Dicas: cuidados indispensáveis na decoração do quarto infantil

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Mergulhar no mundo infantil é incrível. A possibilidade de trazer para a decoração alternativas lúdicas que envolvem este universo, é resgatar para si mesmo um pouco do encanto e fantasia. Deixar a imaginação aflorar e apostar em temas incríveis, é uma oportunidade única de aproveitar a própria infância para demonstrar aos filhos um pouco das histórias que divertiam e talvez ainda divirtam a sua vida.

Mesmo com todas estas deliciosas sensações no momento de decorar o quarto infantil, é preciso não se deixar descuidar de detalhes muito importantes para que a segurança da criança esteja sempre em primeiro lugar. Afinal, toda brincadeira infantil traz o atrevimento de desconhecer os níveis de segurança que evitam acidentes, especialmente na fase onde a agitação é mais frequente, depois do período em que a criança mantém desenvoltura ao andar e já demostra firmeza em sua coordenação motora.

Para que você faça importantes checagens na decoração do quarto infantil, trouxemos aqui algumas dicas básicas, mas indispensáveis para que os espaços do seu pequeno estejam sempre bem pensados que evitam quaisquer descuidos e riscos para os pequenos.

Neste artigo, você poderá, ainda, notar entre advertências e dicas, alguns projetos maravilhosos com decorações incríveis para que o quarto do seu pequeno fique ainda mais divertido. Com esta mistura de cuidados, alegrias e inspirações, convidamos você a entrar conosco em alguns projetos incríveis de quartos infantis, projetados por incríveis e talentosos profissionais homify. Aproveite mais este convite, venha conosco e aproveite as dicas!

Móveis

Casa Cor RS 2014 – Floresta Encantada: Quarto infantil  por Mundstock Arquitetura
Mundstock Arquitetura

Casa Cor RS 2014 – Floresta Encantada

Mundstock Arquitetura

O cuidado na escolha dos móveis deve seguir uma série de fatores, como, por exemplo, a verificação de selos de qualidade e origem. É imprescindível que você opte por segurança. Buscas sobre referências e opiniões de outros consumidores são muito importantes para que você fique atento aos móveis que irão decorar o quarto do pequeno. Fique atento também a detalhes como quinas desprotegidas e materiais com potencial alérgico. Lembre-se de que o quarto será, na maior parte do tempo o local em que a criança muitas horas no dia a dia.

Na imagem, podemos observar este lindo quarto projetado pela Mundstock Arquitetura, de Porto Alegre (RS), que optou por peças cuidadosamente direcionadas para o conforto e segurança da criança. Puxadores do guarda-roupas em boa altura e móveis protegidos com colchões, são opções que fazem deste quarto um lugar incrível para os pequenos se divertirem à vontade. 

Tapete felpudo

Macios, seguros e excelentes para manter a sua tranquilidade enquanto as crianças se divertem. Os tapetes felpudos proporcionam o conforto necessário para o ambiente infantil e ainda evitam acidentes com escorregões, principalmente no caso de líquidos derramados pelas crianças. O cuidado essencial na escolha deste item, dá-se quanto ao fato de encontrar peças antialérgicas, que não soltam pelos facilmente e que ofereçam facilidade para sua limpeza rotineira. 

Na imagem, o projeto do Espaço do Traço Arquitetura, de Florianópolis (SC), tem na presença do tapete felpudo a caracterização do que seria um espaço verde em conjunto com a árvore artificial. A escolha dos itens decorativos e cheios de diversão, deixou o quarto infantil especialmente divertido para longas horas de brincadeiras no local. 

Sem tomadas aparentes

Projeto Casa Cor Alagoas - revestimento de parede: Quarto infantil  por Complementto D
Complementto D

Projeto Casa Cor Alagoas – revestimento de parede

Complementto D

A curiosidade infantil é um dos principais causadores de acidentes em qualquer ambiente. Esta curiosidade somada à desatenção dos responsáveis, podem trazer riscos graves à saúde das crianças. Por isso, uma atenção especial deve ser direcionada para as instalações elétricas, em especial, as tomadas. Comumente instaladas na parte inferior das paredes, próximas ao piso, as tomadas facilmente atraem a curiosidade das crianças. Por isso, o cuidado em utilizar tampas e outros itens que escondam estas instalações, é fundamental. 

