Pequenas mudanças na cozinha: o backsplash

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Está pensando em renovar a cozinha e não sabe bem por onde começar? Sua cozinha é integrada com a sala de estar? Se para alguma dessas questões a sua resposta foi sim, talvez você precise conhecer o backsplash! Com ele, é possível renovar a cozinha sem gastar muito e ainda obter resultados maravilhosos com diversos materiais. Basta ter criatividade e um pouco de coragem para abandonar o padrão brasileiro de cozinhas com cerâmica até o teto.

Conheça a técnica e seja feliz com seu novo backsplash!

Backsplash: uma tendência

Muito comuns em cozinhas nos Estados Unidos e na Europa, os backsplash também têm se tornado uma tendência no Brasil. Mas afinal, o que são os backsplashes? Por lá, não é tão comum recobrir a cozinha toda com materiais de cerâmica. As únicas partes que ganham esse tipo de revestimento são as áreas em frente à pia ao fogão. O restante das paredes ganha uma demão de tinta, assim como o restante da casa. Esse tipo de opção visa baratear o custo da obra e colocar cerâmica em áreas que serão alvo de água, gordura e outros respingos.

Essa opção facilita a limpeza da cozinha e se torna uma ótima alternativa para quem busca integrar esse ambiente com o restante da casa sem que seja necessária uma mudança brusca na decoração. Para quem pretende renovar, o backsplash chega em boa hora. Afinal, é muito mais fácil substituir apenas uma parte da cerâmica e deixar o restante com parede de alvenaria. Com estilo, é possível criar uma cozinha única e muito funcional. Veja cozinhas com backsplashes em diversos materiais e se inspire para transformar a sua!

1. Cerâmica

A cerâmica é o revestimento mais utilizado em áreas molhadas no País. Por ser considerado de baixo custo, esse revestimento se destaca por unir durabilidade, beleza e fácil manutenção. Largamente utilizado não só em cozinhas, ele caiu no gosto popular há muito tempo e com as constantes inovações em cores, formatos, desenhos e utilizações, a cerâmica novamente ganha em disparado frente a outros materiais.

Resistente ao calor e à água, a cerâmica pode ser utilizada na área do backsplash, mas também pode recobrir o restante da cozinha, se o proprietário ainda preferir assim. Na área do backsplash, a cerâmica pode se tornada aliada de outros materiais ou do design inovador, dependendo do projeto.

2. Porcelanato

Bem parecido com a cerâmica em diversos sentidos, o porcelanato se destaca por sua beleza e durabilidade. De acabamento mais refinado que as peças cerâmicas, ele vem atender públicos ainda mais exigentes quando o assunto é durabilidade e brilho. Mais caro que as peças cerâmicas, ele oferece ainda mais garantias quanto a questões como ambientes com diferentes temperaturas e constante contato com a água.

Sua fabricação, que inclui em sua composição a porcelana, dá um acabamento mais fino às peças. Se antes o porcelanato perdia para a cerâmica por não ter camadas que o impermeabilizassem, hoje isso não acontece mais. Também com propriedades antibacterianas como a cerâmica, o porcelanato oferece opções variadas de tamanhos, cores e acabamentos.

3. Quadro de recados

Você é de esquecer de tudo? Só não deixa a cabeça para trás porque ela está colada ao pescoço? Então você irá amar a ideia de fazer da parede em frente à sua pia ou fogão um local para um quadro de recados. Isso mesmo! O material dos quadros brancos também é impermeável e pode ficar muito bem naquele espaço. Se você pretende colocá-lo junto ao fogão, só não deixe muito próximo, afinal, o recado pode acabar danificado ou evaporando. Esse tipo de material também suporta muita exposição ao calor. Se você preferir, é possível também usar alternativas como tintas que são impermeáveis e ainda permitam que se colem imãs ou escrevam recados com canetas especiais, fáceis de tirar depois.

4. Resina

Apartamento de 210m²: Cozinhas modernas por unacasa arquitetura
unacasa arquitetura

Apartamento de 210m²

unacasa arquitetura

A resina é um dos materiais que vem ganhando espaço na decoração para diversos usos. Por ser um material antibacteriano, ela oferece segurança em locais como a cozinha, onde a contaminação dos alimentos é um risco que deve ser evitado.  Por não formar vincos ou espaços entre suas uniões, ela não permite a proliferação nem o surgimento de microrganismos. Além disso, oferecendo diversas opções de cores e texturas, a resina é um dos materiais mais versáteis para backsplashes. Apesar de ser resistente ao calor e diversos produtos, não é aconselhável utilizar produtos muito abrasivos ou encostar panelas muito quentes nessas áreas.

Se sua intenção for conhecer mais sobre materiais sintéticos para esse tipo de uso, conheça um pouco mais sobre o Corian nesse artigo. Mas vale avisar que ele pode ser tão ou mais caro que pedras naturais, mas, ainda assim vale a pena conhecer.

Se o backsplash parece uma ideia muito revolucionária para você, espere até conhecer essa ‘modalidade’ de backsplash. Comum para aqueles que já estão habituados ao conceito, o painel de respingo é uma versão ainda mais reduzida do backsplash. Se na ideia original é preciso somente condensar a área de cerâmica ou outro material apenas em frente ao fogão e à pia, o painel de respingos vai ocupar um espaço ainda menor. A ideia é manter as paredes de alvenaria em toda a cozinha e colocar apenas em frente ao fogão e a pia painéis que podem ser de vidro, ou qualquer outro material, apenas para aparar os respingos que eventualmente sejam lançados na parede. Móveis ou fixos, os painéis são a versão reduzida do backsplash, que promete trazer mais praticidade para as cozinhas.

Esse projeto com espelhos foi desenvolvido por Arquiteta Karlla Menezes- Arquitetura & Interiores

6. Granito

Clássico, o granito oferece requinte à cozinha. Por ser um material impermeável, ele é resistente e se torna um aliado no combate às bactérias e germes que podem surgir nessas áreas. Com cores escuras e claras, ele vai bem em qualquer ambiente e ainda pode ser mesclado com outros revestimentos, se tornando um coringa para os decoradores. A única desvantagem do granito é seu alto preço. Comparado aos outros materiais já citados, ele é um dos mais caros e acaba sendo colocado como última opção, uma vez que existem outras alternativas mais em conta e que podem desempenhar a mesma função. Mas que fica lindo, isso não podemos negar!

Gostou de saber o que é o backsplash? Conte para nós como vai ficar em sua cozinha!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!