Tudo sobre Escritório de Arquitetura: saiba Como Contratar um Arquiteto e mais

Residência Tempo, Gisele Taranto Arquitetura Gisele Taranto Arquitetura Casas modernas
Loading admin actions …

Seja para reformar, mudar a sala ou construir uma casa inteligente, em algum momento você vai precisar de um escritório de arquitetura! Mas qual, e como escolher? Atualmente existem muitos escritórios de arquitetura e arquitetos no Brasil, o que faz com que essa escolha fique ainda mais difícil. 

Por isso, nós resolvemos contar tudo o que você precisa saber para contratar um arquiteto e fizemos uma lista de excelentes escritórios de arquitetura brasileiros. Confira!

O que você precisa saber para contratar um arquiteto

Antes de contratar um escritório de arquitetura é importante que você se atente a alguns detalhes para garantir que o resultado final corresponda às suas expectativas iniciais. 

Busque saber em qual área o escritório de arquitetura atua! Os arquitetos podem trabalhar em campos diversos e se especializar em diversas áreas como, por exemplo: arquitetura de interiores, projetos arquitetônicos, reformas, paisagismo, projeto de loteamentos, urbanismo… Ao mesmo tempo existem escritórios de arquitetura que tem uma atuação mais abrangente – que geralmente é o caso de escritórios de arquitetura maiores.

Busque um escritório de arquitetura que tenha o seu estilo

Após identificar os profissionais e escritórios da sua região que atuam na área que você precisa, é importante que você se atente ao estilo de projeto e de arquitetura que cada um deles acredita e pratica. É claro que o arquiteto deve criar e desenvolver um projeto que esteja dentro das suas preferências e do seu programa de necessidades, mas é natural que cada profissional ou escritório desenvolva um estilo próprio, por exemplo: alguns escritórios desenvolvem projetos mais modernos, outros atuam com arquitetura popular, arquitetura sustentável, ou com estilo clássico, entre tantos outros. Você pode identificar isso através de outros projetos desenvolvido pelo profissional, no portfólio, site ou nas redes sociais. 

Por fim, busque saber se o escritório que você escolheu pode desenvolver o seu projeto dentro do prazo e do orçamento que você tem e, se possível, converse com alguém que já teve alguma experiência com este escritório ou profissional.

Como contratar um escritório de arquitetura

Para contratar um escritório de arquitetura é importante que você receba uma proposta detalhada dos serviços que você precisa e quer contratar. É importante que na proposta conste o nome de cada etapa, o tempo que ela leva para ser desenvolvida e apresentada, bem como o resultado final e o valor. Nem todos os escritórios de arquitetura apresentam valores e descritivos por etapa, é comum que seja apresentado um valor total de todos os serviços inclusos na proposta. 

O ideal é que você tenha informações e valores por etapa para que possa analisar melhor o que você quer e pode contratar neste momento, e para que o valor total não seja um impeditivo para você iniciar a realização do seu sonho. Converse com o profissional e pergunte se existe a possibilidade de fechar o serviço em etapas, se for necessário, e quais as condições de pagamento.

Principais etapas que geralmente são incluídas nas propostas dos escritórios de arquitetura: estudo preliminar, anteprojeto, projeto técnico (ou detalhamentos), orçamentos e acompanhamento de obra.

Lembre-se: sempre é importante ter um contrato, para garantir os direitos e obrigações de ambas as partes!

Registro profissional dos arquitetos

Se você contratar um escritório de arquitetura brasileiro, os projetos e demais serviços devem ser desenvolvidos e acompanhados por arquitetos que tenham o registro no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Observe se na proposta e no contrato consta o número do registro de pelo menos um profissional de arquitetura. Caso queira verificar a regularidade do Registro Profissional, você pode fazer esta verificação no website do CAU.

Relação entre cliente e arquiteto

O ideal é que a relação entre o escritório de arquitetura e o cliente seja aberta, leve, baseada na confiança e na transparência. Para isso, você deve se sentir muito à vontade para conversar com o arquiteto sobre o orçamento que você tem disponível para realizar o projeto, sobre sua rotina e dia a dia em casos de projetos residenciais, e também a abrir informações da sua empresa ou negócio, em caso de projetos comerciais.

Sinergia e empatia

Também é muito importante que exista bastante conversa e um tempo dedicado para que o arquiteto consiga captar o estilo, e personalidade e as particularidades do cliente, afinal é ele quem vai desenvolver o projeto e a realização dos sonhos, desejos e preferências dos usuários dos espaços. Além disso, é fundamental que exista sinergia entre cliente e arquiteto, compreensão e empatia dos dois lados, afinal projetos e obras costumam levar um determinado tempo, e é muito importante que essa relação profissional seja saudável até nas situações e momentos mais tensos e inesperados desse processo.

O dia a dia de um escritório de arquitetura

Um escritório de arquitetura geralmente tem um dia a dia bem agitado, e nem sempre a equipe toda fica no escritório. Além das etapas desenvolvidas geralmente no escritório, como o estudo preliminar de um projeto, as imagens 3D, e projetos técnicos, os arquitetos também tem uma agenda cheia nas obras e lojas. É necessário ir até o local da obra para fazer um levantamento, realizar o acompanhamento de obra e montagem, além de muitos profissionais também realizarem orçamentos em lojas, fornecedores e com prestadores de serviço. Portanto o dia a dia dos escritórios de arquitetura tendem a ser bem dinâmicos e despojados, e com agendas flexíveis. 

