Reabilitação e renovação de moradia em Lisboa

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Projeto de Reabilitação_ Moradia Restelo, Lisboa, mube arquitectura mube arquitectura Banheiros modernos
Loading admin actions …

O mercado imobiliário em Lisboa está envolto em polémica nos dias que correm. Os despejos de antigos inquilinos forçados a sair de suas casas pela pressão imobiliária e o preço dos imóveis a disparar estão por todo o lado nas notícias. Mas, se é certo que a intensa procura gerada pelo turismo pode ter impacto negativo na vida social das grandes cidades portuguesas, também é verdade que traz muitas vantagens para a conservação do tecido urbano!

Por todo o lado se assiste a um verdadeiro carinho por casas antigas que, ao invés de serem deixadas ao abandono, sofrem fantásticas acções de reabilitação e se transformam em casas de habitabilidade moderna, sem perder o chame da história. Independentemente do seu destino final, porque também há projectos destes desenhados para pessoas que não querem prescindir da vida cosmopolita e preferem viver no centro!

MUBE ARQUITECTURA é um gabinete cujo trabalho tem incidido sobre este tipo de intervenções, e por isso adquiriu uma vasta experiência que pode pôr ao seu serviço. Se tem uma casa para reabilitar, em Portugal ou no estrangeiro, esta empresa pode ser aquilo que procurava. Venha connosco descobrir dois projectos representativos do seu trabalho e comece a tomar notas!

Reabilitação de Moradia no Restelo

A cozinha é uma das zonas que mais se degradam e onde a desactualização das condições mais se faz sentir. É impossível cozinhar nos dias de hoje sem as condições essenciais para tal! 

Numa cozinha antiga faltam as tomadas para o robô de cozinha e para a varinha mágica, para a torradeira e para o carregador do telemóvel, falta o espaço para o microondas e para a máquina do café. 

Numa reabilitação a cozinha tem de ser sempre alvo de um planeamento cuidado por parte de um designer de cozinhas, porque a área não aumenta e as canalizações não mudam de lugar!

Neste projecto, em que se tratou da reabilitação de uma moradia no Restelo, da cozinha antiga pouco sobrou (porque se calhar pouco de podia aproveitar), e em vez dela surgiu uma cozinha moderna e prática, de cariz minimalista, que pode servir de base para uma decoração com elementos de passado, se for esse o gosto dos proprietários.

Os pavimentos das casas antigas são muitas vezes de madeira maciça, sólida e confiável que dá para renovar. E é esse o objectivo primordial de uma reabilitação. Mas quando os pavimentos estão em mau estado, e já nada se pode fazer para que as madeiras voltem a ganhar o seu esplendor inicial, o mais acertado é substituir! No entanto a substituição não deve ser feita de ânimo leve, pois é fundamental encontrar um material que não desvirtue o design original da casa.

Aqui os pavimentos foram todos substituídos por mais madeira! Madeira clara, mas igualmente natural, para manter a coerência estética. E essa substituição em nada impediu que outras madeiras em melhor estado, como a do corrimão das escadas, fossem mantidas e renovadas.

Este projecto de reabilitação também tratou de incluir elementos que antes não existiam, mas que fazem todo o sentido, como é o caso desta separação entre o hall de entrada e os interiores. Feita de ripas de madeira verticais, num tom idêntico ao do pavimento para mais harmonia visual, este separador proporciona um pouco mais de privacidade aos interiores da casa.

Neste projecto salientamos ainda a casa de banho, que à semelhança da cozinha levou um banho de modernidade, feirta de armários brancos, minimalistas e funcionais, que visualmente ligam muito bem com o azul do quarto contíguo.

Reabilitação de Apartamento em Campo de Ourique

Cá está, sempre que é possível manter elementos do passado esse é o caminho a seguir!

Agora mostramos um pouco de outro projecto, que tratou da reabilitação de um apartamento em Campo de Ourique.

Aqui o destaque vai para o trabalho de conservação efectuado em caixilharias e portadas de madeira das janelas, que ajudou a manter a traça original do edifício e a restaurar aquele ar vintage que só as casas antigas têm. Quando isso não é possível torna-se fundamental encontrar soluções que não choquem e se integrem visualmente nos ambientes, e nisso a MUBE é especialista!

Neste apartamento restauraram-se diversos elementos, mas também se criaram outros, como é o caso do armário que vemos na imagem, e que veio proporcionar o espaço de arrumação que a habitação originalmente não tinha. Para o fechar escolheram-se portas de ripas de madeira brancas, que não se destacam face às madeiras recuperadas e ao mesmo tempo permitem a ventilação do interior.

Nesta imagem está ainda bem patente o trabalho de remodelação de paredes, tectos e rodapés de madeira antiga.

Um armário embutido é um must have das habitações modernas e um bom projecto de reabilitação deve incluí-lo. Neste caso o branco escolhido para ser a cor deste armário liga-se com as restantes superfícies recém-pintadas no mesmo tom, harmonizando o antigo e o novo, mesmo quando este tem modernas portas de correr. E que bem fica em ligação com o pavimento de madeira… Não sabemos se é novo ou se foi recuperado, apenas podemos dizer que faz um efeito belíssimo e liga bem com uma casa antiga!

Adora projectos de reabilitação de antigos edifícios citadinos? Então leia também o artigo ’Uma reabilitação modesta em Lisboa

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista