Saiba tudo sobre os tipos de mármore e os diferentes acabamentos

Lavabo Mostra Morar Mais 2016 Jacqueline Ortega Design de Ambientes Banheiros clássicos
Loading admin actions …

O mármore é muito utilizado na construção civil como revestimento e elemento decorativo. Ele é uma rocha metamórfica composta principalmente por minerais de calcita e possui coloração mais uniforme com veios bem definidos. É uma material menos resistente e mais poroso que o granito, mas pode ser tratado para que fique impermeável.

Diferente do granito, que possui uma superfície mais uniforme, o mármore é um elemento extremamente marcante por ter os veios, e isso torna qualquer peça de mármore muito exclusiva e única. Na hora de escolher o tipo de acabamento do mármore, a instalação e até mesmo qual pedra comprar, surgem muitas dúvidas. Então selecionamos algumas dicas que vão te ajudar nessa escolha, iniciando pelos três tipos de acabamento mais comuns (polido, levigado e jateado) e depois falando sobre os tipos de mármore.

Mármore polido

Lavabo com Cuba Esculpida homify Banheiros modernos
homify

Lavabo com Cuba Esculpida

homify

O mármore é extraído da natureza em grandes blocos de pedra de mármore, e depois é fatiado, como se fosse um pão. Após ter o produto em fatias, inicia-se o processo de acabamento do mármore, sendo que o mais comum deles é o polido.

O mármore com acabamento polido passa um processo intenso de polimento até que a chapa brilhe por si só. A chapa fica completamente plana e bem lustrosa e é comum utilizá-lo como piso em ambientes secos – quartos e salas – ou como bancadas de pia de mármore. Este acabamento possui fácil manutenção, mas é bastante escorregadio se utilizado como piso.

Mármore levigado

Suite Lovers: quarto e banheiro do casal studio d'design by' laura gransotto Banheiros clássicos Cobre/Bronze/Latão Cinza
studio d'design by' laura gransotto

Suite Lovers: quarto e banheiro do casal

studio d'design by' laura gransotto

O acabamento levigado – também conhecido como semi-polido –  é plano, só que um pouco mais fosco do que o polido. Para obter a peça com acabamento levigado, é necessário lixá-la com abrasivos até deixá-la lisa e sem nenhum arranhão. 

Se compararmos uma peça de mármore à uma de porcelanato, o mármore polido seria o acabamento brilho e o mármore levigado seria equivalente ao porcelanato acetinado.

Mármore jateado

Fachada em travertino bruto e vasos vietnamitas Fernanda Chiebao- ARCHI CasaAcessórios e Decoração
Fernanda Chiebao- ARCHI

Fachada em travertino bruto e vasos vietnamitas

Fernanda Chiebao- ARCHI

O mármore jateado é ideal para áreas externas e de churrasco porque torna a pedra menos escorregadia. Para chegar nesse acabamento, a pedra recebe um jato de areia que a deixa áspera.

Mármore branco carrara

O mármore branco carrara também é conhecido apenas como mármore carrara. Ele é um dos mármores mais desejados porque possui o fundo claro com veios bem definidos e marcantes em cinza ou preto. Ele fica incrível em ambientes minimalistas ou clássicos, sempre deixando o ambiente sofisticado.

Mármore branco piguês

O mármore branco piguês, ou apenas mármore piguês, é um mármore grego que tem os veios menos definidos que o mármore carrara e em tonalidade de cinza claro. Mesmo no acabamento polido, não fica com tanto brilho quanto o carrara, mas tem um preço cerca de 30% mais baixo.

Mármore branco nacional

Detalhe tampo de mármore homify Banheiros modernos
homify

Detalhe tampo de mármore

homify

Esse é o mármore branco nacional, muito utilizado em casas antigas brasileiras. Ele é bem uniforme, praticamente sem veios e tem uma superfície mais rugosa. Ele é o mais barato entre os três mármores brancos e, às vezes, as pedras internas podem ter tons um pouco esverdeado.

Mármore ônix

O ônix é um mármore naturalmente translúcido e não precisa de nenhum processo de refinamento para ficar assim. Por isso, está sendo cada vez mais utilizado em peças com retro-iluminação.

Para quem gosta de luxo e modernidade, as cubas esculpidas e os grandes painéis retro-iluminados são uma excelente escolha. A retro-iluminação geralmente é feita com fitas de LED que criar esse efeito de luz difusa, valorizando o desenho natural do mármore.

Mármore travertino romano

​NRT | Lavabo Kali Arquitetura Banheiros modernos
Kali Arquitetura

​NRT | Lavabo

Kali Arquitetura

O travertino é um mármore italiano de cor bege com veios longilíneos e constantes, como se fossem finas camadas de areia. Ele é um mármore bem poroso e se for utilizado em áreas como banheiro e cozinhas, precisa passar por um processo de preencher os furos com resina e impermeabilizá-lo.

Mármore marrom imperador

Mármore espanhol com tonalidades de marrom no fundo e veios que variam de bege  a branco. Ele geralmente possui muitos veios próximos uns aos outros, o que torna a peça bem chamativa.

Além do marrom imperador, também existe o marrom imperador light, que é um pouco mais claro que o comum.

Mármore preto

Lavabo em tons de cinza MARIA FERNANDA PEREIRA Banheiros modernos Mármore Preto
MARIA FERNANDA PEREIRA

Lavabo em tons de cinza

MARIA FERNANDA PEREIRA

O tipo mais comum de mármore preto é o Nero Marquina. Ele possui o fundo preto com veios brancos muito marcantes, que trazem luxo ao ambiente.

Cubas esculpidas de mármore

Chamamos de cuba esculpida uma pia que é produzida com o mesmo material utilizado na bancada, geralmente feita em pedras sintéticas, mármores ou granitos. As cubas esculpidas são mais utilizadas em banheiros e lavabos, e é comum que elas não deixem o ralo e o sistema de escoamento de água visíveis. 

A maior vantagem das cubas esculpidas são a estética e a possibilidade de uma infinidade de tamanhos, modelos e materiais. Com isso é possível desenvolver um ambiente bem personalizado e adequado para as dimensões de cada espaço. Esse é um recurso muito utilizado quando precisamos encontrar uma pia para banheiro pequeno, já que podemos adaptar o tamanho, para que o espaço fique prático e funcional. A limpeza das cubas esculpidas varia muito de acordo com o material escolhido.

Como o mármore é um material mais poroso e suscetível à absorção de água, ele precisa ser impermeabilizado adequadamente. A melhor impermeabilização é feita por profissionais depois do mármore já instalado, mas é possível fazer você mesmo com os produtos adequados encontrados em lojas de materiais de construção.

Como economizar na compra de mármore

Se você quer ter algo de mármore na sua casa e economizar, separamos duas dicas que vão te ajudar:

A primeira é contratar um profissional qualificado para fazer a instalação do material ou escolher uma marmoraria que já faça a instalação. Não adianta escolher um mármore lindíssimo se ele for instalado de maneira grosseira. A segunda é buscar oportunidades de compras em marmorarias. Muitas vezes o bloco de pedra extraído e quando é fatiado se percebe que a pedra está “estragada”, ou seja, com manchas e veios muito diferentes do que é considerado “padrão”. Entretanto, nem sempre isso é sinônimo de um material feio. Então peça para dar uma olhada nessas fatias e talvez você achará algo encantador para a sua casa. Lembre-se: A graça de utilizar um material natural é a sua originalidade!

Selecionamos mais 18 ideias de ambientes que ficaram ainda mais bonitos com a utilização do mármore:

Bancada e paredes revestidas de mármore carrara polido.

Banheiro homify Banheiros modernos Madeira Efeito de madeira
homify

Banheiro

homify

Bancada de mármore ônix com retro-iluminação.

Banheiro - Casa Pérola Cia de Arquitetura Banheiros clássicos
Cia de Arquitetura

Banheiro – Casa Pérola

Cia de Arquitetura

Cuba esculpida em travertino romano.

Bancada em mármore branco piguês que avança sobre o vaso sanitário para aproveitar todos os espaços de um banheiro pequeno.

Bancada e painel (refletido no espelho) de ônix retro-iluminado.

Projeto de Arquitetura de Interiores - Lavabo Sarah & Dalira Banheiros modernos
Sarah & Dalira

Projeto de Arquitetura de Interiores – Lavabo

Sarah & Dalira

Bancada de travertino romano com cuba esculpida de ônix.

Bancada de ônix com cuba de cristal de murano.

O granito marrom imperados light foi utilizado tanto na bancada como para revestir piso e paredes do box.

Bancada e cuba esculpida em mármore marrom imperador.

Travertino romano utilizado para revestir balcão de atendimento de um ambiente comercial.

Decora Lider - Campinas - Escritório Lider Interiores Escritórios modernos
Lider Interiores

Decora Lider – Campinas – Escritório

Lider Interiores

Além do uso em bancadas e revestimentos, o mármore está cada vez mais presente em móveis soltos, como esta mesinha lateral com pés de metal e base de mármore carrara.

Bancada em mármore piguês levigado.

Nesse projeto, a churrasqueira foi revestida com placas de travertino romano.

Parede de Sala Revestida com Travertino 10X10 DECOR PEDRAS PISOS E REVESTIMENTOS
DECOR PEDRAS PISOS E REVESTIMENTOS

Parede de Sala Revestida com Travertino 10X10

DECOR PEDRAS PISOS E REVESTIMENTOS

Este mosaico na parede à esquerda é de pequenos blocos de mármore rústico (sem acabamento).

Detalhes que fazem a diferença Cecília Mesquita Arquitetura Varandas, alpendres e terraços tropicais
Cecília Mesquita Arquitetura

Detalhes que fazem a diferença

Cecília Mesquita Arquitetura

Lareira em travertino romano tornou o ambiente rústico e sofisticado ao mesmo tempo.

Cubos de ônix retro-iluminados podem abrigar obras de arte ou ser uma iluminação indireta no ambiente.

Bancada de mármore marrom imperador com cuba e nicho embutidos.

Cozinha que utilizou o mármore carrara como revestimento acima da bancada. Se você gosta de pedras naturais na cozinha, não deixe de conferir essas 20 cozinhas modernas com bancadas de mármore ou granito.

De qual mármore você mais gostou?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!