Saiba o que é Arandela e veja 15 ideias de Iluminação de Ambientes

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Apartamento SQS 312, Fabrício Cardoso Arquitetura Fabrício Cardoso Arquitetura Quartos minimalistas Madeira Branco
Loading admin actions …

Entre tantos aspectos fundamentais para um projeto de arquitetura e design de interiores, está a iluminação. Ela é tão importante que existem especializações, como a de Light Design, especialmente voltadas ao estudo da iluminação de ambientes. Ela considera ciências exatas, economia de energia, fisiologia da visão humana, os efeitos psicológicos da iluminação nas pessoas e, claro, conhecimento em arquitetura e decoração de ambientes para um resultado estético perfeito.

Se você não esperava por tudo isso apenas para falarmos sobre arandelas, bem, nunca é demais conhecer o valor dos itens de decoração que vai utilizar no seu projeto. Assim você acaba aprimorando a sua visão sobre uma simples luminária, desenvolvendo uma ideia mais conceitual que vai lhe permitir escolher os modelos que realmente oferecem funcionalidade e beleza aos ambientes. Então, vamos falar sobre a arandela e ver belíssimos modelos a seguir.

​O que é arandela e como utilizar?

A arandela é um tipo de luminária que é fixada na parede. Então, não importa o tamanho, o material ou a intensidade da luz, se estiver instalada em uma parede, chama-se de arandela. O objetivo desse item é complementar a decoração e a iluminação, promovendo conforto visual e fazendo um acabamento. Por isso normalmente a intensidade da luz é baixa e a iluminação é indireta, utilizando a própria parede para refletir a luz.

A arandela não deve ser usada como única fonte e iluminação de um ambiente, pois não é o suficiente. Em determinados momentos você pode acender somente as arandelas para criar um clima mais aconchegante, mas é bom ter a opção da iluminação principal, mais forte, como para fazer limpeza.

Quanto aos modelos e estilos, são muitos a escolher. Deve-se considerar o tamanho do ambiente para definir a quantidade a ser utilizada, também se é um espaço externo, pois o material deverá suportar as intempéries do tempo.

Você pode utilizar uma composição de arandelas para criar um desenho na parede e escolher o modelo e o material de acordo com o estilo da sua decoração. Então, agora, chegou o momento das inspirações. Confira a seguir as ideias propostas em projetos realizados pelos profissionais cadastrados aqui na homify.

1. ​Arandela retangular preta

Na composição desse quarto, a arandela preta se destaca das demais cores utilizadas. Seu formato moderno faz com que seja um ponto decorativo na parede lisa, e o seu tamanho permite uma iluminação leve, mas suficiente para servir às duas camas.

2. Arandela de parede simples

Pequena, quadrada e branca. Esse é um modelo simples de arandela, mas necessário quando só precisa de um complemento para a iluminação, sem chamar atenção para um ponto específico. Nesse caso, ficou ideal, até pelo fato de o formato da arandela seguir o padrão de linhas retas usadas em toda a sala.

3. ​Luminária para espelho de banheiro

Nesse banheiro claro revestido de mármore, a arandela cumpriu com seu papel complementar. Ela pode ser pequena, pois não precisa de uma luz forte para iluminar de forma agradável um ambiente que já é claro. A julgar pelo estilo dos metais, o objetivo dessa decoração era trazer uma atmosfera mais sóbria e limpa, porém com toque se sofisticação, por isso a arandela também é simples, mas muito charmosa.

4. Arandela de parede decorativa no corredor

Corredor e Rouparia homify Corredores, halls e escadas modernos corredor,rouparia,nichos,marcenaria,arandela

Esse é um belo exemplo em que você pode fazer uma composição com arandelas para transformar uma parede lisa em um ponto decorativo da casa, sem comprometer o espaço de circulação. Em uma área estreita e com lâmpadas brancas, apenas as arandelas são o suficiente para iluminar na maior parte do tempo, deixando o espaço mais agradável e bonito.

