15 Ideias de revestimento mosaico para o seu projeto

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Paineis em mosaico, Mosaico Leonardo Posenato Mosaico Leonardo Posenato Corredores, halls e escadas clássicos
Loading admin actions …

Com certeza você já ouviu falar em mosaico em algum momento da sua vida, e possivelmente fará agora uma ligação na sua memória com os mosaicos presentes nas igrejas, onde antigamente eram mais utilizados. Mas essa técnica artística vai muito além, e não por acaso está fazendo grande sucesso na arquitetura e design de interiores.

Os mosaicos são efeitos de revestimento que podem ser utilizados em qualquer ambiente da residência, em espaços comerciais, organizações, sem restrição. Eles podem compor paredes, pisos, tetos e objetos decorativos das formas mais variadas que você puder imaginar. Se você deseja saber mais sobre o que é um mosaico e ver belíssimos modelos de como pode aplicá-lo no seu ambiente, continue conosco e inspire-se com as ideias.

O que é um mosaico?

O mosaico é um tipo de arte decorativa utilizada há milhares de anos para a decoração de ambientes. Por meio do agrupamento de pequenas pecinhas, como em um quebra-cabeça, o artista vai formando um grande desenho. O mosaico pode ser feito em diversos tipos de materiais, como pedra, vidro, plástico, cerâmica, papel, porcelana, pedras preciosas, granito, mármore, ladrilhos e muito mais.

Se a ideia que você tinha até então de mosaico era de que são sempre coloridos e em formatos desordenados, saiba que não necessariamente. Eles podem ser mais formais, servirem para a montagem de grandes desenhos ou simplesmente montar uma forma abstrata conforme o estilo do artista.

Outra ideia muito legal, se for do seu gosto, é criar seu próprio mosaico, deixando o ambiente com a sua personalidade. Para isso você vai precisar ter um pouco de artista nas veias e ter paciência, já que em um mosaico tradicional as peças são agrupadas uma a uma. Então, fica a dica, mas se não for o seu caso, pode simplesmente comprar peças prontas e solicitar a instalação. Simples assim. Veja agora lindos modelos de aplicação de mosaico em diferentes materiais, formatos e cômodos.

​1. Revestimento pedra mosaico na fachada

O primeiro modelo é de uma fachada imponente na qual foi utilizado esse mosaico de pedras com tons de marrom, harmonizando com a madeira da porta e as escadas, também em pedra. O resultado é um visual rústico e moderno ao mesmo tempo.

2. ​Mosaico branco banheiro

Em um espaço que tem justamente o objetivo de ser decorativo, essa sacada de banheiro ganhou uma parede de mosaico branca com pergolado na mesma cor e as plantas para quebrar a monocromia. O visual ficou agradável e sofisticado, harmonizando com o banheiro que segue o mesmo padrão.

3. ​Mesa com mosaico

A aplicação de mosaico no mobiliário é muito comum, e uma das especialidades da Mosaico Leonardo Posenato. Um trabalho feito com riqueza em detalhes utilizando pedra e azulejo. Observe o mesmo detalhe combinando na soleira da porta, que deu um charme especial ao ambiente.

4. Revestimento mosaico colorido

Se você tem uma parede que necessita de uma pintura, seria uma grande ideia fazer um mosaico nela. Há especialistas que realizam obras de grande porte, como essa da imagem. Quase nem dá para acreditar que as pedrinhas de cerâmica foram coladas uma a uma. Especialmente para esse tipo de projeto, mais do que para os de menor porte, é necessário um bom planejamento antes do início do processo.

5. Painel de mosaico

Os painéis em tamanho grande também são bem-vindos no interior, quando se tem uma espaçosa parede disponível. Nesse espaço rústico a parede foi contemplada com um grande painel de mosaico em sua principal essência, que é a de formar desenhos com riqueza de detalhes. O acabamento feito em madeira valoriza a característica de uma tela de arte.

6. Mosaico 3D em MDF

Essa parede de sala ganhou muita personalidade com os blocos que formam um mosaico 3D feitos em MDF. É uma maneira de valorizar uma parede tão grande sem utilizar o clássico painel de madeira liso e simples. Perfeito para ambientes modernos como esse, que traz outros elementos interessantes para harmonizar.

7. Azulejo com efeito mosaico

Para uma aplicação mais prática é possível instalar azulejos em tamanho normal, quadrados, que simulam um mosaico porque são desenhados com diversos quadradinhos e variação de tonalidades. Esse é um modelo discreto, com branco e tons de bege, quebrando a seriedade do banheiro monocromático.

8. Painel com mosaico de madeira

Apartamento Water Ways homify Salas de estar modernas laca,painel de parede,mosaico

Ao mesmo tempo em que é um detalhe atrás do painel branco da televisão, esse mosaico em madeira não tem como passar despercebido. Junto com o efeito de iluminação por trás do hack, valorizou o espaço que foi composto por cores neutras e pouquíssimos objetos decorativos.

9. ​Mosaico de pedra ferro

Também conhecida como topázio, a pedra ferro é uma rocha vulcânica, que leva esse nome por causa do processo de oxidação ao qual é submetida para que tenha esse efeito enferrujado. É uma pedra chamativa e discreta ao mesmo tempo, que proporciona requinte e realce aos ambientes.

10. ​Fachada com mosaico

Aqui está outro modelo de fachada, em que diferente do modelo marrom, o detalhe é mais suave, utilizando mosaico de pedra na parede, que contrasta com as linhas retas e modernas em gesso. O mosaico também foi utilizado para dar o acabamento nas escadas de acesso e na entrada da garagem.

11. ​Mosaico para cozinha

Cozinha homify Cozinhas modernas cozinha preta,Iluminação de cozinha,armário de cozinha,cozinha cinza,amarelo

Existem diversas maneiras de utilizar o mosaico para cozinha, e essa é uma das mais simples e práticas, com azulejos em modelos alternados de cores e desenhos. Nesse modelo as cores escolhidas harmonizam com o aéreo amarelo-vivo e os elementos de metal desse ambiente moderno.

12. Mosaico para cozinha preto e branco

Já para quem prefere o estilo tradicional de mosaico abstrato, esse é outro exemplo para utilizar na cozinha como fundo de proteção para a pia. Harmonizou perfeitamente com o ambiente mais sério, diferente do anterior que é mais descontraído. Inclusive, é um dos modelos que pode-se fazer facilmente por conta própria, utilizando azulejos quebrados e massa.

13. Mosaico Etrusco em concreto

A linha de revestimentos Etrusco possui uma textura rústica que tem a ideia de reproduzir o efeito do tempo sobre mármores gregos e italianos, remetendo ao próprio nome dos povos etruscos que viveram na Itália antiga. Embora rústico, seu efeito deixa o ambiente bastante sofisticado, especialmente quando combinado com os elementos em prata, veludo e o imponente lustre de vidro como feito nesse ambiente.

14. ​Piso mosaico combinando com as fontes

Nessa área de lazer montada em um terraço o mosaico aparece no piso e também nas fontes com acabamento em pedra natural. Todos os detalhes desse ambiente foram planejados para formar um jardim de descanso e contato com a natureza, e o mosaico branco cumpre muito bem esse papel na composição.

15. ​Piso mosaico no caminho do jardim

Para finalizar, nesse projeto foi realizada a técnica do mosaico em todo o caminho de acesso à residência, com pedras brancas e linhas em bege escuro que contornam o caminho. Formou-se um paisagismo leve e em harmonia com a diversidade de plantas no espaçoso jardim.

Esperamos que tenha gostado dos modelos que selecionamos, todos realizados pelos profissionais recomendados pela homify. Essa é a penas uma amostra do que pode ser feito a partir da técnica do mosaico e agora ficará mais fácil despertar sua criatividade e escolher o modelo que mais combina com o seu projeto e o seu gosto pessoal.

Qual estilo de mosaico você mais gostou e utilizaria no seu projeto?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista