Apartamento Santa Efigênia: Salas de estar escandinavas por Daniel Carvalho Arquiteto

Cores que Combinam com Roxo: 12 Exemplos para Inspirar

Daniel Weigmann – homify Daniel Weigmann – homify
Loading admin actions …

O roxo é uma cor muito interessante, não apenas por sua aparência, mas também por conta de sua história e impacto na cultura popular. Na antiguidade foi considerada sinônimo de poder e grandeza, tanto que no Império Romano, apenas o imperador e sua família podiam usá-la. Hoje está sendo amplamente utilizada por decoradores e profissionais de design, trazendo todo esse luxo e requinte para dentro de nossas casas.

Como acontece em grande parte das cores secundárias, o roxo se baseia na essência de seus pais (neste caso, vermelho e azul) para criar sua própria identidade no espectro de cores. O roxo combina a estabilidade e a serenidade do azul com a energia e o entusiasmo do vermelho, criando uma sensação visual de luxo, criatividade, energia e magia.

Quando falamos na utilização do roxo na decoração de uma casa, muitas pessoas ainda acham estranho e nem imaginam toda a elegância que ele pode trazer ao ambiente. Pode ser usado em muitas áreas diferentes da sua casa, porém requer um certo conhecimento sobre combinação de cores e não acabar deixando o ambiente muito carregado. Sala de estar, quarto, banheiro, cozinha ou até mesmo seu escritório poderão receber um toque com esta bela cor e ficar magnífico. Mas se você ainda não se sente preparado para pintar uma parede inteira de roxo, experimente começar combinando apenas alguns elementos para contrastar no ambiente.

Pensando em você, que está com dúvida em qual cor utilizar para combinar com sua decoração em tons de roxo, criamos este livro de ideias contendo várias sugestões. São diversas cores fabulosas para pintar as paredes de sua casa sem deixar de combinar com o resto do ambiente. Além disso, falaremos também sobre o motivo de cada combinação funcionar tão bem.

Quarto Infantil com Roxo, Lilás e Branco

AP 11_Suíte da Menina: Quartos  por América Arquitetura
América Arquitetura

AP 11_Suíte da Menina

América Arquitetura

Uma das primeiras coisas que a maioria das pessoas fazem quando começam a redecorar sua casa, é escolher uma paleta de cores. A combinação de cores que você pode escolher vai variar de acordo com o cômodo e estilo que você planeja redecorar. Há certas combinações de cores que ficam bem na sala de estar, mas não tão bonitas no quarto, por isso é importante tomar a decisão certa. Para o quarto, as cores pastel são a melhor escolha. Existem muitas combinações diferentes que você pode usar e uma delas é juntar o branco com roxo e lilás.

Este belo quarto infantil é um ótimo exemplo de como a combinação entre essas cores deu certo! Móveis e paredes na cor branca e alguns detalhes com roxo e lilás trazem a sutileza dos tons pastel para o ambiente. Uma suíte atemporal e para qualquer idade!

Sala com Roxo e Cinza

Cores e angulos - ap Varandas: Salas de estar modernas por omnibus arquitetura
omnibus arquitetura

Cores e angulos – ap Varandas

omnibus arquitetura

A decoração tradicional é geralmente definida por um visual simples e limpo. Uma paleta cheia de cinzas imponentes mantém esta estética, enquanto o roxo entra em cena para dar um toque de charme e magia no ambiente. É a combinação de cores perfeita para uma fantástica e inspiradora sala de estar.

Roxo, especialmente quando bem combinado com outras cores, como no caso do cinza, estimula a criatividade e inspira um clima positivo. É por isso que nunca é esquecido por artistas, espiritualistas ou simplesmente pessoas criativas que gostam de olhar fora da caixa.

Esta sala composta por um sofá roxo com linhas retas e uma parede rústica em cinza concreto mostra muito bem esse estilo mágico e inspirador.

