O que é Sanca Invertida e ideias de como aplicá-la nos ambientes | homify

O que é Sanca Invertida e ideias de como aplicá-la nos ambientes

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Matheus Menezes Arquiteto Salas de jantar modernas Bege
Loading admin actions …

Quando o assunto é decoração, a sanca invertida é um acabamento belíssimo. Ela deixa o ambiente mais bonito, aconchegante e moderno e pode ser usada em qualquer cômodo de uma residência, além de harmonizar perfeitamente com determinados projetos comerciais.

Se está buscando por ideias e modelos de sanca invertida, continue conosco para saber o que é essa técnica de iluminação e se inspirar com projetos desenvolvidos pelos profissionais recomendados pela homify.

O que é sanca de gesso invertida?

Projeto residencial em condomínio fechado 360+ arquitetura e interiores Salas de jantar modernas
360+ arquitetura e interiores

Projeto residencial em condomínio fechado

360+ arquitetura e interiores

A sanca invertida é feita por meio de um afastamento com cerca de 15 centímetros da parede quando se está executando um forro rebaixado. Na maioria dos casos é uma sanca de gesso, que é o rebaixo mais comum. Ela é chamada de invertida porque a iluminação é instalada na parte de dentro, de modo que a luz reflita para o teto ou para a parede.

O grande diferencial da sanca de gesso invertida é o efeito que ela proporciona, trazendo uma atmosfera de acolhimento e bem-estar, pois fica indireta no ambiente. Mesmo assim pode-se colocar a opção de luz direta no mesmo rebaixo, pois cada momento demanda um tipo de luz, entretanto os interruptores são instalados separadamente para que seja possível optar quando utilizar a sanca invertida, a luz direta ou a combinação entre as duas.

Pode-se fazer a sanca invertida com spots, florescentes, fitas de led ou cordão de luz. Ela realça o contorno dos acabamentos com modernidade e elegância. Pode-se instalar a sanca invertina no quarto, na sala, cozinha, banheiro, corredor e hall, pois é um efeito sutil e que combina com todos os cômodos, desde que esteja alinhada ao estilo do projeto.

Ainda assim, praticamente qualquer estilo de decoração vai casar bem com a sanca invertida iluminada, pois ela é muito versátil quanto a combinações. Então, se você deseja visualizar opções para facilitar a imaginação de como uma sanca invertida ficaria nos ambientes da sua residência ou espaço empresarial, confira os belíssimos projetos a seguir.

Sanca invertida em ambiente moderno e descontraído

Apartamento Parque Butantã - 50m² Raphael Civille Arquitetura Salas de jantar minimalistas
Raphael Civille Arquitetura

Apartamento Parque Butantã – 50m²

Raphael Civille Arquitetura

Não pense que o teto de gesso com sanca é exclusividade de ambientes mais formais ou sofisticados. Projetos arrojados, com elementos modernos e coloridos também recebem essa iluminação com primor. Nesse modelo a sanca invertida cria um ótimo acabamento na cozinha integrada, fazendo com que o ambiente fique ainda mais unificado.

​Sancas curvas

Quando a sanca invertida é feita com um rebaixo que ocupa apenas parte do teto, em linhas curvas, o ambiente fica mais sofisticado e elegante. Nesse modelo, combinado com um lustre de cristais e elementos modernos, a iluminação da sanca voltada para o teto fez o acabamento ideal, com delicadeza.

​Sanca invertida na divisória

As paredes e divisórias de ambientes também são uma opção para instalação da sanca invertida iluminada. Nesse modelo da imagem a iluminação foi estrategicamente eficiente na valorização dos detalhes metalizados, realçando o brilho com luz indireta. Em momentos de refeição a luz direta é utilizada em conjunto, mas quando a mesa não está sendo utilizada a sanca invertida tem a função de dar acabamento e design ao ambiente.

​Sanca estreita voltada para o centro

Para valorizar o desenho de toda a sala de jantar, a sanca de gesso tem a iluminação voltada para o centro, delineando a posição da mesa e dando destaque para o lustre que complementa a iluminação quando o espaço está sendo utilizado. O resultado é de puro refinamento.

​Sanca invertida nas bordas do gesso

O teto de gesso nesse modelo só recebe a iluminação da sanca invertida nas bordas fazendo o acabamento e trazendo o efeito flutuante. É um dos modos mais comuns de utilizar esse efeito. Dessa vez ela não é a estrela do design, já que sobre a mesa há um grande lustre que cumpre esse papel. Mas certamente o visual não seria o mesmo sem a beleza da sanca.

Gostaria de ter um ambiente com sanca invertida na sua casa? Consulte então profissionais como arquitetos de interiores para desenvolver o melhor projeto para você.

​Sanca aberta voltada para o centro

Para utilizar uma quantidade menor de material no rebaixo, esse modelo traz a sanca invertida para o centro, porém mais aberta, criando um belíssimo efeito de iluminação mais suave e degradê. Nos modelos em que a sanca é voltada para dentro, porém, mais estreita, ou quando é voltada para a parede ocupando as bordas externas do rebaixo, o efeito é de contorno, com um pouco menos de suavidade.

