Como fazer um jardim utilizando caixotes

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Com um jardim em casa, tudo melhora. Você passa a sentir o ar mais fresquinho no espaço escolhido para acomodar as plantas. Logo, ao passar longos períodos próximo às plantas, você sente-se também mais bem humorado. As cores e os perfumes parecem trabalhar perfeitamente para que o seu dia seja melhor, que a serenidade seja mais presente e que todos os problemas são deixados um pouco de lado. A rotina de cuidar das plantinhas que parecem crescer cada vez mais forte, renova a vida do ambiente e deixa um pouco suas tensões de lado. O lar só ganhou com a boa escolha.

Mesmo com tantos benefícios em se ter um jardim, muitas vezes a sua vontade esbarra nas possibilidades econômicas que parecem ser necessárias para um jardim criativo, bem cuidado e pleno em vida. A falta de tempo também passa a contribuir para que a sua vontade de cultivar as pequeninas esteja cada vez mais difícil de ser alcançada. No entanto, é preciso sempre lembrar que, mesmo com pouco tempo disponível, existem inúmeras espécies de plantinhas que poderão ser cuidadas mais facilmente, assim como, mesmo em tempos de crise, é possível encontrar formas criativas para trazer  o cuidado com as plantas para o lar com formas baratas e muito criativas de incrementar a decoração. E é sobre uma destas formas econômicas de decoração com plantas, que falaremos hoje.

decoração DIY é sempre uma excelente alternativa para incrementar o lar com pouco dinheiro e muita criatividade. Este tipo de decoração somada à presença saudável das plantas, traz uma composição incrível ao ambiente de sua casa e também ao meio ambiente, já que, com as técnicas DIY, você utilizará materiais que seriam descartados no lixo. E um destes materiais é o caixote de feira.

Fácil de serem encontrados em feiras e supermercados, os caixotes de frutas precisam de apenas um tratamento rápido para serem utilizados de muitas outras formas, sendo uma delas, o recipiente ideal para você cultivar um jardim. Para saber um pouco mais desta técnica e ainda observar ótimos projetos desenvolvidos por nossos profissionais, convidamos você a vir conosco em mais um ótimo artigo de sugestões que, além de levar criatividade ao seu lar, ainda deixará a sua decoração muito mais saudável. Aproveite!

Um toque delicado

Os caixotes de fato oferecem muitas opções para um bom uso m muitas diferentes formas em um jardim. Seja colocado de forma vertical nas paredes ou marcando espaços em um jardim no solo, com a sua criatividade, você poderá chegar a ótimos resultados. Nesta imagem, por exemplo, podemos ver como a desconstrução de um pequeno caixote serviu como elemento decorativo rústico no pequeno jardim interno. Sem o fundo e apenas, o caixote foi utilizado para marcar o espaço de um pequeno bonsai. A ideia de cercar o pequeno espaço da planta com a peça que tem tonalidade semelhante ao piso do apartamento, conferiu uma combinação muito interessante ao ambiente.

Horta vertical

Não é segredo para ninguém que os temperos, legumes e verduras que compramos nos supermercados contém, em sua maioria, uma grande quantidade de agrotóxicos. As empresas que vendem estes alimentos, defendem-se dizendo que esta manipulação com agrotóxicos é importante para o cultivo saudável. No entanto, como em algumas vezes o desconforto é grande em adquirir estes alimentos em supermercados e nem sempre é possível visitar feirantes de confiança, uma saída inteligente é cultivar os seus próprios temperos em casa. Para isto, a utilização de caixotes é uma excelente alternativa. Com o auxílio de uma manta de bidim, é possível fazer a composição da terra que será colocada dentro das caixas, basta utilizar a manta para fechar os vãos. 

Um ótimo exemplo disto é este projeto da Marisa Lima Paisagismo, de São Paulo (SP), que utilizou conjuntos de caixotes na parede para organizar um ótimo local para o cultivo de hortaliças. A ideia é interessante, barata e pode ser feita em qualquer pequeno espaço.

Jardim vertical

Assim como é feito com a horta vertical, a utilização de um jardim junto a parede de forma suspensa torna a decoração muito bonita. Excelente opção para quem tem poucos espaços em casa, este tipo de jardim pode ser ajustado em pequenas paredes no interior do lar. A utilização de caixas é também uma ótima e econômica alternativa de chegar em bons resultados. Para isto, lembre-se de lixar as caixas, utilizar um bom impermeabilizante e deixá-las da cor que melhor ficar na decoração. 

Como exemplo, trouxemos este ótimo projeto do escritório MC3 Arquitetura, Paisagismo e Decoração, de Santo André (SP), que utilizou peças de paletes ao longo da parede para que os caixotes devidamente envernizados pudessem ser distribuídos com as diversas plantas para o jardim vertical. A excelente ideia conferiu um visual natural e muito interessante ao ambiente, com o destaque para a presença dos diferentes tipos de espécies para o cultivo interno.

Como vaso de piso

Jardins de inverno modernos por L&D Intérieur
L&D Intérieur

Après – Jardin d'hiver

L&D Intérieur

O tipo de vaso utilizado contribui muito com o estilo decorativo empregado no lar. Para um visual mais simples, a utilização de um caixote devidamente tratado e montado é uma ótima opção. Fácil de ser utilizado em qualquer pequeno espaço, o caixote servirá como um ponto mais rústico e artesanal na decoração, melhorando o ambiente criativo do espaço. Neste exemplo, a utilização de um pequeno caixote foi perfeita para a criação de uma espécie mais alongada. A ideia excelente para compor o simples jardim interno, deixou o pequeno espaço com visual simples e acolhedor.

Jardim suspenso

Jardins de inverno clássicos por Hampton Windows
Hampton Windows

Hardwood Conservatory

Hampton Windows

A beleza de um jardim suspenso é infalível na decoração. Quando este jardim suspenso é feito de maneira ainda mais criativa, então os resultados são melhores ainda. E é isto que podemos notar ao fundo, nesta imagem. Com um conjunto de caixotes suspensos, o amplo jardim ganhou ainda mais destaque e beleza. A madeira com a qual são feitas as caixas oferece um resultado ainda mais natural ao ambiente. 

No jardim externo

Jardim  por Pool22.Design
Pool22.Design

Hängebank DE VOLÉE

Pool22.Design

Existem muitos tipos de caixotes de feiras. Alguns mais fechados que outros. Neste projeto, a utilização de uma peça sem vãos e pintada em branco, ofereceu o acolhimento perfeito para o pequeno conjunto de flores deixadas no espaço. O toque delicado em meio ao gramado com banquetas e cadeiras de balanço, deixou o acolhimento do espaço tão perfeito quanto poderia ser para um relaxamento e descanso completo. 

Qual destas é a ideia mais criativa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!