Área de Lazer na cidade: Jardins rústicos por Stefani Arquitetura

6 dicas para ter um gramado bonito no quintal

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Se o ditado A grama do vizinho é sempre mais verde faz sentido quanto ao quintal dele, bem, hoje é dia de mudarmos esta verdade juntos. Afinal, se você mora em uma média ou grande cidade e tem a sorte de ter à disposição um quintal todo para você, por que não deixar esta situação ainda mais perfeita com a presença de uma linda e verdejante grama? Se esta é a sua vontade, então este artigo será perfeito para você.

Ter um bom gramado em casa, apesar de não ser algo fácil, é extremamente recompensador. A grama, como ponto estético, traz uma sensação de acolhimento perfeito ao lar. Com ela, o toque natural fica amplo e evidente, por isso, pense em uma boa jardinagem de acompanhamento para valorizar o imóvel. Para quem tem animais domésticos, a presença de gramado no quintal também é uma ótima escolha, pois, naturalmente, gatos ou cachorros tendem a escolher espaços com terra para enterrarem suas necessidades. Ainda, neste caso, a limpeza do gramado poderá ser fácil, evitando mau cheiros, já que atua na absorção rápida de elementos orgânicos. 

Para a família, a presença do jardim gramado pode trazer momentos de conforto e relaxamento completo. Afinal, a presença de uma boa rede próxima ao gramado, com o vento suave soprando no rosto, pode ser tudo o que você precisa para ter um descanso pleno e ótimos sonhos. Piscinas, banhos de mangueira e brincadeiras refrescantes são as coisas que fazem as crianças amarem este tipo de espaço.

E para que você possa adicionar um ótimo gramado em sua casa, sem se preocupar com o vizinho, iremos trazer algumas dicas sobre como você pode cultivar um belo gramado em seu quintal. São dicas que vão desde a plantação, passando pelos cuidados rotineiros, até a aparagem da grama. Seguindo estes passos e contando com a ajuda de um bom profissional paisagista, os resultados no seu quintal serão perfeitos! 

Por isso, venha conosco, confira mais este conjunto de dicas imperdíveis no homify e faça do seu gramado a referência para todos os seus vizinhos. Aproveite!

Escolher o tipo

Uma série de fatores implicam na escolha do tipo de grama para o seu lar. Clima, tipo de solo e luminosidade são alguns destes fatores, além, claro da definição do uso de gramado – se para passeio constante ou apenas ornamentação do espaço. No Brasil, as espécies mais procuradas são a Grama Esmeralda, São Carlos e Santo Agostinho, sendo que, entre estas, a mais popular é a Grama Esmeralda, que apresenta folhas menores, o que confere um visual mais delicado ao quintal, além de ser ótima para a utilização em passeios. 

Na imagem, um ótimo jardim em pequenas medidas, mas com um ótimo gramado acompanhado de espécies trepadeiras no ótimo projeto do escritório Tania Bertolucci de Souza e Arquitetos Associados, de Porto Alegre (RS).

Plantio

Área de Lazer na cidade: Jardins rústicos por Stefani Arquitetura
Stefani Arquitetura

Área de Lazer na cidade

Stefani Arquitetura

Seja a partir de sementes ou através da implantação de placas, o plantio de gramas deve ser feito especialmente durante os períodos de chuva. A terra deve ser devidamente preparada sem a presença de pedras ou pedaços de madeira, para que isto seja feito e, também, o solo seja nivelado de forma correta, a utilização de ancinhos e enxadas pode servir perfeitamente. Tenha o cuidado de observar os pontos onde há acúmulo de água e complete estes pontos com terra para evitar o apodrecimento das raízes. 

Neste belo projeto do escritório Stefani Arquitetura, de Porto Alegre (RS), o perfeito nivelamento do solo conferiu um espaço excelente para o agradável jardim onde está instalada a hidromassagem do lar. A presença do gramado no local, deixou o quintal ainda mais relaxante.

Rega

Para que o gramado cresça forte e tenha uma aparência sempre verdinha e saudável, o ideal é que a rega seja diária – por isso, explica-se a preferência pelo plantio em períodos chuvosos. Se você não tem a possibilidade de optar por um sistema de irrigação, utilize uma mangueira para que toda a extensão do gramado seja alcançada. No entanto, lembre-se de que estamos em períodos com escassez de água e, se possível, prefira a água de reuso para uma melhor drenagem no local. Desta forma, você mantém um gramado perfeito e ainda economiza nas contas mensais.

Neste projeto registrado pela Mellani Fotografias, de Bauru (SP), o gramado foi utilizado para decorar o amplo quintal com o deck da piscina, com a presença de pequenas tábuas para marcar o caminho. A presença dos coqueiros e do pequeno jardim, dão um charme tropical especial ao espaço.

Fertilização

Residência Condomínio Cafezal: Jardins ecléticos por Mônica Mellone Arquitetura
Mônica Mellone Arquitetura

Residência Condomínio Cafezal

Mônica Mellone Arquitetura

A fertilização deve ser feita idealmente após 6 meses no caso do plantio através de sementes. Após isto, o ideal é que a a fertilização seja feita anualmente. Você poderá encontrar produtos específicos para este fim em casa especializadas. Assim como a fertilização, a utilização de produtos que protegem as plantas da presença de insetos e outros fatores climáticos devem ser devidamente utilizados. Para um resultado eficaz, não deixe de consultar um bom profissional paisagista.

Neste delicado projeto da arquiteta Mônica Mellone, de São Paulo (SP), a utilização de pequenas e coloridas flores deu o tom especial para o espaço gramado, formando um lindo jardim.

Aparando

PAISAGISMO JM SERRA: Jardins campestres por Landscape Paisagismo
Landscape Paisagismo

PAISAGISMO JM SERRA

Landscape Paisagismo

Essencial para a boa aparência do gramado, a poda deve ser realizada conforme períodos torrenciais. Em épocas de chuvas constantes, o gramado crescerá com maior rapidez, pedindo a poda quinzenal do local. Já nos períodos de seca, o gramado tenderá a crescer mais vagarosamente, permitindo um intervalo maior entre as podas. Lembre-se de que cada espécie de grama pede um corte ideal na altura. Por isso, lembre-se de verificar esta informação no momento em que comprar sua grama. Em todos os casos, lembre-se de não deixar a grama crescer mais do que 7 cm. de altura. Isto poderá dar um aspecto de secura para o gramado. 

Neste projeto da Landscape Paisagismo, do Rio de Janeiro (RJ), podemos notar como a grama bem cuidada conferiu ao quintal uma ambientação perfeita, com o gramado sendo utilizado como um imenso e lindo tapete, somando um cenário ideal com o telhado verde.

Limpeza

Por fim, fique sempre atento com a limpeza de seu gramado. Manter ele livre da presença de folhas secas e outros tipos de sujeiras é ideal para que o crescimento seja forte e uniforme, permitindo uma aparência saudável ao espaço. Lembre-se de fazer isto rotineiramente com a ajuda de um bom ancinho e materiais para jardinagem.

E você, o que acha da ideia de ter um gramado no seu quintal?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!