabalhada com a cor branca. A sensação de limpeza do ambiente é perfeitamente valorizada pela presença da luz natural.

2. Excesso de decoração branca agride os olhos

Mito.

A não ser que você fique algum tempo olhando por um longo tempo para uma lâmpada com iluminação branca, não há forma de prejudicar os seus olhos quanto a presença de elementos brancos em meio a decoração. Pelo contrário, a escolha de móveis brancos até favorecem a amplitude do espaço e o conforto físico. 

Um bom exemplo de espaço ampliado com a utilização da cor branca no teto e nas paredes, é este belo projeto do escritório Romero Duarte & Arquitetos, de Recife (PE), que favorecem ainda o conforto visual na presença do sofá macio e de cor neutra. 

3. Dão visual de hospital

NRT | Dormitório Casal: Quartos  por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

NRT | Dormitório Casal

Kali Arquitetura

Mito.

De forma alguma isto pode ser afirmado. Ainda que gerações antigas pensem desta forma, o cenário de um lar decorado com predominância branca parecerá um hospital apenas com presença de mobiliário hospitalar, o que não é tão comum nos lares. Ainda assim, caso você sinta incômodo com a decoração predominantemente branca, opte por cores secundárias para o complemento do ambiente. Neste caso, a opção por cores mais vibrantes poderão deixar o ambiente mais vivo, enquanto que, a escolha de detalhes neutros, poderá deixar a decoração mais aconchegante.

Neste projeto da Kali Arquitetura, de Porto Alegre (RS), o ótimo quarto decorado com pelas brancas recebeu como cor secundária um tom neutro, que ficou ótimo para remeter a um ambiente confortável. 

4. Parecem mais amplos

Verdade.

Se o seu problema está na dúvida sobre como decorar um ambiente pequeno ou integrado, a opção pela cor branca poderá ajudar e muito a resolver suas dúvidas. A presença deste tome favorece a iluminação natural ou artificial e, desta forma, o ambiente parece ganhar em profundidade. Esta solução pode ser perfeitamente adotada em qualquer ambiente, da sala de estar ao banheiro.

Na imagem, podemos conferir o projeto do Escritório de Design Edwiges Cavalieri, de Belo Horizonte (MG), que favoreceu perfeitamente a profundidade do ambiente integrado e decorado perfeitamente com a presença de tons claros valorizados pela presença das luminárias embutidas no teto em gesso.

5. Bons apenas para o estilo moderno

Mito.

A decoração com predominância da cor branca realmente traz uma combinação perfeita para elementos que remetam a composição moderna. Mas definir apenas este estilo como perfeito utilizado com o branco, é ignorar toda a versatilidade deste tom. 

Um exemplo perfeito, é este projeto com toque industrial e presença de elementos rústicos. O teto trabalhado em placas de cimento queimado com pequenas luminárias, oferece um visual mais escuro que foi contrabalanceado perfeitamente com a presença dos móveis brancos na decoração da cozinha. O toque de madeira no piso e na mesa, contribuem para que a elegância do espaço.  

6. Dispensa a consultoria de um profissional

Mito.

Embora a composição com a presença do branco pareça tarefa fácil, este tipo de decoração pede cuidados específicos quanto ao estilo decorativo, a presença de elementos secundários e a iluminação que deve ser muito bem equilibrada para que o local não pareça excessivamente iluminado.

Na imagem, o ótimo projeto do escritório Tweedi+Pasquale, de Porto Alegre (RS), foi perfeitamente valorizado pela presença da luz natural, algo perfeitamente trabalhado pelas mãos das profissionais.

7. É perfeito para o estilo minimalista

Verdade. 

A utilização do branco é ótima para o estilo minimalista. Neste estilo de decoração, a presença abrangente da cor branca em todo o espaço, possibilita a valorização de pequenos elementos que contrastam no ambiente. O uso decorativo da iluminação também é perfeitamente utilizado neste estilo. Caso você tenha um ambiente pequeno no lar, recorrer a ideias minimalistas podem ser a saída perfeita para deixar a sua decoração impecável, como neste belo projeto do Studio Boscardin Corsi Arquitetura, de Curitiba (PR). 

Qual destes ambientes é o mais lindo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!