SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Casa decorada com obras de arte

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Uma casa cercada de mistérios e surpresas. Claro, que isto não define por completo a Casa Montenegro, que apresentamos hoje. Mas nos dá uma ideia do quão enigmático e inusitado é este projeto. A residência, localizada em Marechal Deodoro, em Alagoas, foi projetada pelo jovem arquiteto Lúcio Moura, do estúdio LM Arquitetura e Conceito.

A casa é rodeada de mistérios e surpresas. A própria fachada da edificação remete a um edifício comercial ou institucional e não a uma casa. Esta neutralidade e abstração realçam o estilo minimalista e atemporal da residência, cujas maiores surpresas estão reservadas e guardadas em seu interior. A casa oferece total privacidade e conforto aos moradores, mas o maior destaque do projeto de interiores é a combinação de espaços monumentais, bem iluminados e preenchidos com obras de arte. 

Curioso para desvendar todos os encantos e surpresas desta residência que foge de todos os estereótipos e arquétipos de um projeto convencional? Então confira a seguir mais detalhes e imagens da Casa Montenegro, uma residência que esbanja elegância, requinte e funcionalidade. As imagens são de autoria do fotógrafo Rogério Maranhão.

Fachada misteriosa

A fachada da Casa Montenegro é um enigma em forma de generosos planos cegos. A fachada é composta de dois muros imponentes situados paralelamente sem nenhuma janela ou porta visíveis. O tom de mistério é realçado pela entrada, localizada no vão entre os dois planos, da qual só é possível notar a passarela de madeira e a pequena marquise de cobertura que protege a entrada.

O enorme plano cego situado de frente para a rua serve de anteparo para a projeção da sombra do cacto do jardim, que tem o movimento de sua sombra projetada na superfícies branca da muralha frontal. O próprio muro frontal projeta sua sombra no muro em segundo plano, realçando o protagonismo das sombras e da luz natural.

Madeira de demolição

A fachada frontal é enigmática por causa dos generosos painéis cegos, sem aberturas, e por causa do jogo de sombras que eles promovem. Mas as fachadas laterais e a fachada posterior contrastam com a sua abstração e impermeabilidade visual. Na fachada lateral, peças de madeira de demolição aparentes foram utilizadas para criar um anteparo no plano da fachada, cuja sombra se projeta na superfície do edifício, ressaltando sua brancura e sua materialidade abstrata.

Hall de entrada

E o que nos espera no interior desta casa de aparência enigmática e sem olhos voltados para a rua? O hall de entrada da casa mantém o mesmo tom enigmático da sua arquitetura. A porta de madeira com uma textura diferenciada e um banco de madeira rústico marcam o espaço do hall, que possui piso de porcelanato, na cor branca, e paredes revestidas de cimento, que evidenciam a abstração e o estilo minimalista da residência.

Pé-direito duplo

A maior surpresa da Casa Montenegro contudo é a sua espacialidade monumental, já evidenciada nos enormes planos da fachada frontal, e pela combinação de materiais naturais, como pedra, e materiais industrializados de alta qualidade, como o vidro e o aço.

Nesta imagem, podemos notar que o espaço de circulação, onde está localizada a escada de lance único, abre-se inteiramente para o espaço exterior, através de amplo planos de vidro e de uma abertura zenital, que permite a entrada de luz natural que realça a textura do painel revestido de pedras. Outro destaque do ambiente é o espelho d’água no espaço de circulação, que traz a natureza para o interior do ambiente e dá-lhe um toque de sofisticação. As cortinas brancas garantem o controle da luminosidade e da privacidade dos moradores.

Obras de arte

Decorar o lar com obras de arte não é uma tarefa simples e exige muita sensibilidade e habilidade para expressar a personalidade e os gostos dos moradores em peças diversas e feitas por artistas diferentes e sobre temas e sentimentos diversos. Mas quando se acha um equilíbrio entre as obras de arte e o espectro emocional dos moradores, o resultado traz uma sensação única de satisfação pessoal e amparo sentimental. 

Uma das maiores atrações da Casa Montenegro é a combinação inusitada de espaços monumentais e obras de arte, criando uma atmosfera requintada de galeria de arte. Os moradores convivem com esculturas, quadros e peças de design consagradas, e são confrontados com estes objetos diariamente. Podemos dizer que no interior da casa há uma exposição permanente de obras de arte, para o deleite dos moradores e convidados.

Living room

O pé-direito duplo confere ao interior do living room uma atmosfera refinada e sofisticada. A predominância da cor branca, presente nas paredes, no piso de porcelanato, nas cortinas e até no mobiliário, como o sofá, realçam o estilo minimalista e a elegância do ambiente.

Peças de mobiliário de design inusitado e extravagante, como a poltrona de aço retorcido, dá um toque de cor e de irreverência ao ambiente, servindo também como peça decorativa.

Para saber como incrementar a decoração da sua casa com peças clássicas do design internacional, leia este artigo.

Vistas que encantam

Os espaços sociais, como o living room, abrem-se inteiramente para o espaço exterior, através de amplos planos de vidro, do chão ao teto, que permitem o melhor aproveitamento da luz natural e descortinam a vista do jardim, situado na parte posterior do terreno. A sala de estar comunica-se diretamente com a varanda, que serve como uma extensão do living room. A vista privilegiada para o jardim e para a piscina realçam a sensação de bem-estar e comodidade dos moradores.

Área de lazer

A fachada posterior da residência evidencia a busca pela integração com o jardim e pelas vistas privilegiadas do entorno da edificação, situada próxima ao litoral. O guarda-corpo, feito de elementos de madeira de demolição, dá um toque natural e rústico ao edifício.

Na área externa, a casa oferece uma varanda aberta e protegida, que serve como espaço de estar ou relaxamento e de área gourmet, e uma piscina imersa no jardim, com borda elevada. A piscina e o amplo gramado são as opções de lazer dos moradores, que podem trocar as águas agitadas da praia pela tranquilidade e privacidade do lar. 

Mais informações sobre projetos de varandas e alpendres, você encontra aqui.

Você tem obras de arte que incrementam a decoração da sua casa? 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!