SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Dicas para limpar e conservar sua geladeira!

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Muitas vezes, deixamos alguns eletrodomésticos de nossa casa sem nenhuma assistência pois os consideramos duráveis e acabamos não nos preocupando com eles. Esse pensamento errôneo pode colocar em risco o desempenho e a funcionalidade desses aparelhos. Um dos mais acometidos por esse abandono, mesmo que de maneira não intencional, é a geladeira. Alguns cuidados diários podem fazer com que ela dure mais e funcione melhor. Nesse Livro de Ideias reunimos dicas preciosas para que você cuide de sua geladeira do melhor modo possível.

Faça sua geladeira durar para sempre!

Residência Campina do Siqueira: Cozinhas  por VL Arquitetura e Interiores
VL Arquitetura e Interiores

Residência Campina do Siqueira

VL Arquitetura e Interiores

Essas dicas, que podem até parecer muito básicas, podem fazer com que a vida útil das geladeiras seja aumentada consideravelmente. Se você já pratica muitas das ações apontadas nesse artigo, está de parabéns, se você ainda não começou a cuidar bem de sua geladeira, não perca mais tempo! Tudo isso vai evitar que você gaste dinheiro e tempo atrás de técnicos, peças e até a substituição do refrigerador. Algumas dicas ainda podem fazer com que você economize energia, então, fique ligado.

Esse projeto maravilhoso é de autoria de VL Arquitetura e Interiores

Organize e limpe todos os dias

Se engana quem acha que a geladeira não precisa de atenção diária. O armazenamento correto dos alimentos e a organização influenciam sim na vida útil. Não custa dedicar alguns minutinhos para dar aquela ajeitadinha nas coisas e limpar eventuais sujeiras que o uso diário pode trazer. Guarde a disposição e o tempo necessário para limpezas mais detalhadas periodicamente, mas saiba que esse hábito pode te fazer economizar muito tempo nessas limpezasmais profundas.

Para conseguir organizar a geladeira de um modo mais eficiente e que não suje tanto seu interior, evite armazenar potes destampados e deixe sempre os alimentos que podem vencer mais rapidamente na frente. Assim você se lembrará de consumi-los ou retirá-los. Muita gente guarda panelas na geladeira, essa prática pode riscar as prateleiras, caso elas forem de vidro e se a panela ainda estiver quente pode desregular a temperatura e ainda danificar o sistema de refrigeração.

Deixe-a respirar

Cobertura Ed. Premiere Aquarius - SJC: Cozinhas  por Mariana Lobo Arquitetura e Interiores
Mariana Lobo Arquitetura e Interiores

Cobertura Ed. Premiere Aquarius – SJC

Mariana Lobo Arquitetura e Interiores

Ao medir o local onde a geladeira vai ficar na casa é preciso medir antecipadamente a área destinada a ela antes de escolher e comprar o modelo. Geladeiras que ficam muito apertadas em seu espaço tendem a ter problemas recorrentes e até podem chegar a queimar. Isso, porque o equipamento necessita de pelo menos cinco centímetros de distância de todas as paredes, em todos os lados para que seu funcionamento seja pleno. Planeja a sua cozinha de acordo com essa necessidade também. 

Mesmo as geladeiras mais modernas possuem sistemas que esquentam conforme trabalham, e esse calor produzido pelo equipamento precisa de espaço para ser dissipado. Uma vez que a geladeira está muito próxima à parede, o calor tende a retornar para o equipamento, causado super aquecimento. Geladeiras que mantém a distância correta entre as paredes também fazem menos barulho, pois não há contato que possa favorecer a vibração.

Descongele regularmente seu freezer

Assim como a limpeza do interior deve cumprir uma periodicidade, o descongelamento do freezer deve ser feito também. Para saber quando é o momento ideal para que seja feita o descongelamento, é bom ter em mente que a camada de gelo não pode ser superior a espessura de 1 centímetro. A formação de gelo reduz o espaço disponível dentro do congelador e prejudica o bom funcionamento do equipamento. Há indicações que apontam que os períodos mais corretos para que se faça o desgelo é tanto no inverno como no verão, estações que a geladeira trabalha de modo distinto para atender às necessidades de cada estação em particular.

Se sua geladeira oferece o sistema de frost freezer, ou desgelo automático, você está livre dessa limpeza que pode ser bem trabalhosa, mas se mesmo assim, você observar que o gelo está tomando conta de seu freezer, é hora de chamar a assistência, afinal, isso não é o esperado para acontecer.

Como fazer para ela cheirar bem

A principal causa de maus odores dentro da geladeira é o armazenamento de alimentos vencidos e estragados. Tente detectar a causa do mau cheiro antes começar a utilizar os truques para acabar com esse problema. Reveja o vencimento de todos os produtos e o aspecto dos demais alimentos. Depois de retirar o possível alimento estragado, é hora de limpar o local. Separe uma esponja com um pouco de detergente e água e esfregue no local até que as partículas do alimento tenham sido eliminadas. Retire a espuma e passe novamente uma esponja embebida com solução de água e bicarbonato de sódio. O bicarbonato ajuda a eliminar maus odores e ainda impede que eles impregnem.

Alguns truques que podem ajudar também são; colocar um pote de café aberto dentro da geladeira, cortar uma maçã em quatro fatias e deixa-las lá por dois dias, e colocar um pedaço de carvão (não queimado) dentro da geladeira. Todos esses materiais ajudam a absorver odores e neutralizar cheiros desagradáveis.

Tão limpo por dentro quanto por fora?

Agora que sua geladeira está limpinha por dentro e livre dos maus odores, é hora de dar atenção para a parte externa do equipamento. Para a parte externa, o mais correto é limpar primeiro com um pano úmido e depois esfregar a parte mais suave da esponja com detergente neutro e depois, novamente, enxaguar com pano úmido. Para secar, opte por um pano seco bem macio.

É comum que algumas geladeiras, principalmente as brancas, fiquem encardidas ao longo do tempo. Para tirar o amarelado que costuma aparecer nas partes plásticas e externas, pode ser usada uma solução com bicarbonato de sódio e água morna, esfregando sempre com a parte macia da esponja. Se as manchas persistirem é possível complementar a limpeza com pasta de dente, só tome cuidado de testar o produto em uma área pequena do plástico, produtos que tenham agentes corrosivos podem danificar o plástico e ainda retirar todo o brilho da peça. Atenção, não faça isso na parte esmaltada!

Como se prevenir das bactérias?

Para se prevenir das bactérias e evitar a proliferação de germes em sua geladeira, lave todos os alimentos que serão colocados ali depois de chegar do supermercado. Pode soar como exagero, mas essa prática garante que nenhum fator de contaminação entre em contato com seus alimentos dessa maneira. Separe legumes, ovos, embalagens plásticas e outros alimentos que possam ser guardados na geladeira. Lave um por um com sabão neutro ou em solução de água sanitária ou vinagre branco. Enxague, seque e aí, então, armazene. Não se esqueça de conferir também o estado das embalagens compradas, evite comprar qualquer coisa que está amassada, rasgada, ou tenha alguma suspeita de que o lacre foi violado. Contaminação alimentar é coisa séria e suas consequências podem causar até a morte. Fique atento!

Gostou das dicas? Qual outro cuidado que você tem com sua geladeira?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!