6 dicas para ter um jardim prático

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
OFICINA MATATENA, Desnivel Arquitectos Desnivel Arquitectos Espaços comerciais
Loading admin actions …

Acredite ou não, é possível ter um lindo jardim sem ter que se matar de trabalhar cuidando ou mantendo a beleza dele! Se você se dedicar um pouquinho antes para estudar as melhores e mais práticas maneiras de desenhar um jardim bonito e simples, seus problemas estarão resolvidos depois! Poderá ter uma vista colorida, toda recheada de flores e plantas sem ter muita dor de cabeça no seu dia-a-dia.

Os jardineiros mais experientes provavelmente já fazem seus planos, mas isso não significa que é demasiado tarde para o resto de todos nós, aspirantes à paisagistas. Falando sobre jardinagem, o tempo é um dos fatores mais importantes. Assim, a melhor forma de fazer é começando o mais cedo possível para aproveitar o longo período vegetativo que irá se extender pela frente.

Mantenha sempre o controle sobre o seu jardim! É interessante também fazer um álbum com recortes usando um álbum de fotografias barato, adicionando suas tags de plantas e espécies adequadas para cada estação. Em seguida, torne-a tão detalhada como você gostaria, adicionando informações a respeito de onde as plantas foram compradas e onde a planta fica localizado no seu jardim. Adicione seu próprio toque artístico com esboços de seu jardim ou fotografias do mesmo. Neste post vamos te deixar por dentro de 6 dicas para ter m jardim prático. Inspire-se!

Escolha as plantas certas

As plantas precisam fazer sentido com o ambiente em que elas vão viver. A iluminação e outras condições climáticas também são muito importante para que elas cresçam de forma saudável. Mesmo os melhores jardineiros provavelmente não poderiam fazer plantas amantes de sol, como as margaridas, prosperarem na sombra. A boa notícia é que muitas plantas não são tão exigentes assim! Você pode também considerar as plantas que crescem melhor em conjunto. Em geral, para escolher a planta certa para o lugar certo, pense na quantidade de luz solar que o local em questão recebe e a umidade do solo. Ferramentas de tecnologia, como sensores de plantas, podem ajudar a otimizar seu jardim também.

O layout correto

Se você tem espaço reduzido ou compacto na sua casa, um jardim com formato quadrado pode ser a escolha certa para você. No entanto, se você tem área, mas já utiliza o espaço para outros fins, pode fazer um jardim nas laterais que estão sem utilidade. Os jardins com um layout de bordas mais arredondadas podem proporcionar mais espaço para o plantio. Dependendo da arquitetura da sua casa ou da sua área externa, pode se pensar em incluir um jardim vertical. Eles podem ser montados diretamente nas paredes com o uso de suportes. Você pode também fazer uma espécie de prateleira com pallets e assim apoiar as plantas ou flores de acordo com suas espécies.

Compostagem

Ao contrário de ter que cavar e enterrar, pois ambos levam muito tempo e esforço físico, uma pilha de compostagem praticamente cuida de si própria. A compostagem é basicamente o super alimento das plantas. Você pode transformar quase todos os restos de comida, folhas e qualquer outra forma inútil de resíduo verde em fertilizantes ricos em nutrientes. Estes restos vão alimentar o solo dando saúde e força que as suas plantas tanto precisam. A compostagem é uma proposta sem erro! Enquanto os resultados demoram a aparecer, a matéria orgânica irá se decompor com ou sem a nossa interferência. A compostagem é simplesmente a tentativa do homem para aproveitar os benefícios que são o resultado de um processo natural.

Mobiliário adequado

O velho ditado você colhe o que você planta é verdadeiro para mobiliário de jardim. Cadeiras de plástico ou mesas laterais vão manter uma boa aparência até um ano ou dois do lado de fora no sol, mas com o tempo eles vão se tornar frágeis e perder a coloração vibrante. O mesmo é verdade para alguns produtos de madeira e pedaços de vime. Compre com cuidado, verificando os relatórios de consumidores e comentários antes de fazer uma compra grande. A maioria peças feitas em metal, teca e cedro costumam se dar bem com os imprevistos climáticos. Este conjunto de mesa de jantar e cadeiras desenhado pelo escritório mexicano Idea Interior conta com um design básico e rústico, deixando o ambiente aconchegante e bonito.

Ferramentas

Assim como acontece com os utensílios da cozinha, as ferramentas para manutenção de casa e a maioria das outras ferramentas, as mais simples e básicas são as melhores! Se você obter todas as suas tesouras de poda, pás e outras ferramentas antes que precise utilizá-las, vai economizar tempo e esforço a longo prazo. Até mesmo a lâmina do cortador de grama pode precisar de limpeza e manutenção. Dica extra:  cuide sempre de suas ferramentas de jardim logo depois de cada uso. Desta maneira, elas vão ficar em boa forma para os próximos anos.

Sistema de irrigação

Regar seu gramado não tem que envolver um trabalho pesado ou jogos de adivinhação, sobre quando e como fazer. Calibrar o seu sistema de irrigação para regar seu gramado vai trazer eficiência e reduzir o desperdício de água na sua residência. Construir um sistema de irrigação por gotejamento para que você nunca se esqueça de regar o seu jardim ou fazer um sistemas de plantas com rega automática usando sacos de plástico podem tirar horas de trabalho da sua frente. 

Para mais dicas sobre layouts ou modelos de jardim, confira Modelos de jardim inusitados.

Você gostaria de ter um jardim fácil de cuidar?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista