Tudo sobre Ladrilho Português e 35 Inspirações de Decoração | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3654:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Tudo sobre Ladrilho Português e 35 Inspirações de Decoração

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
por OH Wallpaper Moderno
Loading admin actions …

Os ladrilhos ou azulejos portugueses são um revestimento tradicional caracterizado por seus desenhos e arabescos e também pelas suas cores, especialmente o azul e o branco. Esses azulejos decorativos ficam especialmente bem em áreas molhadas como cozinhas e banheiros. A cozinha decorada com azulejo português, por exemplo, pode optar por azulejo colorido, em tons mais fortes e vibrantes, ou por aquele em tons mais neutros ou monocromáticos. Tudo depende do feito que se busca. Quem quer uma opção mais rápida e barata, pode lançar mão dos adesivos que imitam ladrilhos portugueses. Neste livro de ideias, você vai conhecer um pouco desse revestimento, inclusive a sua origem, e saber mais sobre o uso dele nos ambientes, as melhores combinações de cores e as vantagens e desvantagens dos adesivos, além de várias imagens como inspiração. Confira! 

Ladrilho português: um clássico da arquitetura e decoração

Azulejo Português Verde por OH Wallpaper Moderno Papel
OH Wallpaper

Azulejo Português Verde

OH Wallpaper

Herança da colonização na arquitetura e na decoração brasileiras, o ladrilho português – ou azulejo português – sempre volta a inspirar os profissionais em seus projetos de cozinhas, banheiros e mesmo fachadas. Atualmente, a estética do azulejo português já se expandiu para o mobiliário e os objetos de decoração, como almofadas, louças, toalhas, quadros e vasos.

Tradicionalmente, o ladrilho português – que se diferencia do ladrilho hidráulico pelo material – tem como base uma estampa azul e branca, inspirada na louça chinesa que os portugueses traziam de suas viagens ao Oriente. Mas hoje ele pode ser encontrado tanto nessas cores tradicionais, como em versões em tons pastel, monocromáticas e coloridas.

Inspirado em porcelanatos antigos, o ladrilho português apresenta desenhos com formas geométricas, arabescos, florais ou até mesmo cenas pintadas, que criam uma riqueza de detalhes na decoração. Uma das produções mais originais da cultura portuguesa, o azulejo tem presença marcante e atualmente está em alta.

O ladrilho português ganhou força no Brasil com a arquitetura, especialmente no revestimento de cozinhas, áreas gourmet e banheiros, graças ao baixo custo e à sua qualidade de impermeabilização. Ele é capaz de conferir personalidade à decoração sob qual forma se apresente, já que ele não é apenas um material, mas também um estilo.

Como usar as cores do ladrilho português

Como o azulejo português apresenta cores e desenhos, naturalmente pode tornar mais complexa a tarefa de combiná-lo com a decoração da casa, seja um objeto ou uma parede. Antes de mais nada, é preciso planejar bem onde o ladrilho vai ser aplicado, levando-se em conta que as composições não devem ser carregadas e devem ser harmoniosas.

Assim, o azul e o branco vão combinar com todas as variações de azul, dos tons mais claros aos mais escuros, como o azul bic, o azul royal, o azul água e o azul turquesa. Não apenas as combinações de azuis ficam interessantes: também pode-se combinar o azul e branco com vermelho e amarelo, ou ainda com tons neutros, como preto, branco e amadeirados. Há ainda modelos de azulejos portugueses em tons pastel, cinzas e preto e branco, que são cores mais fáceis de acertar, pois se dão bem com outras cores.

Por outro lado, pode-se conferir personalidade ao ambiente ao se inserir azulejos em cores fortes e contrastantes como rosa, verde, amarelo e laranja. Mas é preciso tomar cuidado para que eles não pesem demais no ambiente. Para contrabalançar as cores fortes, recomenda-se mobiliário e decoração mais neutros. Outra solução para equilibrar as cores vibrantes do ladrilho é utilizar umas delas em detalhes da decoração.

Uso do ladrilho português nos ambientes

Embora os ladrilhos portugueses tenham no começo sido usados referencialmente em ambientes úmidos como cozinhas, banheiros e áreas de serviço, eles podem ser utilizados em qualquer cômodo da casa, bastando para isso colocar em ação a sua criatividade. Vejamos, por enquanto, os ambientes mais tradicionais.

  • Cozinha -  Quando o assunto é decoração, o azulejo já é um clássico no revestimento de cozinhas. No que se refere ao ladrilho português, ele pode ser usado em uma parede inteira ou apenas em uma parte do ambiente, sendo a mais comum a faixa de parede entre a bancada da pia e os armários superiores. Outras possibilidades são o espaço entre o fogão e a coifa e a base das bancadas e armários inferiores.

A principal função do ladrilho português na cozinha é proteger as áreas que costumam ficar molhadas ou onde pode se acumular gordura, mas ele pode ser aplicado em outras áreas com um fim puramente decorativo.  

  • Banheiro – O uso de azulejo já é tradicional nos banheiros, principalmente quando se trata de proteger as paredes da água das cubas e da área do chuveiro. Mas o revestimento tem hoje também o papel de decorar o ambiente. Como os banheiros são espaços geralmente menores do que os outros cômodos da casa, é preciso aplicar o azulejo português na medida certa para que o ambiente não fique pesado. O ideal é que ele seja utilizado em detalhes, faixas, uma ou duas paredes ou, ainda, no piso. 

Quanto à cor ou cores, o ladrilho português no banheiro deve considerar as cores existentes no ambiente, como na bancada, na parede ou no mobiliário ou objetos presentes. De preferência, as cores devem ser mais neutras.    

  • Exteriores – A área da churrasqueira pode ganhar um toque mais rústico ou alegre com uma decoração com azulejos portugueses (ou ladrilho hidráulico). Pode-se revestir a parede, o piso e a própria churrasqueira. Os jardins também podem ganhar um charme especial com os ladrilhos portugueses, principalmente os coloridos.

Outras dicas:

  • Bancada da pia – A bancada da pia do banheiro pode ficar encantadora e divertida com um tampo feito com azulejos portugueses.
  • Escada – Os degraus da escada podem ser forrados com ladrilhos portugueses e, assim, transformar a decoração do ambiente.
  • Hall de entrada – Uma ideia que vem ganhando adeptos é a de criar um “tapete” de ladrilhos portugueses na entrada da casa. O segredo é escolher um padrão de azulejo que lembre de fato um tapete.

Adesivos em forma de ladrilhos portugueses

Adesivo Decorativo Azulejo por Decoralis Moderno
Decoralis

Adesivo Decorativo Azulejo

Decoralis

Existe ainda uma alternativa mais simples, rápida, prática e econômica para quem quer ter a beleza dos ladrilhos portugueses na decoração. São os adesivos de azulejo português, que são uma ótima opção para quem quer mudar o ambiente sem gastar muito ou para quem tem medo da decoração ficar cansativa.

Os adesivos são de fácil aplicação, tem grande variedade de modelos, tem tamanhos grandes, pequenos e sob medida, podem ser trocados a qualquer hora, não fazem sujeira e têm baixo custo. O importante é escolher uma superfície lisa (paredes, vidro, madeira, metal, piso etc) e retirar dela qualquer resíduo ou saliência para que o adesivo tenha uma perfeita aderência.

Mas os adesivos que imitam ladrilhos portugueses têm a desvantagem da menor durabilidade em relação ao revestimento, pois podem começar a se soltar com o tempo. E eles requerem também alguns cuidados: a limpeza não pode ser muito pesada porque compromete a estampa e, como geralmente são de material inflamável, os adesivos não podem ficar próximos a fontes de calor.

Origem dos azulejos portugueses

Aparador Rústico Corais em Madeira de Demolição - Cód 1238 por Barrocarte Rústico Madeira maciça Multi colorido
Barrocarte

Aparador Rústico Corais em Madeira de Demolição – Cód 1238

Barrocarte

A palavra azulejo vem do árabe azzelij, que significa pequena pedra polida. Também é comum relacioná-la com a palavra azul, que vem do termo persa lazkward, ou lápis-lázuli, uma vez que a maior parte da produção portuguesa de azulejo se caracteriza pelo emprego dessa cor.

A palavra azulejo designa uma peça de cerâmica pouco espessa, geralmente quadrada (originalmente fabricada nas medidas 15cm x 15 cm ou em menores formatos) e com uma face vidrada impermeável e brilhante. Essa face pode ser monocromática ou policromática ou, ainda, lisa ou em relevo. Esse tipo de azulejo tem como características a impermeabilidade, a resistência e o baixo custo, entre outros.

O azulejo português é um elemento associado à arquitetura, uma vez que ele é utilizado como revestimento de superfícies interiores e exteriores, embora ainda possa ser um elemento decorativo isolado.

Na cultura portuguesa, os azulejos muitas vezes apresentam temas, como relatos de episódios históricos, cenas mitológicas e iconografia religiosa, entre outros, que decoram pisos e tetos de edifícios públicos, comerciais e particulares. Mas em certas cidades, como Lisboa, a azulejaria atingiu o status de arte e é vista como suporte para a expressão artística nacional, tendo atrás de si cinco séculos de história.

A seguir, mais alguns exemplos de azulejos portugueses:

1. Uma versão em preto e branco e supermoderna

Varanda Gourmet Varandas, alpendres e terraços modernos por Padoveze Interiores Moderno
Padoveze Interiores

Varanda Gourmet

Padoveze Interiores

2. Faixa colorida em área de churrasqueira

Detalhe bancada Varandas, alpendres e terraços tropicais por VN Arquitetura Tropical
VN Arquitetura

Detalhe bancada

VN Arquitetura

3. Azulejos portugueses em tons pastel acima da bancada da cozinha

Apartamento, Maceió Al por Cris Nunes Arquiteta Clássico
Cris Nunes Arquiteta

Apartamento, Maceió Al

Cris Nunes Arquiteta

4. Ladrilhos coloridos em área gourmet

5. Parede da cozinha com azulejos em tons discretos

6. A tradicional combinação das cores azul e branca em um lavabo

7. Adesivo que imita ladrilhos portugueses na parede da cozinha

Adesivo Decorativo Azulejo por Decoralis Moderno
Decoralis

Adesivo Decorativo Azulejo

Decoralis

8. Azulejos combinados com jardim vertical

9. Azulejos portugueses no muro do jardim

10. Azulejo Português como detalhe na parede no piso

11. Revestimento colorido na cozinha gourmet

12. Adesivo hidráulico estilo azulejo português

cozinha com linhas retas Cozinhas modernas por Michele Moncks Arquitetura Moderno
Michele Moncks Arquitetura

cozinha com linhas retas

Michele Moncks Arquitetura

13. Cozinha com revestimento no estilo ladrilho hidráulico

14. Revestimento seguindo o estilo do tradicional azulejo português azul e branco

Duplex ME Cozinhas modernas por homify Moderno
homify

Duplex ME

homify

15. Adesivo hidráulico na área de churrasqueira

16. Revestimento estilo azulejo português na área gourmet

Cozinhas modernas por homify Moderno

17. Azulejo português como revestimento para churrasqueira

18. Detalhe com azulejo português no espaço de lazer

19. Cozinha com balcão vermelho e azulejo colorido

20. Cozinha decorada com azulejo português com estampas geométricas

Cozinha do Apartamento Mariz e Barros Cozinhas modernas por homify Moderno
homify

Cozinha do Apartamento Mariz e Barros

homify

21. Adesivo hidráulico como detalhe no baldão da cozinha

Apartamento no cond Barra Bali, Barra de São Miguel Al Cozinhas clássicas por Cris Nunes Arquiteta Clássico
Cris Nunes Arquiteta

Apartamento no cond Barra Bali, Barra de São Miguel Al

Cris Nunes Arquiteta

22. Azulejo português azul na cozinha

Residência Jardim Botânico 02 - Cozinha Gourmet Cozinhas modernas por Adoro Arquitetura Moderno Cerâmica
Adoro Arquitetura

Residência Jardim Botânico 02 – Cozinha Gourmet

Adoro Arquitetura

23. Parede de azulejo português em varanda de apartamento

24. Ladrilho hidráulico como revestimento em área de churrasqueira

25. Espaço gourmet revestido com azulejo português

26. Área de lazer com parede de azulejo português

27. Detalhe em azulejo português no rodapé do balcão

Área de lazer rústica. Varandas, alpendres e terraços rústicos por Lozí - Projeto e Obra Rústico
Lozí – Projeto e Obra

Área de lazer rústica.

Lozí - Projeto e Obra

28. Adesivo hidráulico no piso da área de churrasqueira

29. Clássico azulejo português azul e branco como revestimento para banheiro

Banheiros modernos por homify Moderno

30. Formas geométricas no banheiro

CASA DA FAZENDA Banheiros coloniais por Mariana Chalhoub Colonial
Mariana Chalhoub

CASA DA FAZENDA

Mariana Chalhoub

31. Projeto de banheiro com revestimento de estampas geométricas

32. Azulejo português para revestir o banheiro moderno

33. Detahe de ladrilho hidráulico no banheiro.

Banheiro divertido e rústico Banheiros rústicos por Camila Chalon Arquitetura Rústico
Camila Chalon Arquitetura

Banheiro divertido e rústico

Camila Chalon Arquitetura

34. Azulejo português na decoração de banheiro

35. Clássico azulejo português no banheiro

Lavabalo Banheiros clássicos por Fark Clássico
Fark

Lavabalo

Fark
Você gosta de azulejos portugueses? 
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!