Passo a Passo para criar uma Estante de Caixote de Feira e outras Inspirações

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Passo a Passo para criar uma Estante de Caixote de Feira e outras Inspirações

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Detalhe de ambientação: Locais de eventos  por Guazzelli Gomes
Loading admin actions …

A utilização de caixote de madeira na decoração é uma ideia que abre várias possibilidades de criação. De modo geral esse tipo de caixa de madeira complementa um projeto ao estilo rústico e com uma pegada ecológica, justamente pelo material que é feita, podendo ganhar cores e formas diferentes.

A grande vantagem é a facilidade de encontrar, pois são os tipos de caixotes utilizados para transportar os alimentos nas feiras. Então, com a matéria-prima em mãos, se você leva jeito para o artesanato, pode criar suas próprias peças, como estante com caixote de feira, que você vai ver o passo a passo a seguir, além de prateleira de caixote de feira, mesas de centro, poltronas, bancos, aparadores, penteadeiras e muito mais.

Outro material que complementa a construção de móveis com caixote de madeira é o pallet, facilmente encontrado na internet, basta uma pesquisa simples, ou em lojas especializadas. Agora, para que você comece a se inspirar com essa ideia, veja a seguir um passo a passo muito simples de como fazer estante de caixote de feira, além de modelos de móveis feitos com esses materiais pelos designers e decoradores recomendados pela homify.

​Estante de caixote de feira passo a passo

Detalhe de ambientação: Locais de eventos  por Guazzelli Gomes
Guazzelli Gomes

Detalhe de ambientação

Guazzelli Gomes

A primeira dica é de como você pode criar facilmente uma linda estante de caixote de feira, usando poucas ferramentas. Fizemos um breve passo a passo com os materiais necessários para que você veja como é fácil.

Materiais:

  • 3 caixotes de madeira;
  • Esponja;
  • Tinta PVA;
  • Verniz acrílico fosco;
  • Detergente;
  • Lixa nº 100;
  • 4 rodinhas acrílicas;
  • Parafusos e parafusadeira;
  • Rolo de pintor.

Passo a passo

  1. Comece usando a lixa para lixar os caixotes. Assim você irá remover as farpas soltas e facilitar a aderência da tinta.
  2. Em seguida, utilize a esponja para remover toda a poeira e sujeira dos caixotes, sem molhá-los.
  3. O próximo passo é fazer um fundo preparatório para que o caixote receba a cor definitiva e ela fique mais bonita. Para isso, aplique uma demão de tinta PVA branca usando o rolo de pintor em tamanho pequeno.
  4. Depois que esse fundo preparatório estiver seco, aplique duas demãos da cor de tinta a sua escolha. Deixe secar completamente e aplique o verniz. Se não quiser usar o verniz, utilize uma tinta à base de água, acetinada ou brilhante.
  5. Com os caixotes de madeira pintados é hora de colocar as rodinhas acrílicas naquele que for ficar na parte de baixo da estante. Vire-o para baixo e utilize os parafusos e a parafusadeira para fixar as rodinhas, sempre nos cantinhos do caixote, onde há duas ou três camadas de madeira para ficar mais firme.
  6. Feito isso é só colocar os demais caixotes em cima e sua estante está pronta. Não é necessário fixá-los uns nos outros, pois assim você pode modificar o formato do móvel sempre que desejar. Além disso, eles encaixam muito bem um sobre o outro, então não há risco de cair. Mas se você tiver criança ou animais de estimação em casa, talvez seja mais seguro parafusas um caixote no outro para evitar acidentes.  

Agora que você já sabe fazer estante de caixote de feira, veja outros modelos de móveis, simples e mais elaborados, para ter em sua casa.

Estante de caixote de feira estilo industrial

Estande feita com caixas de frutas para ambiente comercial.

​Caixote na parede

Também é perfeitamente possível fazer estante para livros de caixote de feira que nem precisa ficar no chão. Nessa linda ideia os caixotes foram pintados e fixados na parede, um sobre o outro, deixando um visual de estante flutuante. Você pode adicionar quantos caixotes desejar para que o ambiente ganhe ainda mais personalidade.

Estante de caixote de feira na cozinha

Tenha uma cozinha sustentável e econômica ao optar por caixotes de feira para formar sua estante ou armário.

​Sofá de pallet

Sofá de Pallets Remobília: Sala de estar  por Camila Feriato
Camila Feriato

Sofá de Pallets Remobília

Camila Feriato

Essa ideia é perfeita para fazer um sofá bem espaçoso que também pode servir como cama. A utilização de pallets é ideal, mas também pode ser feito com uma quantidade maior de caixa de madeira, viradas para baixo e bem posicionadas para garantir a firmeza. Se necessário, pode-se parafusar as laterais umas nas outras, garantindo um resultado mais seguro.

​Cabeceira pallet

Quarto masculino: Quartos  por DTE Arquitetura
DTE Arquitetura

Quarto masculino

DTE Arquitetura

Além de serem muito usados como base para sofás e camas, os pallets também fazem lindas cabeceiras rústicas. Nesse modelo, bastou lixar a madeira e aplicar verniz. Mas ela pode ser pintada da cor que desejar para harmonizar com o restante da mobília e do quarto. Outra ideia, como mostra a imagem, é aproveitar os espaços entre as madeiras para encaixar luminárias de cabeceira.

Mais ideias de decoração sustentável com caixotes de madeira e pallets

​Mobiliário para área externa

Os pallets e os caixotes de feira combinam perfeitamente com gramado e ambientes externos naturais, com árvores e jardins. A dica é impermeabilizá-los para que não sofram tanto com os efeitos do tempo e usar estofados plastificados que também durem mais estando do lado de fora. Essa ideia também é ótima para terraços e lounges, trazendo uma atmosfera descontraída ao ambiente que deseja criar.

​Caixas embaixo da estante

Nesse 3D elaborado para a casa de um homem, a praticidade e a funcionalidade dividem o ambiente com os detalhes modernos. As caixas que estão embaixo da estante podem ser tanto de vime quanto de madeira. São ótimas peças para armazenar objetos e também para servirem como bancos, sem ocupar espaço no ambiente, otimizando a área de circulação.

​Sala com mescla de estilos

Sala de Estar integrada a Sala de Jantar estilo moderno e contemporâneo com parede de tijolinhos: Salas de estar  por Decoradoria
Decoradoria

Sala de Estar integrada a Sala de Jantar estilo moderno e contemporâneo com parede de tijolinhos

Decoradoria

A parede com tijolos aparentes combinou perfeitamente com os pallets utilizados na base do sofá. O caixote de madeira também marca presença, embora mais escondido, onde está apoiado o violão. Aqui, estar e jantar integradas deixaram o clima leve e agradável, ideal para quem recebe convidados e faz questão de deixá-los à vontade. Esse é um grande poder das peças com design em madeira.

​Arranjo de mesa

Caixinha de Feira com arranjos: Jardim  por Cena De.Coração
Cena De.Coração

Caixinha de Feira com arranjos

Cena De.Coração

O caixote de madeira pode ser encontrado em diversos modelos e tamanhos. Na ideia dessa imagem foi utilizada uma peça pequena, mais delicada, que recebeu a finalidade de arranjo de mesa. Aliás, pode ser colocada em qualquer cômodo da casa para trazer mais vida e delicadeza ao ambiente. Para harmonizar ainda mais com esse ar de leveza, a caixa pode ser lixada sem receber uma nova pintura, para ficar com esse aspecto de desgastado. Dentro dela as flores podem ser artificiais e bem rústicas.

​Estante de caixote de feira

Mobiliários: Locais de eventos  por Guazzelli Gomes
Guazzelli Gomes

Mobiliários

Guazzelli Gomes

Aqui temos mais um bom exemplo de estante com caixote de feira especialmente montada para um estande empresarial em que a o objetivo era transmitir valores sustentáveis. Os pallets também se fazem presentes e todos esses móveis cumprem o papel de mostrar como é possível trabalhar de maneira séria e com peças bonitas valorizando a preservação ambiental.

​Sala artesanal

Para finalizar, uma sala muito simpática repleta de objetos feitos artesanalmente com materiais de reaproveitamento. Os bancos de madeira e de pneus, a mesinha com MDF reaproveitado e até as garrafas decoradas com barbante trouxeram uma atmosfera acolhedora para quem aprecia ambientes simples, porém funcionais, já que tudo pode ser desmontado e reorganizado, ganhando nossas formas e funções.

Então, com todos esses exemplos, agora é só escolher aqueles que melhor combinam com o seu espaço, o seu gosto e estilo de vida para começar a colocar as ideias em prática. Tire proveito dessa peça tão versátil que é a caixa de madeira para montar objetos de forma simples, econômica e cheia de personalidade.

Em que tipo de ambiente da sua casa ou empresa você colocaria um móvel feito de caixa de madeira?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!