Quais são os tipos de energia renováveis disponíveis?

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

Nossas vidas, relações sociais e todos os aspectos que mantém nossa sociedade em movimento tais como a economia e produtividade dependem do consumo e distribuição de energia no planeta. Em nosso dia a dia, podemos utilizar diferentes recursos energéticos que provém de fontes primárias, ou seja, aquelas que estão disponíveis na natureza como a madeira, o gás natural, a água, o vento e o sol. Ou fontes secundárias, que surgem a partir das fontes primárias como energia elétrica, gasolina, álcool, carvão vegetal, entre outros.

Dentro do grupo das fontes primárias estão caracterizadas as não renováveis e energias renováveis. As primeiras, temos utilizado indiscriminadamente, são fontes que se esgotam com o passar do tempo. Já as energias renováveis são geradas a partir de ciclos da natureza e por isso tendem a existir continuamente.

A utilização de energia renovável vêm aumentando com o passar dos anos, em muitos casos algumas destas fontes de energia pode inclusive ajudar a manter o planeta em equilíbrio. Iremos apresentar alguns modelos de usos energéticos convencionais e sustentáveis que você pode utilizar ao construir sua casa.

Sistema de energia solar

Casas clássicas por FASA AG

Em lugares com grande incidência solar é possível utilizar a energia proveniente do sol. Os sistemas de aquecimento podem ser térmicos ou elétricos. Para o fornecimento de energia elétrica, utiliza-se o sistema de painéis fotovoltaicos, que captam e transformam a energia solar em energia elétrica. Infelizmente o sistema de instalação ainda possui custos elevados, mas sua manutenção tem baixo custo e alguns governos já têm dado incentivos a quem utiliza este tipo de captador.

Tudo o que você precisa saber sobre energia renovável para sua casa

Casa sustentável urbana: Casas ecléticas por Ecoeficientes
Ecoeficientes

Casa sustentável urbana

Ecoeficientes

Os arquitetos do escritório Ecoeficientes, realizaram um projeto que contemplou diversos aspectos sustentáveis e de usos de energia renovável na residência. Como por exemplo, a instalação de pequenos geradores de eletricidade, placas fotovoltaicas, turbina eólicas e aquecedores solares para água. Todos este sistema de circulação de energia renovável permitiu com que os gastos fossem reduzidos e a casa estivesse em maior equilíbrio com o meio ambiente.

Benefícios de sistemas renováveis

Casas industriais por Facit Homes
Facit Homes

Solar House

Facit Homes

Os sistemas renováveis de energia auxiliam na redução de impactos ao meio ambiente, em muitos casos, produzem a chamada energia limpa, ou seja, uma energia que não gera ou expele resíduos. Além de contribuir para que você tenha uma residência sustentável, os sistemas renováveis a longo prazo também podem te ajudar a reduzir seus gastos mensais.

Sistema eólico

Casa Jabuticaba: Janelas   por Raffo Arquitetura
Raffo Arquitetura

Casa Jabuticaba

Raffo Arquitetura

Através de mini e microgeradores eólicos, você pode obter em sua residência, energia elétrica à partir das forças dos ventos. Por serem de pequeno porte, tais geradores ficam mais próximos ao solo e sua localização no entorno da residência deve ser bem estudada, já que lugares com vegetação densa podem atrapalhar no movimento das correntes de vento. Além de geradores de energia eólica, uma ótima dica para economizar energia é projetar os cômodos como a sala de jantar ou a sala de estar, com grandes janelas e entrada de luminosidade, deste modo, você não precisa acender a luz elétrica em casa durante boa parte do dia e tarde.

Sistemas híbridos

Casa Bromélia:   por Urban Arquitetura
Urban Arquitetura

Casa Bromélia

Urban Arquitetura

Sistemas híbridos combinam energia solar e energia eólica. Assim, você pode ter em sua casa um sistema de energia renovável durante o ano todo. Esse sistema híbrido funcionará de acordo com a localização geográfica de sua residência, caso esta seja favorável, é possível obter energia solar durante o verão e energia eólica durante o inverno.

Painéis fotovoltaicos conectados à rede

Casas modernas por Gavin Langford Architects
Gavin Langford Architects

Solar shading & solar energy

Gavin Langford Architects

 Este sistema é utilizado quando as placas de energia solar não produzem energia suficiente para a demanda da residência, por isso, os painéis fotovoltaicos ficam conectados à rede de energia elétrica da região, assim é possível evitar quedas de energia quando em dias menos ensolarados e durante a noite.

Sistema micro hidrico

A água pode ser utilizada em maior ou menor escala para produzir eletricidade. No caso de pequenas regiões de abastecimento, instala-se um sistema micro hídrico que consiste num pequeno gerador que fornece uma determinada quantidade de energia formada através do aproveitamento de da água. 

Em sua residência, além você pode optar não apenas por instalar um sistema renovável de energia, mas também por construir utilizando recursos sustentáveis, ou seja, com materiais que não tenham tanto impacto, como tijolos de adobe e bambus, faça uma horta com sistema de irrigação com água reutilizada e compre móveis como mesas e cadeiras de madeiras certificadas.

Pronto para implementar um sistema de energia renovável em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!