Dicas para limpar sua casa como mágica

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Nem sempre a limpeza de sua casa precisa ser um martírio. É possível organizar um modo prático e divertido de realizar essa tarefa sem que você precise separar um dia inteirinho para isso ou que você fique apenas preza às tarefas. Para começar, é preciso ter em mente que em uma casa bem organizada até as sujeiras são mais fáceis de serem eliminadas e encontradas. Por isso, tente sempre manter tudo no lugar. Pense que as dicas a seguir vão te ajudar na hora H da limpeza, mas que manter a casa sempre em ordem vai evitar que você perca ainda mais tempo para começar e terminar essa sua obrigação.

Aprenda a tornar a faxina uma tarefa fácil e leve com as seis dicas seguintes. Você vai aprender a limpar sua casa como num passe de mágica.

1. Preparação: vá às compras e traga as coisas certas

Não adianta comprar um arsenal de produtos se sua casa não necessita. Tente saber dosar os materiais, não é necessário comprar dois tipos de limpa vidros e outros dois tipos de desinfetante. Um produto para cada uso é o suficiente. Tente não fazer estoque de milhares de materiais que você usou apenas uma vez, acabe com aquilo que você já tem, e só então reponha o que faltar.

Luvas são bem-vindas, assim como detergente, álcool e sabão. Um bom produto para a madeira também se faz necessário, assim como um que seja adequado para limpar o seu piso. Não esqueça de conferir se aqueles produtos que você está comprando são adequados para os móveis, pisos, azulejos e vidros que você possui em casa. Comprar o produto errado pode estragar alguma coisa em sua casa e isso vai te trazer prejuízos.

2. Aviso! Haja como se fosse uma faxineira

Freguesia do Ó | Decorados: Banheiros modernos por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Freguesia do Ó | Decorados

SESSO & DALANEZI

Mesmo estando na sua casa, não se permita pular etapas da faxina. Pense que você foi contratado para fazer aquele serviço e precisa fazê-lo bem feito para continuar com seu emprego.  Lembre-se dos ensinamentos da mamãe ou da vovó e use todas as dicas delas para facilitar a limpeza. As famílias sempre têm dicas incríveis para ensinar. Se você não conheça nenhuma, converse com alguém que possa te ajudar.

Se alguma vez você já teve uma faxineira em casa, lembre-se de como ela fazia determinados serviços e tente se inspirar em todo esse conhecimento para tornar a limpeza mais rápida e eficiente. Novamente, não se engane, não deixe nenhuma parte para trás.

3. Vamos lá! Mantenha o pique e animação

Tem gente que se sente melhor com música alta, televisão ligada, roupa de ginástica e outros apetrechos. Não importa, nesse sentido, crie suas regras e faça a faxina do modo que você se sentir melhor. Apenas tente não parar! Aqueles que preferem a música agitada, saiba que eles saem na frente. A estimulação que a música dá é a mesma que muita gente sente quando está na academia. Os sons impulsionam, dão a sensação de animação e isso faz com que façamos os exercícios com mais disposição.

Tente pensar que durante a faxina também é um bom momento para queimar algumas calorias. Quem sabe isso não te anima ainda mais? Apenas tenha cuidado com os movimentos e não vá se empolgar demais e começar a dançar pelos móveis.

4. Foco: estabeleça um objetivo e não tenha distração

Apto. João: Salas de estar minimalistas por RSRG Arquitetos
RSRG Arquitetos

Apto. João

RSRG Arquitetos

Lembre-se, você ainda deve se comportar com um verdadeiro profissional da faxina e não deve se render às distrações. Estabelecer uma meta é fundamental para o sucesso da faxina. Pense em tudo o que você pretende fazer até determinado horário e tente não ultrapassar esse limite. Não pule nenhuma etapa, mas estabeleça metas mais importantes. Tente não colocar a faxina pesada toda de uma vez, intercale com lugares mais fáceis de limpar, assim você não irá se cansar demais.

Ao mesmo tempo que você limpar, tente organizar tudo o que você precisar tirar do lugar. Não vá limpando e deixando tudo espalhado, esse costume só vai te atrasar e te dar ainda mais trabalho. Depois, você irá precisar pegar tudo de volta e devolver aos seus devidos lugares. Organize seu tempo e tente manter o foco da faxina sem deixar nada para trás.

Essa lindíssima sala é fruto do trabalho do escritório paulista RSRG Arquitetos e está localizada em um apartamento da região nobre de São Paulo.

5. Reta final: cheque tudo o que você fez

Nessa altura, sua faxina deve estar quase terminando. Antes de dar a tarefa por concluída, lembre-se de repassar os pontos já limpos e conferir bem se você não esqueceu de nada. Não se esqueça de retirar a sujeira produzida durante a faxina. Embale tudo e coloque no lixo. Lembre-se de o quanto antes retirar todos os resíduos de dentro de casa.

Dê uma limpada também no caminho da área externa para dentro de casa. Esse vai e vem pode acabar trazendo ainda mais sujeira dentro. Se você está quase prestes a descansar, não é hora de começar a inventar novos trabalhos e empecilhos para que você chegue ao final dessa tarefa. Lembre-se que as dicas servem para que você faça as coisas de um modo mais rápido, mais dinâmico e sem sofrimento.

6. Hora de relaxar! Cuide para que a casa não fique suja tão rápido

Cuidado é fundamental. Se você já limpou e sabe bem o trabalhão que é para deixar tudo bem limpinho e organizado, não saia sujando tudo novamente. Zele para que a limpeza dure mais e, consequentemente, seu descanso também! Se sujou, limpe na hora e não deixe mais tudo para depois. Lembre-se que limpar sujeira acumulada é muito mais difícil que limpar o costumeiro do dia-a-dia.

Fazer limpezas e organizações bem drásticas regularmente pode ajudar quem não tem muito tempo para sempre estar limpando a casa, mas essas pessoas com certeza terão muito mais trabalho que aquelas que tentam manter a casa limpa e em ordem.

Para mais dicas de limpeza, leia esse artigo. Ele vai te ajudar a dar um fim nas sujeiras e manchas dos vidros de sua casa. Mas, se seu problema for organizar a limpeza da cozinha, conheça alguns macetes que podem ser bastante úteis nesse artigo. Depois de todas as dicas e truques, ficará bem mais fácil zelar pela limpeza de sua casa. Agora, aproveite, relaxe e curta sua casa limpinha!

Gostou das dicas? Já terminou sua faxina?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!