Tudo sobre Sanca Aberta de Gesso: instalação, iluminação e limpeza +33 Fotos | homify Tudo sobre Sanca Aberta de Gesso: instalação, iluminação e limpeza +33
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3688:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Tudo sobre Sanca Aberta de Gesso: instalação, iluminação e limpeza +33 Fotos

Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro – HOMIFY Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro – HOMIFY
Projeto de Interiores - Barão Salas multimídia modernas por Maira Del Nero Arquitetura e Interiores Moderno
Loading admin actions …

Atualmente, a sanca de gesso aberta tem se tornado um elemento de grande destaque em projetos de iluminação, graças às suas possibilidades estéticas e funcionais. De fato, os efeitos cênicos na decoração são belíssimos, envolvendo formas e cores dos mais variados e que personalizam cada projeto luminotécnico. As sancas iluminadas podem ser aplicadas em todos os ambientes da casa, desde a sala de estar até o banheiro, passando pelo quarto e pela cozinha de maneira literal e figuradamente brilhante. Conheça tudo sobre a sanca aberta e se inspire nas imagens que trazemos agora para você!

A sanca aberta é um detalhe feito em tetos de gesso e que geralmente recebe iluminação interna. Ela é utilizada em ambientes modernos ou clássicos, tudo depende da sua aplicação, formato e do tipo de iluminação utilizada internamente.

As sancas abertas podem ser usadas tanto em espaços comerciais quanto residenciais, e em todos os ambientes. A largura e altura da sanca aberta de gesso são variáveis e definidas pelo profissional.

As sancas realmente são soluções arquitetônicas incríveis e muito versáteis, que, além de embutir a iluminação, podem servir para esconder uma viga ou uma tubulação que está passando pelo local. O gesso é um material muito versátil. Confira nossas dicas e ideias!

Diferença entre sanca e rebaixo

O rebaixo é um recorte no gesso, em que um determinado espaço escolhido fica mais próximo do teto do que os demais. Se você optar por colocar iluminação nesse rebaixo sem que a luminária fique aparente, terá que fazer uma sanca. Dessa maneira, uma sanca aberta nada é mais é do que um rebaixo com um recuo lateral para instalação de iluminação.

Qual gesso escolher?

Iluminação Salas de estar modernas por homify Moderno Vidro
homify

Iluminação

homify

As sancas abertas podem ser feitos nos dois tipos de gesso mais comuns no mercado: tradicional ou drywall. Os dois são feitos do mesmo material, mas são instalados de maneira muito diferente. O forro de gesso mineral comum é comprado em placas de 60cm x 60cm, que são presas no teto por arames. Já o gesso drywall, também conhecido como gesso acartonado, tem uma estrutura feita com perfis metálicos que são fixados no teto com parafusos e depois recebem as placas.

O valor dos dois varia bastante de região para região, mas geralmente o gesso comum é mais barato que o drywall. Entretanto, existem pontos positivos e negativos nos dois: 


Decora Lider Vitória - Quarto do Casal e Lavabo Social Quartos modernos por Lider Interiores Moderno
Lider Interiores

Decora Lider Vitória – Quarto do Casal e Lavabo Social

Lider Interiores
  1. Para fazer desenhos mais orgânicos e curvas, o gesso comum é mais indicado. 
  2. O gesso drywall proporciona uma obra mais limpa, já que ele vem em grandes placas que são aplicadas diretamente sobre a estrutura e é necessário emassar apenas as emendas, enquanto o gesso normal precisa ser todo emassado. 
  3. O gesso comum precisa de mais tempo para a secagem completa do que o gesso acartonado. 
  4. Esse emassamento do teto geralmente é feito pela mesma pessoa que fará o serviço de pintura e tem um custo adicional. Então avalie bem antes de definir qual gesso escolher! 
  5. Se a estrutura do gesso acartonado não for pensada ao mesmo tempo que o projeto de luminotécnica, pode atrapalhar a instalação das luminárias posteriormente porque os perfis não podem ser cortados. Uma dica para quem já tem o gesso drywall instalado em casa e não quer cortar ele em vários pontos para descobrir se tem ou não perfil metálico, é usar um imã revestido com um tecido fino para não sujar o teto, e ir tateando até encontrar um ponto onde o imã não grude, então o teto pode ser perfurado.

Iluminação na sanca aberta

Estar integrado Salas de estar modernas por AL11 ARQUITETURA Moderno
AL11 ARQUITETURA

Estar integrado

AL11 ARQUITETURA

A iluminação indireta, também chamada de iluminação de rebatimento ou luz rebatida, é utilizada para criar um efeito suave nos ambientes. Além de suavizar a iluminação de um cômodo, ela cria diversos efeitos e cenas diferentes no espaço. Este é um tipo de luz muito indicado para salas de estar, salas de TV, quartos e ambientes de descanso em geral.

A iluminação fica presa no gesso e é direcionada ao teto ou à parede. Quando a intenção é ressaltar a sanca em si, a luz fica direcionada para o teto. Quando a ideia é valorizar a parede, a luz fica direcionada para a lateral, iluminando a parede.

Como a iluminação de LED está cada vez mais acessível e economiza muita energia, a sanca com LED é a mais utilizada atualmente. Geralmente são utilizadas lâmpadas T5 ou fita de LED dentro da sanca para criar uma iluminação indireta. Hoje já existem luminárias lineares feitas sob medida que podem ficar dentro da sanca; elas são formadas por um perfil metálico em formato de U, uma fita de LED e uma cobertura de acrílico.

É importante lembrar que as fitas de LED precisam de um driver ou transformador que deve ser escondido em algum lugar e geralmente fica sobre o gesso mesmo.

Limpeza da sanca aberta

APARTAMENTO BJ Quartos modernos por PKB Arquitetura Moderno
PKB Arquitetura

APARTAMENTO BJ

PKB Arquitetura

A limpeza da sanca aberta é sempre um problema levantado por quem tem o sistema instalado em casa. Por ser no teto, a limpeza é um pouco dificultada e exige o uso de uma escada. 

Para limpar, utilize apenas um pincel ou espanador limpo e seco e já jogando a sujeira para baixo. O gesso é um material frágil e que não pode ter contato com água, então tome cuidado para não se apoiar na sanca e quebrá-la e, em hipótese alguma, utilize pano úmido ou produtos de limpeza em teto de gesso.

Sanca abertas com moldura

SANCA DE GESSO Salas multimídia clássicas por homify Clássico contraplacado
homify

SANCA DE GESSO

homify

A sanca aberta com moldura torna o ambiente mais clássico e sofisticado.

1. Sanca aberta com desenhos curvos

Como comentamos acima, esses desenhos curvos ou circulares são mais fáceis de serem feitos no gesso comum. Se a ideia é utilizar desenhos no gesso como o desta sala de jantar, contrate um gesseiro qualificado e que tenha experiência em fazer tetos como o desejado. Antes de começar a instalação, certifique-se de que as placas estão cortadas de acordo com o projeto porque é muito comum que os desenhos fiquem tortos em obra.

2. Sancas de gesso com iluminação colorida

As fitas de LED coloridas também podem ser utilizadas como iluminação indireta nas sancas abertas. Algumas fitas permitem a mudança de cor através de sistemas de automação, isso faz com que você possa preparar o ambiente de acordo com a ocasião.

Apartamento MBK Salas de jantar minimalistas por Superstudiob Minimalista Derivados de madeira Transparente
Superstudiob

Apartamento MBK

Superstudiob

3. Sancas quadradas

Gesso e Iluminação da sala de jantar Retrô Salas de jantar modernas por Laura Picoli Moderno
Laura Picoli

Gesso e Iluminação da sala de jantar Retrô

Laura Picoli

As sancas abertas quadradas centralizadas nos cômodos são uma ótima maneira de valorizar os ambientes sem colocar gesso no espaço todo. Como apenas uma parte do teto irá receber as placas de gesso, isso irá gerar uma  grande economia.

4. Sanca em todo o perímetro do ambiente

A sanca que corre pelo perímetro do ambientes é exatamente o oposto das sancas quadradas: feita nas extremidades do teto, e não no centro. Assim como mencionado nas sancas quadradas, essa solução também gera economia.

5. Sanca que destaca a parede

Adegas clássicas por homify Clássico

Uma das maneiras de valorizar os revestimentos, painéis, cortinas e papéis de parede é iluminando-os por meio de sancas. A iluminação não fica tão direta quanto com um spot embutido, por exemplo, mas valoriza o material de maneira sofisticada e discreta.

SUÍTE DO EXECUTIVO CASA COR 2013 Quartos modernos por BC Arquitetos Moderno
BC Arquitetos

SUÍTE DO EXECUTIVO CASA COR 2013

BC Arquitetos

6. Sancas com formas geométricas

DORMITORIO DE GAROTO Quarto infantil moderno por homify Moderno MDF
homify

DORMITORIO DE GAROTO

homify

As formas geométricas geralmente escolhidas são as retangulares ou circulares e o rebaixo é feito com os dois lados iluminados. Como a iluminação é dupla, em muitos ambientes como salas de estar e adegas, não é necessário a implantação de iluminação direta.

Gesso em destaque por DecaZa Design Moderno
DecaZa Design

Gesso em destaque

DecaZa Design

7. Sancas lineares tipo rasgo de gesso

Sala de Jantar integrada com a Sala de Estar Salas de jantar modernas por homify Moderno MDF
homify

Sala de Jantar integrada com a Sala de Estar

homify

Chamamos de sancas tipo rasgo aquelas que formam apenas uma faixa de rebaixo iluminado no teto de gesso.

Além das que explicamos acima, seguem alguns modelos de sancas lindas para você se inspirar:

Bônus: Mais 29 projetos de sanca de gesso para te inspirar!

Pensou que tinha acabado? O assunto é tão instigante que resolvemos selecionar mais 29 imagens para você conhecer várias formas de se usar a iluminação em sanca de gesso em todos os ambientes da casa. Quem sabe você não encontra entre elas a ideia perfeita para aquele cômodo da sua casa que precisa de iluminação especial?

1. Sala de estar

SALA DE ESTAR PARA JOVEM CASAL Salas de estar ecléticas por Flávia Bastiani Arquitetura Eclético
Flávia Bastiani Arquitetura

SALA DE ESTAR PARA JOVEM CASAL

Flávia Bastiani Arquitetura

DORMITÓRIO DE BEBÊ COM ILUMINAÇÃO SUAVE Quarto infantil moderno por Flávia Bastiani Arquitetura Moderno MDF
Flávia Bastiani Arquitetura

DORMITÓRIO DE BEBÊ COM ILUMINAÇÃO SUAVE

Flávia Bastiani Arquitetura

3. Copa/Cozinha

Espaço do Café e Lanches Rápidos por Rabisco Arquitetura Moderno
Rabisco Arquitetura

Espaço do Café e Lanches Rápidos

Rabisco Arquitetura

Apartamento em Joinville Salas de jantar modernas por Larissa Minatti Interiores Moderno
Larissa Minatti Interiores

Apartamento em Joinville

Larissa Minatti Interiores

Móveis Sob Medida por Rabisco Arquitetura Moderno MDF
Rabisco Arquitetura

Móveis Sob Medida

Rabisco Arquitetura

Quarto Casal Quartos modernos por SCK Arquitetos Moderno
SCK Arquitetos

Quarto Casal

SCK Arquitetos

5. Quarto de criança e adolescente

6. Banheiro

Lavabo/ Sanca/ Espelho/ Iluminação indireta Banheiros modernos por Arquitetura Sônia Beltrão & associados Moderno Mármore
Arquitetura Sônia Beltrão & associados

Lavabo/ Sanca/ Espelho/ Iluminação indireta

Arquitetura Sônia Beltrão & associados

Residência Água Verde L&O Banheiros modernos por VL Arquitetura e Interiores Moderno
VL Arquitetura e Interiores

Residência Água Verde L&O

VL Arquitetura e Interiores

7. Corredor

Iluminação linear Closets por Rabisco Arquitetura Moderno MDF
Rabisco Arquitetura

Iluminação linear

Rabisco Arquitetura
Conta pra gente qual dessas sancas você queria ter na sua casa!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!