Projetos de casas geminadas: vantagens, desvantagens e modelos

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Projetos de casas geminadas: vantagens, desvantagens e modelos

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Condomínio Residencial Solaris Residence: Casas geminadas  por Cláudia Legonde
Loading admin actions …

As casas geminadas são cada vez mais procuradas e populares, tanto por quem quer construir, quanto comprar pronta. Isso porque são um modelo mais econômico e rápido de construção, já que as casas compartilham uma estrutura e têm padrões arquitetônicos que simplificam todo o processo, desde o desenho da planta até o acabamento.

A necessidade das casas geminadas também se dá pela falta de espaço em muitas cidades, sendo uma alternativa aos edifícios, já que nem sempre é viável o custo de uma construção de diversos apartamentos, mas sim de uma casa geminada com duas ou quatro unidades.

É muito comum ver projetos de casas geminadas em condomínios fechados, mas também feitas por quem tem um terreno e constrói para aluguel ou venda. Então, quanto mais constroem-se, mais modelos de casas geminadas surgem para satisfazer todos os gostos e estilos de vida.

Seja você um dono de terreno ou alguém que está planejando a compra ou aluguel de um imóvel, selecionamos diferentes modelos de projetos de casas geminadas térreas, plantas de sobrados, casas geminadas pequenas, detalhes de fachadas e outros pontos interessantes para você ficar mais íntimo desse estilo de construção.

Por que se chamam casas geminadas?

Começando por uma curiosidade básica, caso você não saiba, as casas geminadas têm esse nome porque a palavra provém do latim “gemini”, que quer dizer gêmeo. Então, além da característica de serem “grudadas” umas nas outras por uma parede e o telhado, elas são assim denominadas porque possuem a mesma estrutura construtiva, ou seja, a mesma quantidade, tamanho e disposição de cômodos, porém de forma espelhada uma para a outra. Sendo assim, são todas iguais dentro do mesmo projeto.

Essa padronização faz muita diferença na economia de espaço, de material, mão de obra e tempo de construção, o que é bom tanto para quem vai construir, quanto para quem vai comprar, pois geralmente são casas mais baratas com relação às comuns.

​Principais vantagens e desvantagens das casas geminadas

Fachadas com Cobogós e  Vidro: Casas geminadas  por Thiago Lima Arquiteto
Thiago Lima Arquiteto

Fachadas com Cobogós e Vidro

Thiago Lima Arquiteto

Sempre há pontos fortes e fracos a analisar em todo tipo de projeto, o que significa que também há vantagens e desvantagens nas casas geminadas. Mas com os cuidados necessários tudo pode ser resolvido. Vamos começar com as vantagens. Conforme já mencionado, considera-se que uma das principais vantagens seja a economia, tanto para quem constrói quanto para quem adquire pronta.

Para quem constrói, ter um terreno pequeno pode ser uma oportunidade para construir duas unidades, térreas ou sobrados, com menos espaço de jardim, ao invés de construir apenas uma casa com mais espaço externo. Para quem adquire, consegue preços melhores justamente porque o proprietário gastou menos para construir mais unidades e pode oferecer a um custo mais vantajoso com relação a uma casa com metragem e padrão semelhantes, porém sem ser geminada.

Entre as desvantagens, a primeira é a mesma de morar em apartamento. A falta de privacidade e de área externa privativa, devido ao fato de uma casa ser grudada na outra pode ser um problema para muitas pessoas. Mas também é uma questão de planejar um bom isolamento acústico e fazer um projeto bem-feito que aproveite ao máximo a área externa ou tenha um jardim de inverno para criar essa atmosfera de maior aconchego e contato com a natureza.  

Outra questão que deve ser observada por quem está pensando em adquirir uma casa geminada, para que não seja uma desvantagem, é sobre as instalações elétricas e hidráulicas, que precisam ser bem reforçadas, já que são compartilhadas. Por isso é importante escolher uma construtora com boa reputação no mercado que vá fazer um projeto de excelência nesse e nos demais sentidos.   

Veja agora exemplos de casas geminadas em diferentes tamanhos, estilos, fachadas e perceba que para só ter vantagens, depende de fazer a escolha certa, dentro das necessidades de quem irá residir e das possibilidades de quem irá construir. As casas geminadas são uma opção cada vez mais presente nas áreas urbanas e certamente são um investimento a longo prazo que pode fazer sem preocupação.

​Casas geminadas pequenas

Casas pequenas e modernas.: Casas geminadas  por L2 Arquitetura & Interiores
L2 Arquitetura & Interiores

Casas pequenas e modernas.

L2 Arquitetura & Interiores

Em um terreno com pouco espaço é possível construir uma casa geminada com duas unidades pequenas para satisfazer um casal ou uma pessoa sozinha. Nesse modelo de projeto elaborado pelo escritório L2 Arquitetura e Interiores, as casas contam com um dormitório, sala de estar e cozinha integradas, lavanderia e banheiro. Simples, porém com visual agradável e confortável para a quantidade adequada de pessoas.

​Sobrados geminados

Os sobrados são as casas com pelo menos dois pisos, nas quais é possível oferecer uma planta muito mais espaçosa, como nesse modelo projetado pelo escritório MVK Arquitetura, Engenharia e Construções. Cada casa possui 110m², uma suíte, duas demi-suítes, escritório, sala de estar e jantar integradas com a cozinha e o cuidado com as janelas altas para proporcionar boa iluminação natural. Ao projetar um segundo piso também torna-se possível aumentar a área externa com um pequeno jardim.

​Plantas de casas geminadas com fachada simples

Nesse modelo projetado pelo escritório Yasmin Giese Arquitetura e Interiores o terreno comportou três casas, cada uma com dois dormitórios, banheiro, sala e cozinha integradas. Todas possuem espaço externo frontal e nos fundos, com fachada simples, apresentando uma opção para quem pensaria em colocar apenas duas casas em um terreno com um tamanho reduzido.

​Fachada de casas geminadas modernas

Embora as fachadas das casas geminadas também sejam gêmeas, assim como o seu interior, não significa que tenham de ser simples. Nesse modelo de projeto desenvolvido pelo escritório LK Studio Arquitetura as cinco casas possuem fachadas modernas, com revestimento em pedra e estrutura em cubo comportando a sacada no piso superior. A parte inferior é resguardada por um muro alto e portões fechados, aumentando a privacidade e a segurança.

​Casas geminadas em condomínio de alto padrão

Condomínio Residencial Solaris Residence: Casas geminadas  por Cláudia Legonde
Cláudia Legonde

Condomínio Residencial Solaris Residence

Cláudia Legonde

Nos condomínios fechados as casas geminadas têm sido um novo conceito amplamente utilizado para oferecer maior conforto e liberdade aos residentes de alto padrão. Mesmo tendo as casas com estrutura compartilhada, a sensação é bem diferente do que estar em um apartamento.

Nesses modelos projetados pelo escritório Cláudia Legonde Arquitetura, Urbanismo e Engenharia, os sobrados possuem cerca de 165m² cada, sendo a área de cada terreno com 200m². Possuem três dormitórios, um deles é suíte máster com closet e sacada. A planta é composta também por banheiro social, estar, jantar e cozinha integradas, varanda com churrasqueira, lavabo, lavanderia, hall com pé direito duplo e garagem para dois carros.

Casas geminadas com fachadas diferentes

Condomínio Residencial Mont Blanc: Casas geminadas  por Cláudia Legonde
Cláudia Legonde

Condomínio Residencial Mont Blanc

Cláudia Legonde

Também é possível que as casas geminadas tenham fachadas distintas, mesmo que o padrão seja de todas iguais por uma questão de economia e agilidade no processo. Porém, a fachada diferenciada entre uma casa e outra promove mais personalidade, além de facilitar a identificação entre uma residência e outra, especialmente quando são muitas unidades em sequência.

Nesse modelo a diferença na estrutura da sacada de uma das casas é pequena com relação às outras duas, mas já serve como um bom exemplo de que um detalhe em revestimento, pintura em cor diferente ou mesmo um paisagismo farão toda a diferença para deixar cada residência com um estilo próprio.  

Como você viu, há opções de projeto de casas para todos os gostos e necessidades, sem precisar se prender ao padrão de serem todas iguais. Se você deseja tirar mais dúvidas e fazer orçamentos de projetos pode falar diretamente com profissionais especializados cadastrados aqui na homify.

Qual dos modelos de casa geminada seria ideal para as suas necessidades?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!