7 dicas para decorar uma sala com formato irregular

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Cada um no seu quadrado, poderia ser uma ótima definição para a decoração dos cômodos. No entanto, nem sempre os espaços de um lar são delimitados com linhas bem definidas. É comum que, por limitações do próprio terreno onde o imóvel foi construído, a planta do imóvel não esteja desenhada em formatos de angulações corretas, que, por isto, são mais fáceis de decorar. 

Cômodos com formatos irregulares, como por exemplo, triangulares, acabam por trazer dificuldades justamente por não oferecer linhas retas aos quais os móveis pode se adaptar mais facilmente. Para isto, optar por soluções que trazem consigo alguns truques fáceis de serem aplicados, pode ser a solução ideal para que a sua decoração possa ser feita de forma fácil e prática. 

Pensando em trazer as melhores soluções que podem facilitar um pouco mais a sua vida ao ter pela frente um cômodo com desenho irregular para decorar, separamos algumas dicas especiais que podem funcionar muito bem no seu lar. São dicas direcionadas para a decoração da sala de estar, mas que podem servir como base para soluções em outros cômodos formados com paredes desenhadas sem a exatidão de um quadrado. 

Convidamos então, que você siga conosco, para conferir algumas destas ótimas sugestões que poderão funcionar perfeitamente no seu lar e, de quebra, vermos juntos bons projetos decorativos que deixarão ótimas inspirações para a decoração da sala de estar. Por isso, junte-se a nós e venha conosco encontrar a solução ideal para as dimensões incomuns de sua casa. Temos certeza de que você encontrará ótimas respostas para as suas dúvidas. Aproveite!

Quadrado mágico

Utilizar peças auxiliares que trabalham como ponto de atenção na decoração, é uma forma muito interessante de disfarçar os espaços desiguais em um ambiente. Para isto, organize seus móveis em formato de quadrado na sala de estar, fazendo com que os móveis trabalhem uma angulação de 90º entre si. Esta forma de equilibrar a decoração, irá disfarçar muito bem os espaços desiguais do ambiente, fazendo que estes passem quase que ignorados por quem ocupa o espaço.

Um ótimo exemplo, é este projeto da talentosa dupla de arquitetos Cardoso Chouza, de Itapetinga (BA). Com a utilização de uma grande peça centralizada em formato de quadrado, e a organização dos móveis que acompanham o desenho da peça, o formato irregular da sala passou completamente despercebido. Um projeto inteligente e de excelente bom gosto.

Prateleiras

Estar - O Requinte do Branco - HB ARQUITETOS: Salas de estar modernas por HB Arquitetos Associados
HB Arquitetos Associados

Estar – O Requinte do Branco – HB ARQUITETOS

HB Arquitetos Associados

Em ambientes onde as paredes não ficam exatamente em paralelo uma com a outra, a melhor forma de trazer equilíbrio à composição é optando por elementos que preencham espaços em paredes ou vãos que, inevitavelmente, poderão ocorrer na decoração do espaço. 

Um exemplo disto está neste projeto desenhado pelo escritório HB Arquitetos Associados, de Porto Alegre (RS). Na imagem, podemos conferir, por meio dos desenhos no teto, o formato não exato da sala de estar. No entanto, o ambiente perfeitamente decorado com elementos em branco, tem como preenchimento de espaço as prateleiras embutidas na parede ao lado da TV. A incrementação com esta opção ofereceu um complemento ideal para o ambiente, assim como a organização dos móveis foi perfeita para que o vão próximo à janela, pudesse ficar completamente livre e, assim, ser uma opção de ambiente interessante paralelo à sala de TV.

Sofá e TV

Outro truque interessante para ser utilizado em um ambiente com desenho irregular, pode ser quanto a definição do sofá e TV. Mesmo que a sua sala de estar seja em tamanho pequeno, o ideal é que você organize o sofá à frente TV em extremos opostos. Neste caso, opte pela organização que melhor favorecer o desenho de um quadrado no ambiente.

Na imagem, podemos observar o quão bem trabalhada ficou esta sala de estar projetada pela arquiteta de interiores, Angela Ognibeni, de Porto Alegre (RS). Utilizando peças que permitiram a perfeita decoração da sala de espaço irregular, a decoração ficou lindíssima. O tapete com recortes seguindo o desenho das paredes e a construção de um painel feito em pedras, onde foi instalada uma lareira, permitiu ao espaço um desenho perfeito. A utilização da TV na parede exatamente à frente do sofá, deu o aspecto de organização e acolhimento ao espaço. 

Plantas

Apartamento Groenlândia: Salas de estar modernas por Studio 011 Arquitetura
Studio 011 Arquitetura

Apartamento Groenlândia

Studio 011 Arquitetura

Plantas sempre fazem toda a diferença na decoração da sala de estar. Seja para decorar a mesa de centro do cômodo ou para preencher espaços, as plantas, além de ótimas para melhorar o ar do ambiente, são incríveis também para organizar um espaço de desenho irregular. Como exemplo, trouxemos esta linda sala de estar projetada pelo escritório Studio 011 Arquitetura, de São Paulo (SP). 

Mesmo com o desenho não uniforme do espaço, como podemos notar no teto, a organização em formato de quadrado entre os sofás foi ótima para equilibrar o espaço. Como forma de reforçar este equilíbrio, as três flores ao fundo trabalham como ponto de atenção, trazendo um desenho imaginário em linhas retas entre as paredes laterais. Com isto, o resultado ficou perfeito!

Delimitação

Delimitar o espaço em um ambiente irregular é fundamental. Uma das formas de fazer isto, como dissemos em um tópico anterior, é utilizar os móveis em uma ambientação de 90º, isolando visualmente o espaço. No entanto, existem outros truques que você poderá utilizar, como a organização de objetos em lados extremos, onde, de maneira inconsciente, ficarão as fronteiras da sala de estar com outros espaços – em casos de ambientes integrados.

Um ótimo exemplo, é este projeto do escritório Alkaa Arquitetos Associados, de São Paulo (SP), que utilizou uma linda luminária sobre uma cadeira disposta para leituras, fechando perfeitamente o espaço da sala de TV. 

Ponto focal

Mais uma dica ótima para que a sua sala de estar com desenho irregular possa ter o equilíbrio perfeito, é utilizar um ponto de foco no centro do espaço. Uma mesinha com elementos decorativos, uma luminária e outras opções podem servir perfeitamente para que o foco da atenção seja desviado e, assim, o formato irregular do ambiente ser apenas um segundo ponto de vista.

Neste projeto, por exemplo, o ponto central de foco são as velas acesas no centro da sala de estar, enquanto que, outro ponto de atenção pode ser considerado a cortina com grande destaque pelo contraste da cor vermelha em meio ao ambiente neutro.

Qual a sua dica para organizar um espaço irregular?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!