Sem dinheiro? Você pode fazer reciclagem interior!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

A falta de dinheiro não pode ser desculpas para você ficar sem decorar ou repaginar o seu lar. Afinal, reaproveitar os materiais que não são mais utilizados ou que vão para o lixo é sustentável, além disso, aí está uma ótima alternativa para você usar sua criatividade na decoração da sua residência. Às vezes, não necessita de muito investimento para montar um novo objeto, apenas com alguns materiais é possível ter um lindo móvel ou um porta objetos transformados com coisas velhas existentes na sua casa.

Um exemplo são as garrafas de vidro, latas de leite – ótimas para montar uma mini hortinha. Podem ser feitos de diversas formas, revestindo com um tecido de sua estampa preferida e pendurados na parede ou deixar ela aparente apenas pintando com tinta spray. A ideia de luminária pode-se criar através de potes de vidro, eliminando a tampa podemos apoiar velas ou aquelas luminária em fio o que deixa um ar romântico e intimista no ambiente. O bacana é você fazer tudo sozinho e montar um espaço para criar seu artesanato, além dos objetos que demanda uma área especial para pintura. 

Não importa, pois cria um efeito bonito tanto na cozinha ou na sacada suspensos através de um barbante ou um fio metálico. Outra maneira bacana de montar um móvel é utilizar as caixas de madeira, aquelas que você encontra em feiras para apoiar as frutas. Com um ótimo acabamento ou pintura com a cor de sua preferência pode se transformar em porta sapatos, revisteiros, porta livros, entre outras coisas. 

Ah, se você quiser pode também apoiar várias caixas na parede, assim tem o mesmo efeito dos nichos, mas existem diversos materiais que podem ser reciclados, assim dar uma cara nova e fazer parte da ambientação da sua casa. Confira algumas ideias e maneiras de fazer objetos incríveis com eles sem gastar nada ou praticamente nada.

Caixas de madeira: armazenamento

O uso de móveis improvisados não está restrito somente a soluções alternativas. Reaproveitar está na moda e peças artesanais ganham cada vez mais reconhecimento nas mostras de decoração. Ao improvisar existe a possibilidade de diminuir o consumo e ainda criar móveis exclusivos, deixando os ambientes com o seu jeitinho.

A dica para não errar na hora de transformar o caixote de frutas em porta-trecos é evitar exageros. É que esses objetos se destacam muito e podem deixar os ambientes sobrecarregados. Tal mobiliário precisa de harmonia. Critérios como texturas, cores, relevos e volumes devem ser analisados – a mistura pode ser uma escolha errada. O ideal é você manter a tonalidade natural. 

Paletes de madeira: Móveis

Mudar o visual da casa não significa necessariamente comprar tudo novo. Quando a proposta é economizar, nada melhor do que investir em soluções viáveis e aproveitar o que já tem em casa. O que muita gente imagina ser loucura – como transformar escadas em estantes – pode dar certo e ainda resultar em uma decoração sustentável. A ideia é fugir do óbvio e trazer novidade para coisas que já possuí. O reaproveitamento de materiais e a bricolagem – o popular ‘faça você mesmo’ – permitem que a reforma se torne mais acessível.

Latas: Vasos

As latas de alimentos não precisam ir para o lixo! É possível usá-las para criar utensílios domésticos e itens de decoração para a sua casa. Para criar vasos diferentes, dá para aproveitar latas velhas, que vão receber as plantas de uma forma muito especial. Latas pequenas ficam charmosas com suculentas ou pequenos cactos e as latas maiores, como as de tinta, servem como vasos de chão, assim você pode criar um lindo jardim dentro da sua casa.

Objetos ou obras de arte

A personalização também conta com a ajuda de novas pinturas e possíveis trocas de tecidos para ser concretizada. Entretanto, caso a ideia seja causar impacto, é interessante deixar o material reaproveitado em estado bruto. E você pode deixar tudo organizado de forma harmoniosa e mistura elementos antigos com livros, além de um lindo vaso de flor.

blocos de concreto

Quem não gosta de itens de decoração lindos, práticos e super econômicos? Algumas ideias simples mostram como é possível reaproveitar objetos antigos na decoração para conferir-lhes novas funções. Bastante criativas – e até inusitadas -, que podem ser incorporadas em diversos ambientes sem gastar muito tempo ou dinheiro. Os projetos podem ser feitos com blocos novos ou com a reciclagem de blocos de concreto restos de obras e demolição. Inspire-se nas melhores combinações e mande ver na hora de fazer em sua casa também. O projeto foi desenvolvido por Camila Feriato, localizada em Curitiba.

Garrafas de vidro: iluminação

Procurando o lustre perfeito e, não encontra? Não gaste milhares de reais em uma loja. Em vez disso, faça o seu próprio lustre usando garrafas de vidro velhas. De garrafas de vinho a garrafas de água personalizadas, você pode fazer um lustre único que farão suas amigas perguntar “onde você encontrou esse tesouro?”

Determine como você planeja exibir sua nova luminária. Ela vai ficar pendurada no teto como um candelabro ou será um centro de mesa? Como você planeja exibir sua peça vai ditar exatamente os suprimentos necessários.

Considere os tipos de garrafas de vidro que você precisará para o projeto.Vidro transparente pode ficar fantástico, mas você pode querer algo mais esquisito e usar um vidro colorido ou pintado. Você também pode decidir o formato da garrafa, pois as garrafas vêm em qualquer tamanho e formato.

E aí? Gostou do artigo sobre reciclagem? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!