Dicas de limpeza que não vai querer perder

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

 Mesmo com uma vida agitada, procure manter a casa sempre limpa e cada objeto no devido lugar. Acredita-se que o lar é o templo do corpo, lugar onde as energias são renovadas, e, por isso, precisa ser purificado diariamente. Não precisa ser budista, mas segue, ainda que indiretamente, os preceitos do budismo em relação à limpeza do ambiente em que vive com a família. E também você não precisa ser um expert da faxina, mas dominar alguns táticas é fundamental, assim você terá um ambiente limpo em questão de minutos.

É tão interessante, pois os monges dedicam boa parte do seu tempo à faxina, porque a consideram um aprimoramento espiritual. É comum, por exemplo, estudantes dos ensinos fundamental e médio, no Japão, se encarregarem da faxina de suas escolas, algo inconcebível no Ocidente. E muito mais gente do que podemos imaginar pensa assim: trabalho infantil – fora de questão, mas a questão não seja trabalho infantil, mas ensinamentos para toda vida. Afinal, longe de ser um fardo, varrer a poeira do chão é retirar a sujeira da alma para pessoas comuns, que tentam encontrar harmonia e serenidade na arrumação de sua morada.

A limpeza e manter  o que é seu limpo está em alta. O monge Keisuke Matsumoto trata do assunto de forma leve em seu livro Manual de limpeza de um monge budista. O livro é Best-seller na Espanha, Itália e Japão, a publicação traz reflexões filosóficas para inspirar e estimulara cada pessoa a cuidar melhor do ambiente onde vive. A limpeza da casa purifica o espírito, e um espaço limpo é aconchegante! Confira como limpar uma sala japonesa rapidamente e purificar o seu espírito!

Varrer de cima para baixo

Apesar da correria do dia a dia e a obrigação de educar o filho, manter a casa limpa e sempre há tempo para manter o equilíbrio entre o material e o espiritual por meio da limpeza. É difícil, mas passível de aprendizagem constante. Manter um ambiente limpo faz com estejamos em paz, evita estresse e traz tranquilidade. Comece varrer a casa de cima para baixo, pois é uma ótima maneira de não jogar sujeira em outro cômodo.

Coloque todos os interiores para fora

Para começar a limpeza é preciso que você retire tudo do lugar, pois a correria do dia a dia não é desculpa para não manter o espírito harmonizado. Não importa a velocidade com que o mundo sofre suas mudanças. O mundo em que você vive depende de como você vive a sua vida. Ou seja, a forma como você vê o mundo reflete na maneira como você vive esse mundo. Não é impossível atingir a plenitude em um mundo, se você, conscientemente, viver a sua vida de forma mais organizada. 

Sapatos na entrada da casa

Queimar folhas cheirosas, que trabalham a leveza e a serenidade do lar e equilibram as energias do ambiente, como alecrim do campo. Para manter tudo em harmonia, diante da correria diária. É interessante não entrar em casa de sapatos, porque eles trazem toda a sujeira da rua. Para incutir qualquer valor em criança – é preciso ensinar e começar pelos fundamentos básicos. Por exemplo, na sua casa experimente criar um espaço na entrada para colocar os sapatos.

O hábito de deixar os sapatos do lado de fora é herança dos japoneses e também pode significar higiene espiritual. Quando você tira os sapatos, você se liberta de todas as energias impuras da rua. Tirando os sapatos sujos e os deixando do lado de fora, você evita que essas energias invadam a harmonia do seu lar.

Ambiente purificado

Home Theater CASACOR: Salas multimídia asiáticas por Arte do Rizo
Arte do Rizo

Home Theater CASACOR

Arte do Rizo

A limpeza é fundamental para ter uma vida melhor. Você pode não gostar de limpar, mas você deve gostar de espaços bem limpos. Por quê? Porque você vive a vida melhor, fisicamente e espiritualmente, em ambiente limpo do que em um bagunçado. O seu coração está ligado ao seu corpo. O seu estado interno da mente reflete seu estado externo do corpo. O projeto da pintura na parede foi criado pelo escritório Arte do Rizo, localizado em Florianópolis. 

Lave toda louça

Saberes adquiridos dos mais velhos, por exemplo, não deixar a louça para lavar no dia seguinte. Não pense! Apenas lave tudo no mesmo dia que está cozinhando, ou seja, não deixe acumular na pia. Todos os dias, mesmo cansada fisicamente da rotina frenética de trabalho, não vá dormir antes de deixar a cozinha arrumada. 

Limpeza da casa

Salas de estar asiáticas por 4site architects
4site architects

Living and Dining

4site architects

Como nos preceitos budistas, a limpeza da casa significa purificação do espírito. Por isso, todos os cômodos têm um significado e precisam de uma atenção especial na hora da faxina. O quarto, por exemplo, é onde descansa o espírito, e a limpeza tem de ser diferenciada.

E ai? Gostou do artigo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!