Sanca de gesso central

Sala Estar e Jantar - Residência Tristeza INOVA Arquitetura Salas de jantar modernas
INOVA Arquitetura

Sala Estar e Jantar – Residência Tristeza

INOVA Arquitetura

As possibilidades de aplicação de sanca invertida não terminam. Também é possível instalar apenas no centro do ambiente, iluminando todo o teto, sem o incômodo da luz direta sobre a mesa de jantar. Com suavidade, o lustre delicado ilumina essa área somente na intensidade necessária para manter o espaço agradável.

​Integração de ambientes com sanca invertida

Mais um modelo de como a integração de ambientes fica mais valorizada com a sanca invertida percorrendo todo o espaço. De forma equilibrada, o painel de gesso rebaixado recebeu as luzes indiretas nas laterais e apenas pequenos leds distribuídos pela sala, mantendo a atmosfera de aconchego e leveza.

​Sanca invertida em dormitório grande

ILUMINAÇÃO É FUNDAMENTAL Boutique dos Lustres Quartos modernos
Boutique dos Lustres

ILUMINAÇÃO É FUNDAMENTAL

Boutique dos Lustres

Em um grande espaço, especialmente quando é um dormitório, a iluminação tem o papel fundamental de tornar o ambiente mais aconchegante. Nesse caso, o teto de gesso com a iluminação projetada nas bordas é mais do que suficiente para iluminar todo o quarto e trazer esse efeito. Há ainda que se considerar a intensidade das lâmpadas utilizadas que podem ser ainda mais brandas.

Leia também tudo sobre sanca aberta de gesso: instalação, iluminação e limpeza +33 Fotos.

​Dormitório pequeno com sanca voltada para o centro

Quarto de Casal Moderno DecaZa Design Quartos modernos MDF Bege
DecaZa Design

Quarto de Casal Moderno

DecaZa Design

Enquanto no projeto anterior a sanca invertida foi utilizada como principal fonte de iluminação do ambiente, nesse menor ela é um detalhe que complementa o design. Esse equilíbrio é importante por conta da quantidade de elementos que se destacam, como revestimento da parede, a cabeceira da cama e o próprio rebaixo em gesso em camadas. Outro diferencial é a cor da luz escolhida, que harmoniza com a tonalidade pastel do ambiente, deixando o quarto ainda mais agradável, mesmo com metragem reduzida.

​Sanca invertida no espelho

Apartamento na Pompeia, São Paulo Liliana Zenaro Interiores Banheiros modernos
Liliana Zenaro Interiores

Apartamento na Pompeia, São Paulo

Liliana Zenaro Interiores

Assim como o modelo de iluminação indireta instalado da divisória da parede que você viu no início, esse projeto demonstra que não é em todo caso que existe a necessidade de fazer um teto de gesso para ter um efeito de sanca invertida, ou seja, de luz indireta. Utilizar o espelho para essa finalidade é uma opção tão boa quanto, além de muito criativa e prática. É necessário apenas que o espelho tenha seja instalado com um recuo da parede suficiente para a instalação das lâmpadas.

​Banheiro com iluminação clara

Já para quem prefere banheiros bem iluminados – ou no caso de ambientes corporativos em que é mais comum que sejam assim -, a sanca invertida é uma opção muito mais bonita em substituição às lâmpadas comuns florescentes. Nesse modelo foi utilizado o chamado rasgo de luz para permitir uma iluminação mais central, e também utilizada uma luz forte em frente ao espelho. Assim conseguem-se os dois efeitos, que são o de deixar a luz menos dura e direta, porém, mantendo o ambiente muito bem iluminado.

Como você pôde perceber, há opções para todos os ambientes, estilos e gostos que se encaixam em cada cômodo. A sanca invertida é mais do que um diferencial, ela é parte complementar de projetos que visam proporcionar uma combinação entre a funcionalidade, o bem-estar e a valorização da arquitetura e da decoração.

Selecionamos mais projetos com sanca invertida para você se inspirar:

Esse projeto de sala de jantar com decoração clean e moderna apresenta uma sanca invertida voltada para o centro do ambiente. Essa disposição confere ao ambiente uma iluminação indireta e aconchegante, que pode ser complementada pelo lustre pendente.

Sanca de gesso invertida para banheiro

Projeto Casa Moderna - Jorge Elmor Elmor Arquitetura Banheiros modernos
Elmor Arquitetura

Projeto Casa Moderna – Jorge Elmor

Elmor Arquitetura

Como vimos anteriormente,entre os muitos modelos de sanca de gesso, as sancas invertidas também são uma ótima alternativa de elemento decorativo para ambientes como banheiros, tanto residenciais como comerciais. Neste banheiro residencial, a sanca invertida foi aplicada na área superior ao espelho retangular que ocupa praticamente toda a extensão do ambiente, seguindo assim os dois elementos uma mesma linha fluída. A iluminação criada por esse conjunto é tênue e indireta no restante do ambiente.

Qual modelo você mais gostou e adoraria instalar na sua casa ou espaço comercial?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!