Neste projeto muito fofo do escritório Complementto D, de Maceió (AL), a ampla diversidade de opções divertidas, deu ao quarto um conjunto de atenções muito eficientes para que os pequenos se distraiam ao máximo sem encontrar as tomadas, devidamente ocultas pelos móveis decorativos do local.

Iluminação indireta

Embora seja uma atenção eventualmente descuidada, a iluminação correta do ambiente é fundamental para a ambientação do quarto infantil. Luzes muito fortes diretamente instaladas sobre a cama ou o berço da criança, podem trazer fortes dores de cabeça e problemas oculares. Por isto, a melhor opção é a distribuição equilibrada de lâmpadas com menor intensidade de luz, como o caso de dicroicas. 

Neste projeto da talentosa designer de interiores e paisagista, Iara Kílaris, de Americana (SP), podemos notar como a iluminação criativa deu um toque incrível ao teto do ambiente. Com micro lâmpadas LED espalhadas por todo o teto, as lâmpadas dão ao céu azul do quarto, a presença de doces estrelas em um resultado simplesmente encantador, que, principalmente, não oferecem quaisquer riscos à saúde da criança. 

Gavetas

Cômodas e outros móveis que possuam gavetas, devem ser cuidadosamente escolhidas para a ambientação do quarto infantil. Neste caso, a atenção especial deve ser direcionada para a altura das gavetas, principalmente se estas gavetas oferecem facilidade no deslizamento e guardam objetos pesados e que oferecem riscos à saúde infantil. A melhor opção nestes casos, é optar por móveis que não tenham puxadores aparentes ou que ofereçam dificuldades para serem puxados. A variedade de móveis mais seguros e especialmente desenhados para a segurança das crianças é ampla e pode ser facilmente encontrada no mercado. 

Na imagem, um ótimo projeto da arquiteta de interiores, Veridiana França, de São Paulo (SP), que optou por uma pequena cômoda feita com materiais leves e puxadores que demandam um pouco mais de força para a utilização das gavetas. O tom amarelo dos objetos e a presença da parede pintada de tinta lousa, deixa o ambiente ainda mais criativo.

Janelas

É sempre importante manter atenção especial nas janelas dos quartos infantis. Especialmente se a criança já está na fase em que todo o universo se abre em curiosidades constantes. Por isso, a melhor opção em meio a decoração é evitar o uso de móveis em locais próximos a janela. Telas de proteção também são fundamentais para que a proteção da criança esteja devidamente garantida em todos os momentos.

Na imagem, podemos notar a distância segura do berço para a janela, assim como também foi distanciada a poltrona. O destaque decorativo fica por conta do lindo teto com iluminação LED instalado sore o berço. O belo projeto é da designer de interiores Priscila Gabrielly, de Curitiba (PR).

Almofadas

DORMITÓRIO IS - RIO BRANCO - / PORTO ALEGRE: Quarto infantil  por Ambientta Arquitetura
Ambientta Arquitetura

DORMITÓRIO IS – RIO BRANCO – / PORTO ALEGRE

Ambientta Arquitetura

Por fim, lembre-se de itens que podem fáceis de serem manuseados e utilizados em diferentes espaços do quarto, como é o caso das almofadas. Além de proporcionarem conforto térmico e maciez, as almofadas podem proteger a criança da parede, na utilização de camas ou de grades, nos casos dos berços. O cuidado deve ser quanto ao peso das almofadas e possíveis sufocamentos. Por isso a atenção deve ser sempre redobrada.

Na imagem, um fofíssimo quarto infantil projetado e personalizado pelo escritório Ambientta Arquitetura, de Porto Alegre (RS).

Além destes cuidados, qual mais você recomenda?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!