Uma casa que parece normal por fora e é surpreendente por dentro

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Residência Pruner, ArchDesign STUDIO ArchDesign STUDIO Casas rústicas
Loading admin actions …

A madeira é um material muito nobre. Para além da sua beleza intrínseca, é um elemento suficientemente forte para ser utilizado estruturalmente e, não nos devemos esquecer que é de origem natural, o que automaticamente lhe aumenta o valor.

Hoje, viajamos até Florianópolis, no Brasil, para conhecer a Casa Pruner, uma maravilhosa residência construída à base de madeira e projectada pelo estúdio ArchDesign Studio. Venha conhecê-la connosco.

Utilização do vidro

A primeira coisa que salta à vista no exterior da casa é a quantidade de vidro utilizado. Quase toda a parte dianteira do edifício é construída neste material, destacando-se apenas a chaminé e o volume em redor da porta como sendo as únicas onde se utiliza a pedra. Apesar de este ser um projecto onde a utilização do vidro é bem visível, a imagem da casa continua a ser bastante tradicional e, as visíveis vigas de madeira da fachada, actuam como referência adicional a um estilo menos moderno.

Interior de planta aberta

No interior, a forma do edifício no seu conjunto, é totalmente deixada à vista. A disposição da planta aberta significa que os espaços interiores são totalmente fieis ao desenho exterior da casa. Os elementos estruturais do tecto que em muitos lugares, especialmente em residências de grande dimensão e estilo mais tradicional, são revestidos a gesso, aqui mostram-se na sua totalidade e acabam por ser uma das características mais chamativas da residência. Repare no desenho pouco convencional das vigas de madeira que seguem um padrão em zig-zag quase industrial. A escolha de uma estrutura superior em estilo mezzanine faz com que estas vigas sejam visíveis até mesmo desde o piso inferior, contribuindo ainda para que a imensa quantidade de luz que entra pelo vidro da fachada principal ilumine livremente toda a extensão do espaço.

Materiais naturais

Na sala, encontramos uma lareira feita a base de pedra, deixada totalmente à vista e que proporciona um bom contraste com as vigas de madeira da cobertura, mantendo na perfeição uma sensação orgânica, graças à sua textura rugosa e ao seu padrão intencionalmente irregular.

Estrutura exposta

No mezzanine, a luz é filtrada através da estrutura de uma forma bastante artística, graças ao criativo desenho das janelas que seguem a forma criada pelas vigas que suportam o tecto. A grande quantidade de madeira brilhante utilizada oferece um aspecto fresco e moderno a este estúdio criado no piso superior, perfeito para trabalhar ou simplesmente relaxar.

O protagonismo da madeira

Na zona de refeições encontramos ainda mais madeira – neste caso no lugar das paredes – juntamente com uma mesa que se complementa perfeitamente com as cadeiras modernas, simples e com os candeeiros suspensos. Aqui, como em toda a casa, há uma forte influência rústica, transmitida pelos múltiplos elementos de madeira, compensados pela a aparição moderna, limpa e discreta do restante mobiliário.

Uma referência ao passado

Uma referência dos anos 70 parece entrar em jogo no espaço da cozinha, em forma de desenho retro visto nas cadeiras do balcão. Todo o restante espaço, por seu lado, é perfeitamente tranquilo, moderno e com um carácter intemporal, sem deixar de lado o aspecto prático e funcional que deve ter qualquer cozinha contemporânea.

Pequenos detalhes

Ainda que pareça relativamente convencional à primeira vista, com os seus pisos de madeira e com um armário com espelho, há algumas características chave deste quarto que lhe dão um pouco de elegância adicional: a primeira são os azulejos pouco usuais que compõem a parte baixa da parede que também serve de cabeceira. É incomum ter este tipo de revestimento num quarto, mas estes são particularmente especiais já que são compostos por pequenas secções transversais circulares de madeira. Outro pormenor peculiar deste quarto são, por exemplo, as estantes curvas presas à parede.

Um pequeno luxo

A madeira é encontrada também no quarto de banho, mas o verdadeiro destaque deste espaço é a banheira: um elemento maravilhoso, pleno de luxo e que se destaca brilhantemente contra os azulejos negros colocados por trás de si.

Para finalizar

No terraço da casa, encontramos uma maravilhosa piscina de forma orgânica, plena de luxo e que vai de encontro à linguagem arquitectónica que encontramos por todo o edifício. O piso revestido a madeira surge como o elemento de coesão e brinda os residentes com toda a comodidade e o conforto que se pode esperar de um espaço lúdico.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista