O Que é o Revestimento Espinha de Peixe ou Escama de Peixe

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Banho social, Bruna Schuster Arquitetura & Interiores Bruna Schuster Arquitetura & Interiores Banheiros minimalistas
Loading admin actions …

Ótimas ideias para a decoração nunca morrem. E prova disso é a volta do revestimento espinha de peixe e escama de peixe em muitas casas.

O revestimento espinha de peixe é o que os arquitetos e decoradores profissionais chamam de paginação. Eles são desenhos pré-estabelecidos e planejados para dar um toque criativo e muito elegante aos ambientes. 

Há algumas décadas, os revestimentos espinha de peixe e escama de peixe estavam em alta em muitos lares brasileiros. Ambientes marcados com esse tipo de revestimento eram tidos como exemplo de elegância e sofisticação.

O uso mais comum do desenho espinha de peixe era para o piso. Para isso, eram utilizadas placas retangulares de madeira (tacos), que organizados de maneira plástica em zig-zag traziam um resultado muito parecido com um esqueleto de peixe, ou espinha de peixe. 

Outro tipo muito comum e com soluções plásticas para a decoração, era o revestimento escama de peixe. Com soluções em formato inverso à espinha de peixe, a escama de peixe passou a ser uma solução bastante agradável principalmente para as paredes. 

Com o passar dos anos, esses tipos de revestimentos caíram em desuso no Brasil. Alguns arquitetos deixaram de recomendar a composição com tacos, já que outras opções modernas ganharam destaque no mercado. Contudo, a inovação de tipos de revestimentos, como o piso vinílico ou laminado, que já desenhados com esse estilo tão interessante quanto clássico para compor o lar, deram um novo respiro ao desenho em espinha de peixe ou escama de peixe, que voltaram a ganhar destaque em projetos de decoração para a casa. 

E para falar mais sobre esse tipo de revestimento para paredes e pisos, trouxemos as dicas abaixo que, temos certeza, farão você se interessar por mais essa opção para o seu lar. 

Por isso, siga conosco pelas imagens abaixo, tire todas as suas dúvidas sobre os revestimentos espinha de peixe e escama de peixe, e inspire-se com estas ótimas ideias!

1. O que é a paginação de pisos

Para saber melhor o que são os revestimentos espinha de peixe ou escama de peixe, é importante entender o que é a paginação. 

A paginação de revestimentos é um estudo que define qual o melhor desenho a ser definido para compor o padrão de pisos ou paredes. Resumindo, a paginação é que define como será o desenho dos revestimentos. 

É com a paginação que pode ser melhor definido o planejamento sobre onde começar a instalação das peças, bem como qual será a direção de suas disposições. Outro ponto importantíssimo da paginação é a definição da quantidade de peças que serão utilizadas, algo fundamental para o orçamento. 

Quando bem definida, a paginação evita padrões desarmoniosos com repetições constantes e, ainda, evita o desperdício de material na instalação, já que haverá melhor definição sobre os recortes e emendas na parede ou piso. 

2. Como fazer a paginação de pisos e paredes

O grande objetivo da paginação é o desenho dos revestimentos para as paredes ou pisos. Logo, uma boa maneira de fazer isso é fazer um desenho prévio na planta com os formatos e tamanhos das peças escolhidas. 

Nesse desenho prévio é ainda possível personalizar os desenhos com diferentes tipos de peças e padronagens. 

Dicas para a padronagem de revestimentos

  • Quando desenhar a paginação, tente considerar desenhos que mantenham o maior número possível de peças. 
  • Defina as peças inteiras para espaços de maior circulação, bem como as peças cortadas para espaços menos visíveis, como cantos, sob bancadas ou atrás de portas ou mobiliários.
  • Comece a paginação pelos cantos das paredes. Com isso, você reduzirá a necessidade de cortar peças, diminuindo o desperdício de materiais.
  •  Use a paginação a favor dos ambientes: os desenhos certos podem fazer com que os ambientes pareçam mais amplos ou altos. Pisos grandes e retangulares, por exemplo, podem fazer com que o ambiente pareça mais alongado, enquanto que essa padronagem para as paredes pode significar sensação de amplitude vertical.

3. Como é a padronagem espinha de peixe

O revestimento espinha de peixe é uma padronagem muito comum na Europa, mas que, há até uma década, tinha caído em desuso no Brasil. Graças a materiais modernos e de alta tecnologia, esse desenho voltou a ganhar espaços em casas e apartamento, já que há menor desperdício de materiais. 

Esse tipo de revestimento é feito com peças em desenho zig-zag, o que é faz dele uma solução bastante interessante para espaços com formatos retangulares. 

Embora seu uso seja muito comum em pisos de madeira, é possível alcançar ótimos resultados com cerâmicas, porcelanatos e azulejos, o que pode fazer com que os ambientes fiquem ao mesmo tempo elegantes, clássicos e com um toque contemporâneo. 

A grande desvantagem da aplicação do revestimento espinha de peixe é que há relativo aumento de custos para a aplicação com a mão-de-obra. 

4. Como é o revestimento escama de peixe

A diferença entre o revestimento escama de peixe e o revestimento espinha de peixe é a direção na instalação. Embora ambas sejam feitas por réguas intercaladas, a paginação de escamas segue uma ordem tanto horizontal quanto vertical, começando pelas laterais e formando uma angulação de 90º. 

No revestimento em formato de espinha de peixe, a padronagem é feita nas paredes, enquanto o revestimento escama de peixe começa diagonalmente e é ideal para peças retangulares. Ambos os tipos de revestimentos seguem o mesmo cálculo para a quantidade de materiais e desperdício de peças. 

5. O revestimento espinha de peixe é tendência no mercado

Cada vez mais a padronagem espinha de peixe volta com força ao mercado brasileiro, seja com o uso de revestimentos cerâmicos ou naturais. Grandes profissionais arquitetos, assim como grandes eventos de arquitetura e decoração, têm mostrado que a solução com esse tipo de revestimento é interessante em uma grande variedade de ambientes. 

Por esse motivo, grandes empresas do segmento têm criado produtos exclusivos para esse tipo de revestimento, o que é importantíssimo para evitar desperdícios. 

6. Qual a diferença entre o revestimento espinha de peixe e o chevron

Lavabo Studio² Banheiros modernos

A semelhança entre o revestimento espinha de peixe e o revestimento chevron está no efeito zig-zag que ambos têm. Contudo, o chevron é indicado para estampas de cerâmicas ou de tecidos, em composições de diferentes tipos retangulares e em disposições perpendiculares, com diagonais que se encontram. 

Já o revestimento em estilo espinha de peixe, ou escama de peixe, tem como diferença os vértices, fazendo com que a composição em formato de espinha de peixe fique clara. Esse tipo de revestimento tem característica singular e é especialmente interessante para valorizar determinados ambientes. Quando composto no piso de madeira ou em porcelanatos com efeito amadeirado, o resultado é um ambiente charmoso, elegante e que cria uma geometria charmosa e descontraída. 

7. Quais os melhores lugares da casa para o revestimento espinha de peixe

O revestimento espinha de peixe é indicado para espaços modernos, versáteis e elegantes, já que podem dar repaginação incrível nas paredes ou pisos. O resultado é um ambiente nostálgico e charmoso, que pode ficar excelente. 

Os pisos espinhas de peixe, ou escamas de peixe, são ótimos para ambientes mais amplos, como salas de estar, quartos ou ambientes integrados. Já as paredes em espinha de peixe é ideal para pequenos detalhes, como nas cozinhas, terraços e cozinhas. 

E você, o que acha do revestimento espinha de peixe? Gostaria de tê-lo na sua casa? 

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista