Decora Líder Belo Horizonte - Quarto da Blogueira de Moda: Quartos  por Lider Interiores

Saiba o que é Sommier de uma Cama

Daniel Weigmann – homify Daniel Weigmann – homify
Loading admin actions …

Ao contratar um arquiteto de interiores para planejar seu quarto, sem dúvida o item mais importante dele será a cama, já que passamos boa parte de nosso tempo sobre ela. São diversos tipos de camas que podem ser escolhidas, desde as tradicionais de madeira até as mais modernas no estilo box.  

O sommier é uma base de cama coberta com tecido, como se fosse os pés para uma cama box. A base pode ser em ripas, pinos ou molas. Sua armação é cercada por tecido para protegê-lo de possíveis impactos aos quais uma armação de cama de madeira sólida seria mais exposta. Esta proteção garante uma vida mais longa, embora o lado decorativo possa prevalecer na escolha de um sommier. Na verdade, podemos preferir uma mola com cobertura simples ou escolher entre uma grande variedade de tecidos decorativos. A aeração do colchão é menos importante no caso de um sommier do que a de uma base de cama clássica, o tecido cobrindo a armação da estrutura da cama impedindo o fluxo de ar. 

Para lhe ajudar a entender melhor o que é o sommier de uma cama, criamos este livre de ideias contendo diversos modelos e dicas para você se inspirar. Confira!

Mais do que Apenas um Suporte para o Colchão

NRT | Dormitório Casal: Quartos  por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

NRT | Dormitório Casal

Kali Arquitetura

Mais do que apenas um suporte para o seu colchão, o sommier é um verdadeiro catalisador para o seu sono. Ele deve ter uma superfície rígida e plana para manter o colchão na horizontal, garantindo a flexibilidade. Os orientais, com suas camas de corda, logo perceberam que a tábua de madeira não era uma boa superfície para o descanso. Mais flexível, a estrutura da cama tinha que cumprir um papel de amortecedor essencial para o conforto. Além dessas características, quais são as funções essenciais que um sommier deve preencher? E especialmente como escolher? Essa é algumas das perguntas mais frequentes quando falamos de sommier.

Combinando com a Decoração

Decora Líder Belo Horizonte - Quarto da Blogueira de Moda: Quartos  por Lider Interiores
Lider Interiores

Decora Líder Belo Horizonte – Quarto da Blogueira de Moda

Lider Interiores

Práticos, duráveis e com um design impecável, os sommiers foram desenvolvidos para oferecer um suporte perfeito ao colchão. Tendem a serem fabricados com a máxima atenção a todos os detalhes, garantindo o apoio certo, o conforto e robustez necessária para uma experiência de sono saudável e rejuvenescedora.

Alguns modelos facilitam a sua organização diária, pois oferecem gavetas de grandes dimensões, corrediças metálicas duplas e com sistema de segurança. Além de serem práticos e elegantes.

Os sommiers rígidos são mais robustos e apresentam acabamentos perfeitos. Você pode combinar sua decoração com estrado de ripas no colchão de sua escolha. Elas garantem uma excelente encaixe para o seu colchão, a fim de otimizar a vida útil e o conforto.

Aumentando a Vida Útil do Colchão

Um bom sommier funciona como um amortecedor, absorvendo até um terço da pressão exercida no colchão. Em suma, o sommier  compartilha o trabalho com o colchão. Optando pelo modelo que atendam as suas necessidades e pelos acessórios certos, o sommier pode elevar a vida do seu colchão a um prazo superior a 10 anos. Esta é uma ótima maneira de fazer uma compra sustentável e rentável!

Se um bom sommier aumenta a longevidade do colchão, o oposto também é verdadeiro. Uma base de cama de baixa qualidade pode afetar a qualidade do colchão e, assim, deteriorar mais rapidamente. Por exemplo, é importante saber que, se a base da sua cama for de madeira e as ripas estiverem muito afastadas, o risco de danificar o colchão é maior. Esse problema pode invalidar a garantia recebida.

Tipos de Sommier

Casa Vale dos Cristais: Quartos  por LEDS Arquitetura
LEDS Arquitetura

Casa Vale dos Cristais

LEDS Arquitetura

Sommier com ripas fixas, é uma base de cama clássica composta por uma estrutura na qual são ripas de madeira que podem ser mais ou menos largas e mais ou menos espaçadas de acordo com o tipo de base de cama ou madeira. O quadro de ripas é o modelo mais comum. Com as bases de madeira para colchão seu conforto é firme, mas não oferece elasticidade.

O sommier de ripas articuladas ou ativas permite um melhor conforto para dormir. As lâminas ativas permitem que o colchão acompanhe a posição e os movimentos do corpo no colchão durante o sono, o que é mais morfológico. O conforto é mais suave porque o corpo está suspenso e as ripas ativas também podem ser equipadas com controles deslizantes de firmeza que são ajustados ao efeito de suporte desejado. São as ripas com a melhor mobilidade e, portanto, o melhor conforto. De fato, poder ajustar a firmeza ao nível dos rins e da região lombar otimiza a mola da caixa que é mais firme num local e mais flexível noutro.

Sommier elétrico é sinônimo de relaxamento e bem-estar. A base elétrica, quer sejam ripas ou pinos, permite, com um controle remoto, levantar uma ou mais partes da cama. Os benefícios da estrutura elétrica da cama são múltiplos, não só em termos de relaxamento, mas também de bem-estar e saúde. Com elevação precisa das diferentes partes do corpo, como da cabeça, peito, joelhos ou pernas, relaxa os músculos, aumenta a rigidez, aliviar a tensão muscular e lombar, facilita a respiração e também a circulação sanguínea. O conforto é extremo, uma cama de casal é composta por uma estrutura fixa com duas bases de cama e dois colchões separados. Cada um pode ajustar a sua estrutura de cama à vontade, graças ao seu controle remoto, a independência do sono é total e os movimentos de um não afetam o sono do outro. A cama elétrica também facilita levantar e deitar, minimizando o esforço. Dependendo do grau de firmeza desejado pode-se optar por uma versão ripada, mais firme e oferecendo mais suporte ou uma versão com tachas, mais flexibilidade e mobilidade.

Benefícios de Utilizar um Bom Sommier

A interação entre o sommier e o colchão desempenha um papel importante no conforto do seu leito e no suporte que ele proporciona à sua coluna.

O quadro de ripas ativo ou passivo no sommier fornece ventilação natural ao colchão. Desde que as ripas sejam espaçadas, toda a cama é continuamente ventilada. A aeração tem vários efeitos benéficos: aumenta a vida útil do colchão, permite melhor circulação de ar, evita que o calor seja excessivo no verão e previne o risco de alergias e problemas de reumatismo. As ripas podem ser cobertas ou naturais. As ripas ditas cobertas ou vestidas podem ser de todos os tipos de molas, ensacadas ou bicônicas, e às vezes até de espuma. A altura da cama pode variar de 7 a 30 cm. Quanto maior a base da cama, melhor a circulação do ar.

Para garantir um bom produto, certifique-se de que a marca utilizada é reconhecida. Procure informações relacionadas a qualidade e durabilidade do produto para garantir conforto na hora de dormir.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre sommier? Comente aqui.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!