Incrível casa pré-fabricada de madeira

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Morar sozinho tem se tornado cada vez mais uma alternativa viável e comum, com a qual todo jovem recém formado sonha. Apesar das inevitáveis desvantagens, como a saudade da família, a melhor coisa de morar sozinho é desfrutar de total liberdade e autonomia para decidir cada detalhe da casa do seu jeito, desde a cor das paredes ao estilo do mobiliário. Mas para que esta experiência seja proveitosa e agradável, é preciso que a casa seja de baixo custo e de fácil manutenção, caso contrário esta conquista pessoal pode se tornar uma experiência mal sucedida financeiramente.

Para a sorte de quem deseja dar este salto e buscar sua independência, a solução criada pelo estúdio Mood Builders, uma casa modular simples e de custo reduzido, parece se encaixar perfeitamente. Homify apresenta o projeto incrível de uma casa pré-fabricada e compacta, denominada Heijmans One, construída para o público jovem, entre 25 e 35 anos, que está em seu primeiro emprego mas busca desde já sua independência. O conceito do projeto é instalar as construções modulares onde há espaços livres na cidade. A casa estará disponível para alugar ao custo mensal de € 700, preço comparável a um pequeno apartamento em cidades como Amsterdam ou Roterdã, considerando que o escritório criador do projeto é holandês.

Curioso para desvendar os encantos e explorar todos os ângulos desta casa modular de conceito inovador e design super atraente? Então confira a seguir mais detalhes e imagens desta casa espetacular, que pode ser transportada para qualquer lugar e oferece o mesmo conforto de um pequeno apartamento, ideal para jovens solteiros ou casais sem filhos que buscam uma moradia alternativa

Fachada principal

A casa é toda feita na fábrica e pode ser transportada em duas partes por caminhões até o local de instalação, onde é montada em apenas um dia. A casa está em fase de testes, mas o objetivo é lançar as 30 primeiras unidades no mercado ainda no início deste ano.

O principal conceito do projeto é o atendimento de duas demandas. A primeira é a escassez de casas de aluguel temporário e a segunda é a visão sombria dos vazios urbanos. O objetivo é ocupar as temporariamente as áreas livres e vazias com estas estruturas móveis e oferecer aos jovens liberais uma opção de moradia entre a habitação social e o mercado imobiliário tradicional. Os jovens que estão em seu primeiro emprego ainda não ganham o suficiente para financiar um imóvel e isto nem sempre é desejável. Mas é nestas áreas atraentes em que eles querem permanecer e se desenvolver. Por isto o projeto apresenta-se como um alternativa viável de viver com cerca de € 800, em um lugar onde eles podem expressar sua individualidade.

Pé-direito duplo

A Heijmans One é constituída de estrutura metálica e vedada com painéis de madeira. O protótipo possui dois pavimentos e mede 9,2 x 3,5 metros e possui altura de 5,9 metros. O programa de necessidades inclui ima cozinha, banheiro, sala de estar, situados no pavimento térreo, e um dormitório, situado no mezanino. A casa inclui também um pequeno pátio ao ar livre.

No seu interior chama bastante atenção o pé-direito duplo do living room que se integra ao mezanino. Amplas janelas permitem a abertura do living room para o espaço externo e o melhor aproveitamento da luz e da ventilação natural. O telhado de duas águas faz referência a um elemento tradicional da arquitetura residencial e abriga painéis solares, que fazem desta construção modular uma casa auto-suficiente em energia, o que contribui para o seu custo reduzido de manutenção.

Living room

O interior da residência lembra bastante o interior dos apartamentos da Unité d'habitation, projetado por Le Corbusier. É como se os apartamentos tivesses sido desmembrados da Unité d'habitation e tornado estruturas autônomas. A grande sacada do projeto foi justamente pensar em uma máquina de morar, para usar a expressão do célebre arquiteto franco-suíço, independente e móvel.

No interior do protótipo modular predominam as superfícies de madeira de pinho com sua textura peculiar, na qual os nós da madeira se destacam, e que conferem aos ambientes uma sensação de aconchego e informalidade. Cozinha, sala de jantar e sala de estar se integram e tiram proveito das amplas janelas que fornecem a iluminação natural para todo o interior da residência.

Sala de jantar

Como a casa é constituída de elementos pré-fabricados, alguns elementos construtivos e móveis já veem prontos de fábrica, como a escada, a estante e o rack da sala de estar. Isto gera praticidade e economia na compra de mobiliário.

A sala de jantar é compacta, portanto uma mesa redonda foi escolhida para decorar o ambiente. Cadeiras de design simples e um pendente artesanal, feito de corda natural, complementam o décor do ambiente e realçam sua simplicidade e personalidade.

Mais informações sobre projetos de salas de jantar, você encontra aqui.

Cozinha

A cozinha é compacta também, mas está completamente equipada e garante praticidade e aconchego. Os armários de madeira com acabamento em laca branca contrastam com as superfícies da madeira de pinho e dão um toque de elegância e modernidade ao ambiente. No lado oposto, as prateleiras built in agregam funcionalidade e exibem os utensílios e louças como artigos decorativos.

A luminária feita de pepelão é o toque de personalidade e realça o estilo descontraído e jovial do ambiente.

Dormitório

No pavimento superior estão situados os espaços privativos, o dormitório e um pequeno home-office, com uma mesa de estudos junto ao guarda-corpo do mezanino, que tira proveito das vistas privilegiadas para o espaço externo. O quarto é caracterizado pela amplitude visual e pelo predomínio de superfícies de pinho, que evidenciam o estilo despojado e a sensação de acolhimento do ambiente. 

Para você que aprecia projetos de casas fabricadas, disponibilizamos este artigo imperdível sobre a casa pré-fabricada dos sonhos.

Você trocaria sua residência convencional por uma casa modular pré-fabricada?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!