Energia solar: Tudo que você precisa saber!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Vamos cuidar do nosso planeta e aproveitar o benefício da tecnologia, afinal o aquecimento global já é uma realidade, ainda dá tempo de cada um fazer um pouco em prol do planeta e produzir energia sustentável. O ator americano – e ativista ambiental – Leonardo DiCaprio recebeu o prêmio de melhor atuação no longa 'O Regresso' e deixou uma linda mensagem para o mundo e expressou sua preocupação com as mudanças climáticas. 

Bom, um benefício da tecnologia é o sistema solar, pois oferece economia de energia para o consumidor e, claro, além de ajudar preservar o planeta, muita gente já sabe. Agora, o que as pessoas precisam saber é que é possível produzir a própria energia, tendo de fato uma redução na fatura mensal na conta de luz. 

Um dos principais fatores que as pessoas têm em consideração quando pensam em optar pelo uso da energia solar é pesquisar qual o painel é eficiente. Porém, este não é o fator relevante para levar consideração. Tudo é uma questão de fazer as contas e ver qual a melhor opção para a sua situação. É fato que a energia solar residencial é sustentável. É bom você assumir o compromisso com o meio ambiente!

De qualquer modo, se você está realmente interessado em saber quais são os painéis solares, confira!

Situação do sistema: localização e espaço necessário

O painel solar no telhado de uma residência funciona da seguinte forma: ele gera energia elétrica em corrente continua, quando a luz do sol bate nele. Acontece que a energia gerada pelo painel passa por um inversor solar que alterna a corrente continua para alternada e equaliza com a frequência da sua casa. A energia sai do inversor e é conectada na rede de energia da sua residência, ou seja, o sistema é conectado no quadro de luz. 

Essa energia será utilizada pelas luzes da casa, como eletrodomésticos e tudo o que consome energia que esteja conectado na tomada. No caso de não houver sol suficiente o resto da energia é fornecido pela Distribuidora de energia. É tão interessante que você não percebe a diferença!

É importante você saber que o uso da energia solar dará créditos de energia. Por exemplo, se a sua casa gerar mais energia solar do que esta consumindo naquele momento a energia extra vai para a rede da distribuidora e gera um “crédito de energia”. Esse crédito tem 36 meses de validade e será usado automaticamente se você gerar menos energia do que esta consumindo, como em um dia de muita chuva.

Analisando a necessidade de energia elétrica

O primeiro passo para escolher o seu sistema é saber, por exemplo, qual o seu consumo de energia elétrica em kWh por mês. É bem simples, basta apenas você verificar o seu histórico na conta de luz. O ideal é fazer uma média dos últimos 12 meses, pois o consumo pode variar muito de um mês para o outro.Agora, caso se trate de uma casa nova, o ideal é fazer uma estimativa baseada na casa atual com a ajuda do engenheiro ou arquiteto da nova residência.

Mas, em último caso, se não tiver nenhuma referência, ainda é possível calcular o consumo baseado de acordo do uso e potência dos equipamentos elétricos que serão utilizados na casa

Diferentes tipos de painéis solares

No mercado há dois tipos de painéis solares. É comum confundir o coletor solar térmico e a placa fotovoltaica. Os painéis fotovoltaicos convertem a energia solar diretamente em energia elétrica; os solares térmicos transformam a radiação solar diretamente em energia térmica para o aquecimento de águas ou outros fins.

Os painéis fotovoltaicos são, basicamente, dispositivos utilizados para converter a energia da luz do sol em energia elétrica. Os painéis coletam fótons da luz solar e os convertem em corrente elétrica, gerando energia para o funcionamento dos aparelhos elétricos, como geladeira, televisão, computador, entre outros. 

Dias de chuva

Infelizmente por terem um alto custo de instalação, esses painéis são mais comuns em lugares de difícil acesso à eletricidade. Geralmente os coletores são montados de tal forma que a absorção de radiação solar seja a melhor possível. O painel solar deve ter sua face voltada para o norte a fim de que haja um melhor aproveitamento da energia solar incidente. 

Quando é dia de céu claro, sem nuvens, o painel está produzindo 100% da sua capacidade. Já em dias nublados ou chuvosos, essa porcentagem é menor. No entanto, o painel não acumula a energia produzida se não houver uma bateria para o armazenamento.

Manutenção

A energia solar é uma fonte inesgotável e gratuita de energia, assim como você já tem conhecimento. No Brasil, esta fonte de energia deve ser aproveitada ao máximo, já que está situado em zona tropical, ou seja, dispõe de alta incidência de radiação solar.

As placas solares de qualidade possuem, em sua maioria, um vidro temperado a prova de granizo, ou seja, quão resistente é o painel solar fotovoltaico – placa solar, com chuva de granizo, pessoas andando em cima para fazer alguma manutenção no telhado ou no mesmo. Embora o painel seja resistente, você não deve andar em cima, pois pode provocar menor desempenho na geração de energia elétrica solar. O paisagismo da casa foi feito Bia Maia & Guta carvalho Arquitetura, Design e Paisagismo, localizado em Bragança Paulista.

Instalação

Em nenhuma hipótese é recomendo que você tente fazer a instalação sozinho. Por duas razões pelas quais você não pode deve fazer por sua própria conta: 

1) É perigoso e você pode se machucar se não fizer corretamente. 

2) Para você conectar o seu sistema na sua casa ou empresa – precisará de uma autorização da sua distribuidora de energia e somente engenheiros e eletrotécnicos podem fazer esta solicitação para você.

Custo e benefício

Casas escandinavas por OUA 오유에이
OUA 오유에이

환하게 빛을 받은 숲속의 집

OUA 오유에이

Os custos dos painéis ainda são elevados. O custo de uma instalação básica em uma casa para 5 pessoas é de R$ 4 a R$ 5 mil. Se adicionar pressurizador, bomba, entre outros equipamentos, o preço sobe ainda mais.’

Mas a queda nos preços logo nas primeiras contas de eletricidade ou gás, depois da instalação, é bem visível. Um sistema bem dimensionado permite poupar até 70% da energia necessária para o aquecimento de água que é usada, e o retorno do investimento vem em até 3 anos. Além disso, em alguns lugares do País existem programas que incentivam o cidadão a instalar um painel solar, com abatimento de IPTU e outras coisas mais.

Informações técnicas: hagah

Gostou do artigo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!