A arquitetura é uma área criativa, por isso os escritórios de arquitetura geralmente trazem elementos inusitados, o uso das cores e da criatividade, o que deixa o espaço com a personalidade dos proprietários e comunica o que eles acreditam que a arquitetura deve entregar para o mundo e para as pessoas.

As equipes dos escritórios de arquitetura menores geralmente são compostas por dois arquitetos e um ou dois estagiários, sendo que a parte financeira e o marketing podem ser feitos por outras empresas contratadas. Os escritórios maiores geralmente têm equipes bem maiores, com profissionais dedicados a projetos e áreas específicas, e com profissionais dedicados ao planejamento, a elaboração de imagens 3D, marketing e a parte financeira da empresa.

O espaço de um escritório de arquitetura

Antigamente era comum que os escritórios de arquitetura tivessem formatações espaciais muito parecidas, compostas por: sala de reuniões e atendimento, espaços de criação, espaços de desenvolvimento e biblioteca de materiais e livros, espaço de materiais e mostruário. 

Entretanto, a tendência é de que os processos dentro da arquitetura sejam cada vez mais fluidos, integrado e colaborativos, e que não exista mais um espaço exclusivo para reuniões, por exemplo. Os escritórios de arquitetura passaram a contar com ambientes flexíveis, que se transforma  e tem diferentes usos, de forma que possam se adequar à rotina e ao dia a dia dinâmico. Com isso, os escritórios modernos de arquitetura podem tranquilamente ser instalados em espaços de home office, e fazer da sua sala de reuniões um café charmoso so centro da cidade, ou ainda usar um espaço de coworking e usufruir de uma rede de profissionais que complementa o trabalho dos profissionais de arquitetura. Tudo depende do estilo dos arquitetos!

Confira nossa lista com excelentes nomes de escritórios de arquitetura brasileiros

Este faz parte da lista dos escritórios de arquitetura em SP com projetos incríveis e surpreendentes. 

Vale a pena conferir!

Casa de Férias homify Casas modernas casa,home,moderna,contemporânea,piscina,concreto,viga balanço,pergolado

Fachada casa homify Casas coloniais

Fachada provocativa homify Casas modernas fachada,contemporanea,concreto,brise

homify Casas rústicas fachada

Projeto de Casa de Campo - fachada principal homify Casas do campo e fazendas Concreto CASA DE CAMPO,CASA MODERNA,CONCRETO,MADEIRA,PEDRA,casa,casa dos sonhos,RESIDENCIA

homify Salas de estar modernas

Procurando escritórios de arquitetura em BH?
Não deixe de conferir o trabalho deste escritório!

Se você está procurando escritórios de arquitetura em Porto Alegre, não pode deixar de ver os projetos inusitados e aconchegantes deste escritório!

homify

homify Varandas, alpendres e terraços campestres

homify Piscinas de jardim

Se você está em busca de escritórios de arquitetura em Curitiba, não deixe de conferir o trabalho desse escritório com projetos atuais e aconchegantes!

Sala de TV homify Salas de estar modernas poltrona,sala de tv,sofá com chaise

homify Salas de estar modernas

Salas integradas homify Salas de jantar rústicas sala de jantar,cozinha americana,ambientes claros,salas pequenas

Esse é um dos escritórios de arquitetura em Salvador que desenvolve projetos inovadores e cheios e personalidade!

Sala de Jantar homify Salas de jantar modernas ambiente integrado,sala de jantar,área gourmet,mesa de jantar,cores,iluminação,objetos de design

Cozinha clean e funcional, mas aconchegante homify Armários e bancadas de cozinha Iluminação de cozinha,cozinha em u,clean,economica,aconchego,interiores,reforma,cozinha pequena,kitchen,mobiliário para economizar espaço

Sala de jantar homify Salas de jantar modernas Sala,sala de jantar,amadeirado,moderna,parede verde,jardim vertical,gesso,painel,integrada,integrado,jantar,luxo

Cozinha homify Cozinhas modernas Madeira Efeito de madeira cozinha clean,cozinha branca,cozinha americana,cozinha integrada,azulejo,marmore branco,bancada branca,cooktop,coifa,cozinha romântica,cozinha feminina,tijolinho

sala de estar homify Salas de estar escandinavas sala de estar,sala,sala de conforto,tv,televisão,cinema em casa,branco,Hack,painel de tv,sofá,cortina

Sala de Estar/Jantar homify Salas de estar modernas

Este é um dos escritórios de arquitetura em Fortaleza que desenvolve projetos que faz a gente querer mudar a casa toda!

Lounge da Entrada homify Corredores, halls e escadas modernos contrução,reaproveitamento,iluminação,sustentabilidade,cores,painel verde,parede viva

homify Salas de estar minimalistas

homify Salas de estar modernas
Qual desses escritórios mais chamou a sua atenção? 

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista