Cores 2019: 28 Maneiras de Usar na Decoração da Sua Casa

Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro – HOMIFY Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro – HOMIFY
RESTAURANTE CONTAINER, MEIUS ARQUITETURA MEIUS ARQUITETURA Espaços comerciais
Loading admin actions …

As cores influenciam muito a nossa vida e o nosso dia a dia, mesmo que muitas vezes a gente não tenha consciência disso. Cada cor emite uma vibração que é captada pelo nosso subconsciente e vai influenciar nas nossas ações e emoções. Se aplicarmos essa lógica à arquitetura e ao design de interiores, conseguimos compreender o quanto é importante conhecermos a tendência das cores 2019 e aplicá-las de forma adequada em cada ambiente da casa. 

Todo ano a Pantone escolhe uma cor para ser o tom de destaque do ano, e isso geralmente acontece em dezembro do ano anterior. Este ano não foi diferente: a Pantone acabou de anunciar a cor ’Living Coral’ como cor do ano de 2019. Além da Cor do ano, existe o “PANTONEVIEW home + interiors 2019”, que inclui duas paletas de cores complementares que foram especificamente escolhidas para o design de interiores.

Ficou curioso? Nesse post nós vamos explorar mais as cores 2019 de acordo com a Pantone e co do ano, entender quais sentimentos essas cores podem provocar nas pessoas, e conferir diferentes maneiras práticas de usar essas tendências que vão dominar a decoração e design de interiores em 2019.

Tabela Pantone

Detalhe homify Espaços comerciais composição,verde na parede,decoração,Escritório e loja

O Instituto de Cores Pantone é uma empresa norte-americana responsável pelo desenvolvimento de sistemas de cores que se tornaram referência para o mundo todo, principalmente para o design. Essa empresa não é a primeira nem a única a criar uma linguagem padronizada de cores, mas com certeza é a mais famosa e a principal referência atualmente. 

Desde 2000 a Pantone escolhe uma cor para ser o tom de destaque do próximo ano, e isso influencia de forma significativa o mundo da arquitetura e do design. O lançamento da cor oficial acontece sempre em dezembro do ano anterior, e é aguardada por muitos profissionais. A cor deste ano já foi anunciada!

Saiba como usar a cor do ano 2019 na decoração da sua casa.

Como são escolhidas as cores cores tendência 2019

Nosso tempo apresenta um universo de possibilidades e escolhas, e o PANTONEVIEW home + interiors 2019 é um mapa focado nas cores que estão liderando o caminho para um futuro diversificado e lúdico. Apesar de ser novidade para muita gente, as cores do ano começaram a ser pautadas pela Pantone desde 1999, sendo que o primeiro tom foi o azul cerúleo, escolhido para o primeiro ano do novo milênio. Mas existe uma questão importante a ser respondida: como é feita essa escolha?

Os pesquisadores de tendências do Instituto se baseiam em materiais e estudos feitos para entender as emoções culturais da época em questão. Nesse momento é de fundamental importância entender um pouco sobre a psicologia das cores. Além das pesquisas sobre as tendências para as próximas temporadas, a Pantone prioriza escolher tons que vão traduzir os conflitos e vitórias da época que estamos vivendo, e tenta encontrar um ponto de equilíbrio entre essas duas partes. E é desta mesma forma que está sendo definida a tendência de cores para 2019.

Em 2016: pela primeira e única vez tivemos duas cores do ano. O Rose Quartz e o Serenity foram escolhidos para amenizar a atmosfera de tensão e violência que pairava sobre o mundo.

Em 2017: a cor Greenery foi escolhida para que nossas energias pudessem ser revitalizadas e não perdêssemos a esperança em meio a um cotidiano cada vez mais caótico.

Em 2018: a cor Ultra Violet é complexa e contemplativa, e está ligada aos mistérios do cosmos, à trama do que está por vir e às descobertas para além de onde estamos agora. Além disso, essa cor é frequentemente associada a práticas de atenção plena.

Curiosos para saber qual é a cor cor do ano 2019? Vamos lá!

Cor do ano 2019: Living Coral

Pantone Colours 2019 , Geonyoung Lee - homify Geonyoung Lee - homify

A cor do ano 2019 foi anunciada pela Pantone recentemente e nós vamos te contar tudo sobre ela! A previsão é de que a cor Living Coral vai invadir ambientes e estampar decorações neste próximo ano. A principal justificativa para a escolha desta cor é que depois de olhar pra dentro, estamos em busca do alimento emocional e de reafirmar a vida.

Todas as cores Pantone 2019 e, principalmente, a cor do ano, nos remetem à nutrição, conforto e familiaridade que nos fazem sentir bem. A cor é leve, lúdica, divertida e nos faz sentir alegres. Além disso, a cor é calorosa, acolhedora e versátil, e permite combinações elegantes e inusitadas. Nossas ideias vão te ajudar a incorporar a cor do ano 2019 na decoração da sua casa!

Conheça a cartela de cores para 2019

Para o próximo ano o Pantone Color Institute escolheu 72 cores pantone 2019 e as dividiu em duas paletas distintas:

Cores 2019 – Cravings: Essa paleta faz alusão aos alimentos fetiche, e essas cores tem o intuito de tentar os olhos e as papilas gustativas com vermelhos condimentados e doces, laranjas flamingo, e roxos ricos. Como complemento, o tom do saboroso butterum e cappuccino proporcionam aquecimento, enquanto o verde relva promete uma pausa refrescante do calor e a sensação de sombra e descanso. Perceba que todas as cores tendência 2019 desta paleta buscam alimentar a alma, confortar e acolher.

Cores 2019 - Clássico: Essa paleta de cores oferece opções mais clássicas onde aparecem cores como o branco e tons de camelo, que combinam perfeitamente com com verdes-azulados profundos, cinzentos flanela e negros caviar. Assim como o nome indica, os matizes da paleta clássica são fundamentais, básicos e eternos, e ao mesmo tempo elegantes. Esta é a paleta onde aparece um gracioso branco cisne – uma das grandes apostas dos designers de interiores para compor com a cor do ano 2019 – e um bronzeado cor de camelo, cores que coexistem sem esforço e combinam com um tom de cinza flanela, com vermelho vinho ou com tonalidades de caviar preto e afins.

Como usar as cores tendência 2019

A cor do ano 2019 combinada com as tendência de cores para casa nos permitem combinações infinitas e diferenciadas, a partir disso se torna ainda mais relevante se conectar com os clientes, e usar paletas de cores que envolvem e estimulam as pessoas além da superficialidade.

É provável que a esta altura do campeonato você já esteja pensando qual é a parede da sua casa você vai pintar com uma das cores tendência 2019, mas não necessariamente prenda-se somente a mudar a cor das paredes. Selecionamos 31 ideias e dicas para você usar tendência de cores para 2019, e muitas delas envolvem mudanças simples e fáceis de fazer, como almofadas e tapetes, por exemplo. 

Antes de usar as cores 2019 em casa e de sair pintando a cor damasco na parede, é importante relembrar que as cores quentes são aquelas que nos trazem sensações de alegria, movimento, excitação. Já as cores frias nos remetem a calmaria, tranquilidade e relaxamento. Busque entender o que você quer que o seu ambiente transmita e qual cor tem mais a ver com a sua personalidade, para então fazer uma escolha assertiva.

Veja essas cores e combinações para pintar a fachada da sua casa.

Dica 01: Use um móvel solto com uma das cores 2019

Ao escolher as cores para a casa, nem sempre é preciso se limitar à cor das paredes, ou mesmo planejar grandes mudanças. Investindo em um móvel solto que esteja na paleta de cores 2019, ou mesmo que seja da cor do ano 2019, você já transforma, traz mais vitalidade e eleva a energia de um espaço.

Dica 02: Pinte teto e paredes da mesma cor para criar um ambiente intimista

É possível trazer a cores da moda para casa de forma inusitada e com muita personalidade, mesmo que seja somente através da pintura. Esse efeito de pintar a parede e o teto da mesma cor reforça a intenção da escolha do cor do ano 2019: proporciona acolhimento, familiaridade e conforto. É aquela sensação de receber um abraço!

Entretanto, como a cor do 2019 é viva e alegre, é importante que você avalie com calma o ambiente da casa e como vai querer explorar essa cor – desta forma você evita arrependimentos.

Dica 03: Use tapetes e cortinas em um tom de roxo vibrante

Dica 04: Este rosa vibrante combina muito bem com tons amadeirados

Dica 05: Uma manta nova com almofadas roxas mudaram a atmosfera desse ambiente

Essa sala de estar ficou muito mais alegre com o estofado verde, junto com a manta e as almofadas nos tons e cores 2019

Dica 06: Se você gosta de radicalizar, já pensou em pintar sua porta de vermelho?

Dica 07: As cores 2019 podem aparecer em pendentes e quadros

Este ano com as certeza as novidades em decoração irão estampar a cor do ano 2019 – assim como este quadro apoiado na prateleira. Se prepare para encontrar a cor Living Coral em muitos objetos decorativos!

Dica 08: Living Coral – a grande aposta para este ano

A cor living coral com certeza estará na paleta de cores para casa deste ano, explorando combinações inusitadas e instigando a criatividade.

Dica: a cor do ano 2019 fica muito elegante se combinada com texturas naturais (como o tecido desta cortina) e com superfícies amadeiradas.

Dica 09: A cozinha branca ganhou portas coloridas e ficou muito mais divertida

Dica 10: Caso você não queira investir muito, mude os objetos de decoração

Essas peças acompanham as novidades em decoração para 2019!

Dica 11: Neste ambiente uma das cores da paleta 2019 apareceu através do letreiro neon

Dica 12: Portas coloridas proporcionaram alegria sem deixar o ambiente carregado

Este projeto prova que misturar as cores 2019 pode dar muito certo! Azul, roxo e o Living Coral em perfeita harmonia, equilibrados pelas prateleiras de madeira e paredes brancas.

Dica 13: As cores 2019 devem ser usadas pontualmente para não sobrecarregar o ambiente

A tendência de cores para casas 2019 envolve cores vibrantes e alegres, e esse espaço conseguiu encontrar o equilíbrio perfeito – ficou colorido e celebra a vida, sem se tornar cansativo para os moradores.

Dica 14: O tapete rosa descontraiu esse ambiente sóbrio. Que tal?

Dica 15: O revestimento desse ambiente está dentro das cores da paleta Cravings, mas é mais sóbrio

Estúdio de Moda homify Espaços comerciais fashion,moderno,decoração,atelier,verde na parede,Escritório e loja

Confira todas as dicas e tendências de decoração de revestimentos para 2019 e deixe o seu banheiro e os ambientes com revestimento mais modernos e sofisticados.

Dica 16: Os estofados de veludo no tom camelo devem ser uma grande tendência

Sofá veludo caramelo homify Casas clássicas Artigos para a casa

Os tons camelo quando combinados com a cor doo ano 2019 podem criar u ambiente com ar tropical e divertido.

Dica 17: Este ambiente mesclou três cores da paleta clássica

Cor de camelo, cinza e tonalidades de caviar preto.

Dica 18: Crie um espaço contemporâneo usando a cor de camelo nos móveis e o cinza flanela na parede

Dica 19: Branco cisne na parede não tem erro!

Esse ambiente aproveitou muito bem a paleta de cores Clássico e o estilo minimalista.

Dica 20: Branco cisne na parede com decoração nas cores da paleta Cravings

Essa são combinações perfeitas para renovar a casa em 2019 com elegância e sofisticação.

Dica 21: Aposte no branco cisne para paredes e armários para criar uma atmosfera tranquila

O branco cisne cria uma atmosfera de tranquilidade, leveza e limpeza. Perfeita para os momentos de descanso e relaxamento.

Dica 22: Branco cisne tanto na parede quanto nos estofados e na parede

Dica 23: Esse ambiente tem base na cor branco cisne, e objetos decorativos nas cores 2019 da paleta Cravings

Dica 24: Sofá colorido

Um espaço neutro onde o sofá confortável em uma das cores da paleta Cravings é tudo que você precisa

Dica 25: Use a criatividade para usar as cores cores Pantone 2019

Aposte em combinações de cores inusitadas! A cor do ano 2019 ficou perfeita com laranja e roxo – deixou a sala divertida e alegre.

Dica 26: Um ambiente todinho decorado com diferentes cores da paleta clássica

Dica 27: O verde relva combina perfeitamente com a cor cinza, sem carregar o ambiente

Consultório Psicologia homify Escritórios ecléticos Vidro

O verde relva já foi uma grande tendência que esteve presente nos ambientes em 2018. Em 2019 ele deve aparecer novamente, mas combinado com a cor Living Coral. Aqui, a cor do ano 2019 aparece em um quadro decorativo.

Dica 28: Aposte na unidade das superfícies e pinte paredes e móveis da mesma cor

Qual dessas dicas para usar as cores 2019 você mais gostou?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista