Ideias de decoração com suculentas e como cuidar dessas plantas

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Ideias de decoração com suculentas e como cuidar dessas plantas

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
RESIDÊNCIA TM: Jardins  por Lá Fora | arquitetura da paisagem,Moderno
Loading admin actions …

Ter plantas dentro de casa ou na varanda deixa o clima muito mais gostoso, com cara de lar feliz. Entre tantas espécies possíveis para compor os ambientes, é preciso pensar naquelas que combinam com o seu estilo de vida, pois plantas são seres vivos e necessitam de cuidados diários. Nesse caso, se você procura por espécies mais fáceis de cuidar, a dica de ouro é fazer uma decoração com suculentas.

As plantas suculentas têm esse nome porque elas armazenam água na raiz, no talo ou nas folhas como um reservatório caso a terra onde estão plantadas fique muito seca. Essa é a principal vantagem para quem não tem prática com plantas ou simplesmente esquece de cuidar delas com a frequência necessária. As suculentas se viram sozinhas por mais tempo do que outras espécies.

Além do mais, os tipos de suculentas são diversos, um mais bonito que o outro, com cores, tamanhos e formatos encantadores. Com elas é possível fazer uma decoração muito criativa, dentro ou fora de casa, desde que peguem sol em algum momento. Então, como você veio em busca de informações e ideias sobre a decoração com plantas suculentas, veja a seguir como cultivar, cuidar e compor os ambientes com elas.

​Como cultivar suculentas

Antes de tudo, mesmo que as suculentas sejam famosas por suportarem bem o sol, não são todas as espécies que podem pegar sol o dia inteiro. Algumas devem ficar expostas somente de manhã e final da tarde, evitando os horários de pico. Então, se você não puder ter esse cuidado de tirar e colocar a planta no sol nos horários adequados, precisa colocá-las em locais estratégicos onde pegue sol apenas algumas horas do dia.

Para plantar uma suculenta você precisa escolher um recipiente não muito fundo, pois boa parte delas possui raízes curtas. Monte o vaso ou outro recipiente com uma mistura de terra, pedrinhas e areia para que o solo fique bem drenado. Não use pratinhos embaixo e de preferência, que o vaso tenha furinhos para escoar bem a água.

Para fazer brotar uma nova planta, coloque as folhas de uma delas cortadas em algumas partes sobre a terra e pronto. Em alguns dias ela irá começar a brotar. Não precisa enterrar a folha. Coloque o vaso em um local arejado e iluminado, que esteja protegido dos horários de sol mais forte e da chuva.

Durante a primeira semana, não precisa regar. Nas semanas seguintes, regue uma ou duas vezes na semana, com um conta gotas ou uma colher, sem deixar que a água pegue na planta. Fazendo isso é só aguardar até que comecem a crescer. Se forem espécies capaz de alcançar um porte maior, transfira para um vaso onde poderão se desenvolver por completo.

​Como cuidar de suculentas

Se a sua suculenta já brotou e está crescendo, ou se você comprou uma muda já pronta, veja esses cuidados e dicas para ter suculentas mais saudáveis.

Se você colocar sua planta em um vaso de plástico ela vai precisar de menos regas do que em um vaso de cerâmica, pois o plástico não absorve água e a cerâmica sim.

Mantenha o solo da planta adubado colocando adubo uma vez por mês, pois assim ela vai aumentar sua capacidade de absorção. Escolha um adubo do tipo NPK que tem os nutrientes essenciais para a planta.

Durante o verão regue a planta uma vez por semana, com abundância, sem deixar a água tocar na planta. Mais do que isso, só se perceber que a terra está totalmente seca. No inverno regue a cada quinze dias.

Por fim, mantenha o vaso de suculenta ao sol pelo menos por 4 horas diárias. Algumas necessitam mais, outras menos, então é importante você fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre os tipos específicos de suculentas que vai desejar cultivar. Dentro dessa mesma dica é importante que, se for colocar mais espécies em um mesmo vaso, que todas tenham as mesmas necessidades de água e sol.

Veja agora lindas inspirações de decoração com cactos e suculentas para planejar como irá fazer no seu espaço.

​Decoração com plantas suculentas dentro de casa

Apartamento para um jovem casal em tons de cinza:   por Helô Marques Associados,Minimalista
Helô Marques Associados

Apartamento para um jovem casal em tons de cinza

Helô Marques Associados

Com uma simples bacia de metal você pode fazer um lindo vaso de suculentas para deixar perto da janela da sala, do quarto, da cozinha, do banheiro ou da área de serviço. Já é o suficiente para criar essa aproximação com a natureza de forma delicada e simples. Lembre-se de manter no mesmo vaso as plantas com as mesmas necessidades e deixar que tomem sol pelo menos 4 horas por dia.

​Decoração com cactos e suculentas em vaso externo

Os cactos também são suculentas, mas nem todas as suculentas são cactos. O fato é que por terem o mesmo método de reserva de água, podem ser mantidos em um mesmo vaso para fazer um mini jardim e deixar na entrada na porta, na varanda ou na garagem. Eles compõem uma decoração convidativa para receber seus convidados.

​Quadro vivo com suculentas

Outra forma bem criativa e bonita de fazer decoração com suculentas é montando um quadro vivo. Ele pode ficar dentro ou fora de casa, desde que preste atenção na seleção de plantas, se precisam ou não se sol e quanto por dia. Para fazer esse tipo de quadro você irá plantar as suculentas em uma caixa retangular rasa e cobrir com uma tela de proteção para que elas fiquem encaixadas. Depois vai colocar a moldura e pronto. É só tirar o quadro a parede de tempos em tempos para fazer a manutenção. Fica lindo, não acha?

​Jardim de suculentas

Jardim de suculentas: Jardins  por Atelier Jardins do Sul,Mediterrâneo
Atelier Jardins do Sul

Jardim de suculentas

Atelier Jardins do Sul

É perfeitamente possível fazer o paisagismo de um jardim inteiro ou quase inteiro com suculentas, já que existem tantas espécies. Caso não saiba, a espada-de-São-Jorge e a aloe vera também são suculentas, mas que chegam a um médio porte. Por isso fazem a composição perfeita entre plantas grandes e pequenas nesse jardim e o resultado é encantador.

​Minijardim com plantas variadas

PEQUENO JARDIM APARTAMENTO TÉRREO. SÃO PAULO.BRASIL: Jardins  por Línea Paisagismo.Claudia Muñoz,Moderno
Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

PEQUENO JARDIM APARTAMENTO TÉRREO. SÃO PAULO.BRASIL

Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

Se você não tem uma área externa para cultivar as suculentas ou gostaria de reunir uma maior quantidade de plantas em um único espaço, a dica de decoração com suculentas é fazer um jardim de inverno ou em uma área nas laterais ou fundos da residência, que não esteja sendo utilizada. A graça dessa composição é reunir plantas de diversos tipos e apostar na decoração com vasos de suculentas, variando os tamanhos e modelos de vasos cerâmicos, deixando o visual leve e um ambiente gostoso de estar.

​Decoração com suculentas em ambientes comerciais

CoLAB: Espaços gastronômicos  por MZNO,Escandinavo
MZNO

CoLAB

MZNO

Nesse espaço comercial com estilo industrial as suculentas ficaram perfeitas. A combinação não poderia ser melhor. As suculentas estão por toda parte, mas em quantidades e tamanhos variados para manter o equilíbrio. Essa ideia é ótima para saber como dispor os vasos de plantas em um ambiente residencial também, podendo colocar nas estantes, no chão, sobre as mesas e onde mais você gostar de vê-las.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as suculentas e viu inspirações de como utilizá-las na decoração, é só escolher os tipos de gostaria de ser no seu ambiente para saber qual é a melhor forma de cuidar de cada uma e começar a brincadeira. Se precisar de uma consultoria especializada para compor um ambiente maior ou ter dicas de como lidar com as plantas, contrate os profissionais paisagistas cadastrados aqui na homify.

E então, em qual ambiente da sua casa um vaso com suculentas ficaria perfeito?
Casas  por Casas inHAUS , Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!