Quarto infantil Montessoriano: Quarto infantil  por Decoropravocê - Decoração ao seu alcance.

Saiba Por Que apostar na Cama Montessoriana com 25 Inspirações

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Incentivando a liberdade e a autonomia da criança, o método da médica e educadora italiana Maria Montessori estabeleceu critérios até mesmo para a decoração dos quartos infantis. O quarto montessoriano deveria permitir que a criança tivesse acesso a tudo que existisse nele, o que a incentivaria a explorar o próprio quarto sem a ajuda de ninguém.

A cama montessoriana segue o mesmo princípio e, portanto, deve ser bem baixa ou rente ao chão, de tal modo que a criança possa entrar e sair dela sempre que desejar. O formato de cama que mais se popularizou foi o de casinha, mas outros formatos são igualmente lúdicos e eficientes.  

Atualmente, é muito frequente que projetos arquitetônicos incorporem a cama montessoriana nos quartos infantis. Neste livro de ideias, você vai saber mais sobre ela e ter acesso a exemplos dessa peça do mobiliário, tanto em suas formas tradicionais quanto em formas mais modernas ou funcionais. Confira!

Cama montessoriana: origem e características

Quarto infantil Montessoriano: Quarto infantil  por Decoropravocê - Decoração ao seu alcance.

No início do século passado, a médica e educadora italiana Maria Montessori criou um método revolucionário para estimular o desenvolvimento infantil, baseado na autonomia, na liberdade e na independência. Entre os elementos que visavam proporcionar essas qualidades estava o quarto montessoriano, dentro do qual a cama tem papel extremamente importante.

De acordo com o Método Montessori, tudo no quarto da criança deve ficar ao alcance dela. Assim, os móveis são sempre baixos. A cama, em especial, é bem baixa ou rente ao chão, de modo que a criança possa se deitar, levantar e explorar o entorno sempre que quiser e sem a ajuda de ninguém.

O fato de ficar rente ao chão faz com que a cama seja também um fator de segurança, já que evita que a criança escale o berço, o que pode causar acidentes. Mas o que realmente importa na cama montessoriana é que ela permite que a criança explore seu próprio quarto, o que estimula a curiosidade e até mesmo o autoconhecimento.

A opção por tons suaves, pela simplicidade e pelo minimalismo também faz parte da filosofia Montessori e influencia o quarto e a cama montessorianos, ainda que a decoração com desenhos infantis ou estampas de animais seja bem-vinda.

Ganhando cada vez mais espaço nos quartos infantis, a cama montessoriana em forma de casinha é lúdica e divertida, mas não precisa ser necessariamente a única a ser considerada. Existem outros formatos, como a cabana, a tenda ou simplesmente o colchão sobre um estrado, e todos também concorrem para a ludicidade, além de serem elementos interessantes na decoração. Cabe lembrar a quem teme a friagem do chão que basta usar sob o colchão uma base de madeira ou um tapete de EVA.

Voltando à questão da segurança, há quem questione a cama montessoriana nesse aspecto, mas sempre há saídas. Para crianças menores, recomenda-se usar protetores ao redor da cama montessoriana, já que isso evitará que elas caiam ou rolem para fora dela enquanto dormem. Já para evitar que a criança saia andando pela casa sem os pais presentes, aconselha-se colocar grades de proteção na porta do quarto, dos outros cômodos e em locais perigosos como escada.

A seguir, apresentamos vários tipos de cama montessoriana. 

Cama casinha montessoriana

Neste quarto de menina, a cama montessoriana tem formato de casinha e colchão baixo. A decoração do resto do quarto apresenta móveis acessíveis à criança, como a penteadeira cor de rosa com banquinho redondo. 

Colorida

Neste quarto de menino, a cama montessoriana é uma cama pequena em que o colchão está encaixado em uma estrutura baixa de madeira. A roupa de cama vermelha combina com o colorido do resto do quarto.

Branca

A cama em formato de casinha desta imagem é totalmente branca, o que dá leveza ao quarto. Além desta cor, a decoração apresenta as cores vermelha e azul no mobiliário adaptado à altura da criança. 

Península

Uma versão mais moderna da cama montessoriana é esta chamada de península, uma vez que o colchão repousa sobre um tablado de madeira que abriga também as estantes e gaveteiros presentes na decoração. 

Azul turquesa

Montessoriano: Quartos das meninas  por Ana Crivellaro
Ana Crivellaro

Montessoriano

Ana Crivellaro

Esta cama montessoriana em forma de casinha é um bom exemplo da delicadeza que ela pode proporcionar. Com estrutura em azul turquesa e protetores em branco, rosa e azul, ela conta ainda com um cordão de lâmpadas brancas.

Várias fases

Este quarto serve a várias fases da criança: com o berço, acomoda-se o bebê e, com a cama montessoriana em forma de casinha, abriga-se a criança mais velha. Enquanto essa fase não chega, a cama pode ser usada pela mamãe ou a babá.

Cama Montessoriana com grades laterais

A cama montessoriana em forma de casinha deste quarto traz grades laterais para evitar que a criança caia no chão. O quarto tem também uma cama normal de apoio para uso da mamãe ou da babá. 

Cama no Estilo Montessoriano com Cerquinha branca

Esta mini cama montessoriana é uma estilização da cama clássica em forma de caminha: ela tem telhadinho na cabeceira e nos pés uma cerquinha branca que é um verdadeiro charme. Além do branco, a decoração destaca a cor rosa. 

Cama Montessoriana Iluminada

O projeto deste quarto montessoriano prevê uma cama com estrutura em madeira natural e formato de casinha, enfeitada por um cordão de lâmpadas brancas. O ambiente tem também móveis baixos e um pequeno pufe branco.

Tenda

Neste quarto claro, a cama é baixa e enfeitada com almofadas azul turquesa, as quais combinam lindamente com a tenda branca com detalhes na mesma cor e na cor laranja. A parede cinza com estrelas dá um toque lúdico. 

Projeto

Neste projeto, a famosa caminha em forma de casa vem acompanhada de uma tenda de índio, elemento de decoração altamente lúdico que serve de brinquedo para a criança. Um tapete fofinho no centro do quarto também é ótimo para deixar a criança enquanto brinca.

Mini cama

Quarto de menina: Quartos das meninas  por Studio Elabora
Studio Elabora

Quarto de menina

Studio Elabora

No projeto deste quarto, a mini cama também tem formato de casinha na cabeceira e é bem baixinha. A decoração dá destaque à cor rosa e traz objetos que personalizam o ambiente.

Com protetores

Neste projeto de quarto, a cama com formato de casinha é mais alta do que se recomenda, mas apresenta os protetores de cama que impedem a criança de rolar e cair.

Muita cor

Apartamento 08: Quarto infantil  por P.B Arquitetura
P.B Arquitetura

Apartamento 08

P.B Arquitetura

A caminha em forma de casa é totalmente branca, mas os desenhos pintados nas paredes agregam muita cor ao ambiente. O resto do mobiliário também é branco, só que com detalhes coloridos. 

Abelhinhas

INTERIORES F | G : Quarto infantil  por Drömma Arquitetura
Drömma Arquitetura

INTERIORES F | G

Drömma Arquitetura

Este quarto com tema de abelhas na decoração tem tudo à mão da criança: estantes baixas com gavetas, mesinha na mesma altura e caminha em formato de casa com colchão sobre base de madeira rente ao chão. 

Outros exemplos de camas infantis com características da Cama Montessoriana

Quarto filho: Quarto infantil  por DuoS Interiores
DuoS Interiores

Quarto filho

DuoS Interiores

A cama montessoriana se caracteriza por ser baixa, portanto pode se apresentar de várias formas desde que respeite essa característica. Aqui o colchão se apoia em uma base de madeira. 

Com nichos

Mesmo em outras fases da vida, a cama montessoriana pode ser útil. É o caso deste conjunto formado por um colchão sobre base de madeira com nichos para ter as coisas à mão, que se destina a um adolescente.

Gavetões à mão

Quarto infantil, Maceió Alagoas: Quarto infantil  por Cris Nunes Arquiteta
Cris Nunes Arquiteta

Quarto infantil, Maceió Alagoas

Cris Nunes Arquiteta

Este quarto com beliche para dois meninos traz elementos importantes da decoração inspirada na filosofia montessoriana: embaixo da bancada estão dispostos gavetões que deixam os brinquedos bem à mão. 

Tipo sofá-cama

APARTAMENTO F/C: Quartos dos meninos  por Larissa Maffra
Larissa Maffra

APARTAMENTO F/C

Larissa Maffra

Neste quarto de menino, a cama lembra a sua similar montessoriana por causa da sua base em madeira abrigando um colchão. A disposição das almofadas, com mesmo tecido do colchão, evoca um sofá-cama.

Com beliche

projeto dormitório menino: Quartos dos meninos  por ABHP ARQUITETURA
ABHP ARQUITETURA

projeto dormitório menino

ABHP ARQUITETURA

A cama de menino desta imagem apresenta colchão sobre base estofada azul e no teto conta com outra cama, à qual se tem acesso pela escada lateral. É uma versão mais robusta e mais contemporânea da cama montessoriana.

No tablado

Projeto de Interiores - Bairro São Pedro, Juiz de Fora - MG: Quartos dos meninos  por Thiara Garcia Arquitetura e Interiores
Thiara Garcia Arquitetura e Interiores

Projeto de Interiores – Bairro São Pedro, Juiz de Fora – MG

Thiara Garcia Arquitetura e Interiores

Este quarto de menino apresenta uma cama formada por um colchão disposto sobre um tablado de madeira baixo. A decoração compreende ainda pôsteres, painel de TV, prateleira alta e bancada de estudo.

Branco e cinza

Neste projeto, a decoração do quarto privilegia as cores branca e cinza, que são usadas respectivamente no mobiliário e nas paredes. A cama, que lembra um sofá, é branca com elementos em madeira natural e fica rente ao chão. 

Moderna

Esta cama baixa com estrutura em madeira é uma estilização bem moderna da clássica cama montessoriana. Não falta nem mesmo a tenda indígena ao lado, pronta para as brincadeiras com os irmãos e os amiguinhos.

Cama fofa

Mais uma cama com colchão disposto sobre base de madeira. As almofadas coloridas dão o tom descontraído. Destaque também para a cabeceira na parede, que dá unidade ao conjunto. 

Você conhecia a cama montessoriana?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!