Cores que Combinam com Roxo na Parede

Apartamento Santa Efigênia: Salas de estar escandinavas por Daniel Carvalho Arquiteto
Daniel Carvalho Arquiteto

Apartamento Santa Efigênia

Daniel Carvalho Arquiteto

A paleta de cores desta sala está muito bem definida. É possível notar que o ambiente está dominado por tons neutros e a parede roxa vem para dar um toque de sofisticação e glamour.  O preto, branco e cinza são cores que combinam com roxo na parede e dão um aspecto moderno e criativo. 

Cores Neutras com Roxo e Mostarda

Em um ambiente que as cores predominantes são neutras, como no caso do branco, a utilização do roxo precisa ser muito bem planejada para não poluir a decoração. É por isso que você deve usá-lo para detalhes e superfícies menores, que devem se destacar e chamar a atenção. Mesmo assim, esteja ciente que o roxo ficará tão evidente que você terá uma tarefa bastante difícil para chamar a atenção para qualquer outro detalhe.

Esta sala é um exemplo onde o roxo está muito bem aplicado, utilizando cores neutras, onde apenas o detalhe no sofá e almofadas estão na tonalidade roxa. Além disso, o puff mostarda se encaixa perfeitamente dando um toque de calor para o ambiente.

Sala de Jantar Combinando Tons Neutros com Roxo

Este é mais um exemplo de que detalhes em roxo são muito bem aplicados em um ambiente com cores neutras. Esta sala de jantar possui predominantemente cores neutras como o branco nas paredes e cor areia nas cadeiras e cortina. O roxo é muito bem inserido na borda do tapete e no aparador. A iluminação gera destaque ao espelho, que por sua vez amplia o ambiente.

Quarto Infantil com Roxo e Rosa

Roxo e rosa juntos são perfeitos e sem a necessidade de explicação, pelo menos para a maioria das menininhas do mundo. Eles criam uma adorável combinação em quase todo o mundo do design. Por serem cores muito semelhantes e causarem um tom sobre tom, torna o espaço com uma decoração muito agradável.

Na imagem podemos ver um quarto infantil com uma decoração leve e moderna. São paredes com cores brancas contrastando com detalhes em roxo e rosa.

Banheiro com Cuba Roxa e Parede Cinza

Quem disse que não pode ter roxo no banheiro? Pode sim! Aqui ele é apresentado como um detalhe na cuba de resina roxa instalada acima do tampo de nanoglass branco, dando todo o charme ao ambiente. Nas paredes foi usado um cinza escuro e uma iluminação indireta por trás do espelho.

Prateleira Marrom com Detalhes em Roxo, Rosa e Verde

Este é um belo exemplo de uma decoração sutil para combinar o roxo em sua casa. Sala com prateleira marrom que se molda em uma mesa, apoiada por blocos nas cores verde roxo e rosa.

Sala com Sofá Preto e parede Roxa

O roxo é uma cor complexa, versátil e rica em profundidade. Quando combinado com o preto, é criado um apelo dramático, mas também glamouroso.

Aqui é apresentado com um sofá preto em material que lembra couro e uma parede no tom roxo escuro.

Quarto com Parede Rosa e Detalhe em Roxo

Suíte Feminina: Quartos  por INOVA Arquitetura
INOVA Arquitetura

Suíte Feminina

INOVA Arquitetura

Este quarto mostra que o rosa claro é uma das cores que combinam com roxo escuro. Por serem cores próximas, o rosa claro acaba dando um toque de sutileza sem perder o charme do roxo.

Roxo Combinando com Rosa

Como já mencionado, o roxo comina facilmente com rosa. Neste caso, foi usado tons escuros desta cor, tornando um estilo ousado e moderno.

Combinando Roxo com Preto e Branco

Quarto com paredes brancas combinando perfeitamente com a cabeceira preta e detalhes em roxo da cama.

Gostou dessas combinações de cores com o roxo? Comente aqui.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!