7 idéias criativas para coberturas de casas!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

A fachada é o principal cartão de visitas de uma casa. É com a imagem externa do lar, que definiremos o estilo da casa em todo o seu raio, oferecendo uma identidade mais concreta quanto às possibilidades decorativas que estarão presentes no quintal, cores das paredes e inclinação do telhado. Casas com telhados mais inclinados tendem a parecer mais aconchegantes, enquanto que, casas com linhas retas em sua cobertura, tendem a parecer mais modernas. A variação no formato do telhado é uma das principais características do lar como um todo. E será a partir destas características que a casa poderá passar uma primeira impressão desejada. Por isso, pensando nas formas de embelezar a fachada do seu lar, trouxemos algumas possibilidades criativas com diferentes tipos de coberturas para que a sua casa fique ainda mais admirável.

Ter no lar um local de admiração não só para os proprietários, mas também para o próprio bairro, é algo que faz bem à vaidade e poderá servir como boas referências. A admiração por algo que saiu de um planejamento próprio, com as devidas atenções, sem dúvidas, faz bem a nós e traz excelentes valorizações no imóvel. Desta forma, o cuidado com a escolha do tipo de cobertura que estará presente em sua casa, passa a ser um benefício não só imediato, mas também, para o futuro.

Para estimular a sua criatividade e ainda incentivar formas inovadoras de valorizar o seu imóvel com o destaque para seu telhado, separamos algumas imagens de residências desenhadas por grandes profissionais brasileiros que, certamente, despertarão o seu bom gosto e servirão como ótimas inspirações para sua casa em construção ou, quem sabe, uma futura reforma. Confira todos os detalhes das diferentes coberturas para o seu lar e inspire-se com os profissionais incríveis do homify. Temos certeza de que, conosco, você terá ótimas ideias. Junte-se a nós e aproveite!

Madeira vazada

A elegância da madeira é uma excelente opção para qualquer possibilidade. Ter neste material a realização de soluções criativas confere beleza, criatividade e elegância ao lar. Para a área de cobertura, é possível recorrer desde soluções com telhas feitas de madeira, a possibilidades que trabalham conjuntamente com outros tipos de materiais. Neste projeto do Studio Gilson Barbosa, de Campo Grande (MS), a escolha por um conjunto de vigas vazadas e cobertas por um material transparente na varanda à entrada do lar, conferiu uma ambientação perfeitamente agradável para todos os momentos do dia a dia. A distribuição do conjunto mobiliário e em madeira, trouxe a combinação perfeita para o ambiente com predominância das cores brancas e a presença de elementos em madeira. O jardim frontal oferece o toque perfeitamente aconchegante ao local.

Cobertura verde

Cada vez mais a sustentabilidade é tema de inovações arquitetônicas. Ter atenção cuidadosa quanto as novas possibilidades para o uso de materiais que beneficiam a natureza, são essenciais para que o imóvel tenha uma valorização contínua ao longo do tempo. Coberturas verdes são um ótimo exemplo disto. Excelentes para conter a umidade acumulada por causa de chuvas, a cobertura verde é ainda ótima para controlar a temperatura no interior do imóvel. 

Neste lindo projeto do LM Arquitetura, de Maceió (AL), a escolha por uma cobertura verde com a presença de flores, deu um charme singular à cobertura da varanda. Com um amplo gramado por todo o redor do lar, a presença da natureza no local conferiu um ambiente especialmente agradável ao espaço.

Telhado retrátil

Já que estamos falando sobre possibilidades criativas para a cobertura e o telhado do espaço, não poderíamos deixar de citar a cobertura retrátil. Excelente opção tecnológica para áreas internas, o telhado retrátil oferece o conforto de poder aproveitar as variações climáticas com facilidade e conforto. Afinal, quem não gostaria de curtir a presença do sol, tendo que, para isto, apenas precisar espaço no telhado de maneira prática e sem sair de casa? 

Neste projeto do decorador de interiores, Beto Paixão, do Rio de Janeiro (RJ), a escolha por espaços vazados na cobertura da varanda interna, possibilita um relaxamento perfeito na companhia da luz natural do dia ou, até mesmo, das estrelas ao cair da noite.

Palha

O visual rústico nunca falha na beleza. A palha pode ser uma opção excelente para a cobertura do seu lar, especialmente se a busca for por soluções criativas para um visual mais simples. A instalação deste tipo de cobertura é simples, mas requer atenção especial quanto ao uso de produtos que previnem acidentes com chamas e umidades. Para isto, a consultoria com um profissional é fundamental. 

Neste belo projeto da dupla de arquitetos Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes, de São Paulo (SP), a utilização da cobertura de palha ficou excelente para a composição da casa estruturada com a ampla presença de materiais naturais, como a madeira e o bambu. O aconchego e conforto térmico são certamente grandes resultados deste projeto.

Inclinado

Quanto mais as telhas forem inclinadas, maior será a sensação de acolhimento do imóvel. É por este motivo, entre outros, que os chalés são amplamente procurados para períodos de relaxamento especialmente em áreas campestres. No entanto, é preciso ter o cuidado de escolher o tipo de telha certa para que a inclinação seja realizada da melhor maneira. Fique sempre atento a cada especificação dos materiais encontrados para a construção de telhados. 

Neste projeto do escritório da Zani Arquitetura, de Londrina (PR), a escolha por um longo telhado inclinada, permitiu a construção de um amplo pé direito à casa, oferecendo um visual moderno e acolhedor.

Telhas claras

Embora os telhados de cerâmica sejam amplamente utilizados nas construções brasileiras, a escolha de cores claras para eles ainda não é amplamente difundida. As cores claras para o telhado são ótimas opções para que os raios solares sejam refletidos de volta e assim, não sejam absorvidos pela cobertura e interior da casa. Além disto, conferem um visual mais bonito e oferecem novas possibilidades para os contrastes de cores nas fachadas. A desvantagem fica por conta da necessidade contínua de limpeza do local.

Na imagem, uma encantadora casa com telhas claras, projetada pela arquiteta Maria Helena Caetano, de Goiânia (GO).

Sem telhas

Os projetos sem telhas ou com telhas ocultas na cobertura, conferem aos lares uma fachada moderna com a ampla utilização de linhas retas ao local. O resultado oferece beleza e luxo, além de desenhos geométricos mais limpos, como podemos observar neste ótimo projeto da arquiteta de interiores, Penha Alba, de Foz do Iguaçu (PR).

Qual destas é a sua preferida?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!