5. Arandelas articuladas em banheiro

Esse modelo de arandela articulada é mais comum em quartos, espaços de leitura e escritórios. Mas realmente combinou com o banheiro, pois a parede em mármore harmonizou com o material das luminárias e formato dos espelhos harmonizou com o formato articulado das luminárias. São detalhes sutis, mas que fazem toda a diferença quando observados.

6. Arandelas em estilo industrial

Essas simples e discretas arandelas tornaram-se essenciais na composição desse ambiente em estilo industrial. Basta imaginar como o espaço ficaria sem elas para ter certeza disso. Elas trouxeram mais vida e acolhimento, criando um bonito efeito e reforçando a cor da parede de tijolos aparentes.

7. ​Arandelas de cabeceira

Uma das formas de utilizar arandelas na cabeceira da cama é justamente para iluminar durante uma leitura na cama, e não apenas para decorar. Para cumprir com essa função escolha luminárias com foco voltado para baixo. Nesse ambiente ainda foi utilizada uma luminária de chão com o mesmo design, complementando a decoração.

8. ​Arandelas externas para terraço

Observe que para compor esse gostoso espaço externo de terraço, as arandelas são mais fechadas, na intenção de proteger a lâmpada. Certamente o material de que são feitas também cumpre o papel de proteção. O modelo é moderno e minimalista, harmonizando com os poucos, porém marcantes elementos decorativos.

9. ​Arandela para banheiro romântica

Nesse banheiro criado para uma menina, o romantismo foi o foco da decoração. Pastilhas rosa como detalhe nas paredes, bancada de mármore branco, um grande espelho e uma luminária em forma de castiçal com lâmpada de vela compõem essa atmosfera com perfeição. Note que o tamanho da arandela é proporcional ao do espelho.

10. Composição de iluminação indireta em ambiente comercial

Recepção homify Corredores, halls e escadas modernos Pedra Ambar/dourado poltronas pequenas,parede de pedra,pedra,arandela,turquesa,madeira

Para compor a área de espera de uma clínica, que é um ambiente mais formal, o objetivo era torná-lo mais agradável e aconchegante, evitando aquela iluminação direta sobre as pessoas. Então, foram utilizados elementos como madeira, revestimento de pedra na parede e uma linda composição de arandelas douradas. Ficou acolhedor e sofisticado ao mesmo tempo.

11. Arandela de parede moderna

Duas hastes paralelas verticais. Simples e bem diferente, concorda? Se você procura por um modelo de arandela para deixar o ambiente mais moderno, com ar futurista e conceitual, essa é uma opção bem interessante, que pode ser usada de diferentes maneiras. Inclusive, pode criar formas inusitadas utilizando mais quantidade de hastes.

12. Arandela para banheiro sofisticada

Com uma cúpula de vidro e lindos cristais pendentes, além da haste prateada, esse é um modelo para compor ambientes mais sofisticados. Nessa imagem a arandela está complementando uma parede revestida com pastilhas ônix, um ponto interessante para ter atenção na hora de combinar elementos e obter o resultado desejado.

13. Luminária de parede externa estilo antigo

Esse modelo de luminária é muito clássico, daqueles que vemos nos filmes antigos. Ela fez a composição perfeita com a porta de madeira de demolição e detalhes em ferro na parte do vidro. A área externa da entrada ficou muito acolhedora, um verdadeiro cenário.

14. Abajur transformado em arandela

Nessa decoração de quarto de bebê a parede recebeu revestimento em MDF laqueado e papel estampado com laços, recebendo muito bem o abajur de letra em uma linda arandela. Assim criou-se um ponto de iluminação secundária com a praticidade do acendimento junto ao interruptores principais.

15. ​Abajur de parede

Em formato típico de abajur, essa arandela traz a otimização do espaço, pois não fica sobre o criado. Também é flexível, permitindo ser trazida mais para perto da cama. Seu formato simples harmonizou muito bem com a delicadeza de todo o ambiente e o seu conceito funcional.  

E então, gostou das inspirações? Esperamos ter ajudado você a perceber a iluminação feita com arandelas por uma perspectiva mais analítica e criativa. Assim será mais fácil fazer as escolhas certas na hora de compor os seus ambientes.

Qual desses modelos você gostaria de usar na sua casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!