Ideias criativas para decorar seu loft!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

O estilo de residencial loft surgiu em Manhattan/Estados Unidos, nos anos 50, o conceito tem variado de acordo com cada região e sendo adaptado as características da arquitetura contemporânea e as necessidades da vida atual, assim como o mezanino. A evolução do conceito tem convertido a palavra “loft” em um sinônimo de espaços abertos, em áreas multifuncionais e com os interiores para apreciadores do design moderno. Ou seja, é um ambiente praticamente sem divisória de paredes. 

Bom, por esta razão que decorar um loft pode tornar-se um pouco complicado em relação a decoração de uma casa ou apartamento tradicional, claro, se não souber como aproveitar o espaço da divisão, que tipo de móveis escolher ou quais são os elementos mais adequados para o décor. Por exemplo, um loft é um espaço perfeito para projetar um estilo minimalista e moderno. 

Para decorar o seu loft, comece por escolher as cores mais favorecedoras para as paredes ou divisórias, por exemplo, armários que disponha para separar um ambiente do outro. É conveniente utilizar como cor predominante o branco ou tonalidades claras como creme ou branco. Existe sempre a possibilidade de dar um toque de cor aos espaços e a melhor opção para um loft é dar protagonismo a uma das paredes pintado-a numa cor escura. Além disso, o contraste com as restantes paredes é surpreendente e, ao mesmo tempo, a habitação ganha vida! Confira algumas ideias criativas para decorar o seu loft!

Divisão do espaço

Quartos  por Will Eckersley
Will Eckersley

Darnley Road

Will Eckersley

É muito importante prestar atenção à divisão do espaço e decidir se quer criar divisões novas ou estabelecer a separação entre elas. A decoração de um loft neste sentido permite utilizar uma infinidade de estilos, como mobiliário e objetos para separar os espaços, por exemplo, separar o seu quarto do restante do ambiente, ou incluindo cortinados, biombos, painéis japoneses, estantes, entre outros, pois fica ao seu critério. 

Se você gosto de espelho experimente, por exemplo, se tiver a possibilidade, coloque-o à frente de uma janela para projetar a luz natural e iluminar mais a divisão.

Materiais industriais

O modelo de apartamento que hoje chamamos de loft nasceu na década de 1960 a partir de armazéns industriais desativados. Com o tempo, esses ambientes passaram a ter uma utilidade residencial, abrigando sala, quarto, escritório e cozinha  - sem o uso de paredes ou divisórias. Mais de 50 anos depois, o loft se consagrou como um tipo de apartamento que tem praticidade e estilo de vida.

A simplicidade e a escolha de cores claras são alguns dos aspectos que caracterizam este estilo decorativo e que enche de luz e amplitude à sua habitação. A combinação do branco com outra tonalidade tornou-se numa alternativa muito elegante para a decoração de divisões, agora se for um loft pequeno é melhor apostar na cor branca.

Loft tradicional

Salas de estar ecléticas por Specht Architects
Specht Architects

Cliff Dwelling

Specht Architects

Para deixar clara a integração no loft, o mais indicado é optar por um mesmo revestimento para todo o piso e a mesma cor para as paredes. Mesmo assim, é possível definir cada espaço com a marcação de tons e texturas. Para o projeto ganhar personalidade, brinque com a escolha de uma cor em evidência ou um revestimento diferente para o piso que você queira destacar.

É desafio decorar ambientes compactos, além de garantir que a livre circulação pelo espaço sem esbarrar numa mesa aqui e num armário , por exemplo. Ou seja, nada de exagerar na quantidade de cadeiras e mesinhas, pois atrapalham a circulação e diminuem a percepção de amplitude do seu loft.

Perfeita iluminação

Como mencionamos, o loft é um conceito aberto de residência, ou seja, tudo está sempre à vista. Para que a casa não pareça confusa ou desarrumada, é importante pensar em armários que guardem os objeto do dia a dia. Invista em peças-chave como pufe ou mesinha com baú, mesa lateral que serve de bar e também aposte na marcenaria sob medida. 

Ah, esconder a pia da cozinha atrás de um balcão e não deixar em evidência eletrodomésticos como máquina de lavar e micro-ondas mostram ainda mais cuidado na organização do seu cantinho.

Cozinha integrada e altura

A maioria dos lofts contam com uma cozinha totalmente integrada na sala de estar. Se é este o caso da sua casa, na hora de a decorar deve ter em conta que será melhor colocar um exaustor de grande potência para que os cheiros de comidas e alimentos não invadam o seu quarto ou o resto do ambiente. O projeto foi criado por Emília Dias Cardoso, com escritório no Rio de Janeiro.

Em todo o mundo, o conceito de Loft ganhou melhorias, adaptações como pequenas divisórias, mezaninos e espaços multifuncionais, além disso, a construção civil passou a apostar nesse tipo de empreendimento, de forma que os lofts são atualmente projetados e não mais adaptados a espaços existentes. No Brasil um Loft, por exemplo, pode custar muito mais que um apartamento. O pé direito é normalmente alto, o que possibilita a divisão em dois ambientes. Aposte num novo estilo de moradia!

E aí? Gostou das ideias de como decorar o seu loft? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!