Cuide bem de sua geladeira

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Há diversas dicas e truques que podem ser úteis quando o assunto é a conservação da casa e seus eletrodomésticos. Muita gente pode não conhecer alguns cuidados básicos que fazem diferença – e muita – para determinados tipos de eletrônicos e eletrodomésticos. Isso pode colocar a vida útil desses equipamentos em risco, deixando-o mais sujeitos à quebra, desregularem e inevitavelmente, você terá que arcar com os custos de manutenção.

Lembre-se também que os técnicos de quase qualquer aparelho, independente da marca, cobram a taxa referente a visita antes mesmo de passar o valor do orçamento do conserto. Essa prática também acontece quando os equipamentos se encontram no período de garantia. Para evitar esse gasto extra, aprenda como cuidar melhor de seus equipamentos. A dica de hoje diz respeito exclusivamente às geladeiras. Anote e tudo e comece a mudar o que precisa ser mudado hoje mesmo!

Seja cuidadoso para escolher seu lugar

Cozinhas clássicas por Harvey Jones Kitchens
Harvey Jones Kitchens

Walnut Shaker kitchen by Harvey Jones Kitchens

Harvey Jones Kitchens

Ao projetar a cozinha, o local onde a geladeira vai estar tem que ser muito bem pensado. A cozinha é o local onde há diversas fontes de calor, isso é extremante prejudicial para a geladeira. Tente colocar o equipamento bem distante de fogões, fornos ou outros equipamentos que possam aquecer.

Outra dica importante é reservar pelo menos cinco centímetros entre cada parede que a geladeira vai estar. Guardar essa distância é importante porque todo o equipamento, por mais moderno que seja, produz calor quando está funcionando. Para permitir que o calor tenha vasão e que não fique abafando o motor da geladeira é necessário ter esse espaço. Isso vai evitar superaquecimentos e gastos altíssimos com a manutenções constantes.

Limpe sem usar produtos químicos

Como você limpa a sua geladeira? Essa pergunta pode revelar que você tem hábitos nocivos para o seu equipamento. Se em sua resposta estão incluídos produtos químicos, abrasivos e com cheiro, saiba que você está fazendo algo muito errado e colocando em risco a sua saúde a de sua família! Os produtos químicos utilizados na geladeira podem entrar em contato com o alimento e contaminar tudo o que estiver dentro dela. Esse alimento, se ingerido pode causar diversas doenças além de mandar todos para o hospital com intoxicação. É muito sério! Se você ainda faz isso, pare agora!

Além desse seríssimo risco ao qual você expõe sua família, saiba que você está prejudicando a vida útil de sua geladeira. Produtos químicos geralmente são muito abrasivos e isso em contato com o material da geladeira pode danificar as partes, modificar partes do plástico e ainda colorizar as partes porosas da peça. O esmalte também é frágil e pode sofrer alterações.

Dê preferência à produtos naturais e pouco abrasivos, como por exemplo, detergente neutro diluído em água, bicarbonato de sódio, vinagre e limão. Confira nesse artigo métodos fáceis e incríveis para deixar sua geladeira limpinha do modo correto.

Elimine o mal cheiro

Se você sofre com odores na geladeira, é possível que esteja fazendo alguma coisa do modo errado. Antes de tentar apenas tirar o odor desagradável, faça uma limpeza profunda. Tire todas as comidas vencidas, estragadas e aquelas que você acha que poderão estragar antes mesmo de que dê tempo de consumi-las, faça algo! Doe, prepare uma receita para aproveitar tudo ou chame um amigo para jantar.

Depois de retirar tudo isso, com a geladeira mais livre, comece a limpeza. Retire todas as peças móveis, lave com sabão neutro, deixe de molho do bicarbonato de sódio. Se a parte interna estiver muito suja, passe uma esponja úmida com detergente neutro, retire todas as manchas e líquidos que puderem surgir, passe um pano seco e aplica uma mistura de bicarbonato de sódio diluída em água. Isso vai evitar que o cheiro impregne na peça. Depois de secar as partes móveis, devolva novamente cada uma em seu devido lugar.

Para tentar espantar o mau cheiro que por ventura ainda possa ter ficado na geladeira coloque um pote de café aberto dentro. Há outros truques como picar em quatro gomos uma maçã e a deixar lá por dois dias no máximo. Também é possível fazer isso utilizando limão e batata. Todos esses alimentos têm o poder de filtrar o ar dentro do ambiente da geladeira e reter os odores.

Não deixe parcialmente vazia

Residência Água Verde L&O: Cozinhas modernas por VL Arquitetura e Interiores
VL Arquitetura e Interiores

Residência Água Verde L&O

VL Arquitetura e Interiores

Pode até soar de modo estranho essa dica, mas é a pura verdade. Deixar a geladeira meio cheio ou meio vazia, faz com que ela gaste mais energia para resfriar o que está ali. Seu funcionamento é colocado ao limite, pois isso faz com que ela tenha que manter as coisas que estão dentro na mesma temperatura, se ela não tem outros objetos para manter a temperatura em uma constância, a geladeira é obrigada a trabalhar muito mais. Além de forçar todo o sistema de funcionamento do equipamento, esse costume pode aumentar e muito o seu consumo de energia durante o mês. Faça o teste e comprove!

Descongele a geladeira periodicamente

Apartamento Mogi: Cozinhas modernas por NAP arquitetura
NAP arquitetura

Apartamento Mogi

NAP arquitetura

Muita gente tem dúvidas sobre o melhor momento de descongelar a geladeira. Especialistas indicam que essa hora pode ser na troca de estações, que é quando a geladeira precisa mudar o seu funcionamento para atender às necessidades de cada período, seja ele mais quente ou mais frio. Antes de iniciar qualquer uma dessas estações, esteja atento para descongelar sua geladeira e garantia o melhor funcionamento dela.

Se você não acredita que para o seu equipamento isso funcione bem, preste atenção ao gelo que é formado em seu interior. Se a placa de gelo ultrapassar os dois centímetros é hora de começar a tarefa!

Caso a sua geladeira possua o sistema de frost freezer, e ainda assim ela formar camada de gelo, é hora de chamar a manutenção. Alguma coisa pode estar errada. Nesse caso, em hipótese alguma tente descongelar a geladeira.

Cuide bem das dobradiças e juntas

Periodicamente convém rever o funcionamento de sua geladeira e também a eficiência de todo o sistema de dobradiças e juntas. Uma das coisas que mais começam a apresentar problemas ao longo da vida útil da geladeira é a borracha que faz a vedação das portas. Uma vez ressecadas ou deformadas, elas não atuam mais como deveriam. Não é algo tão caro, mas sucessivas trocas podem ser evitadas se os devidos cuidados forem tomados.

A dobradiças da peça também precisam ser revistas, afinal, elas também garantem a vedação ideal para que a geladeira trabalhe de modo adequado.

Essa cozinha maravilhosa foi desenvolvida por Isadora Brzezinski Arquitetura.

Gostou das dicas? Há outros artigos que podem te ajudar, pesquise e saiba mais! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!