Rancho 14: Janelas   por A+R  arquitetura

Esquadrias de Madeira: Tudo o que Você Precisa Saber

Fernanda Martello – homify Fernanda Martello – homify
Loading admin actions …

Esquadria é o nome utilizado para denominar janelas, portas, portões, venezianas, persianas e outras tantas variantes no mundo da arquitetura. As esquadrias podem ser de diversos materiais, entre eles as mais utilizadas são as esquadrias de madeiras. As esquadrias de madeira são versáteis, atemporais e podem ser produzidas em diversos tipos de madeira. Neste livro de ideias você vai conferir tudo o que você precisa saber sobre esquadrias de madeira. Não perca!

Como dissemos anteriormente, as esquadrias de madeira podem combinar com os mais diversos estilos de casa e de decorações. E claro, existem esquadrias de madeira que combinam mais com um estilo do que com outro ou então que se adequam melhor a um certo tipo de ambiente. Normalmente, as esquadrias de madeira costumam ser de:  jatobá, freijó, itaúba, entre outros tipos de madeira.

Se você ainda não decidiu ou não sabe qual é o melhor tipo de madeirapara as esquadrias da sua casa, consulte aqui profissionais especializados que poderão te auxiliar da melhor maneira possível nesta fase do projeto.

Portas de madeira

Casa Container Brasil - Projetos: Casas modernas por Casa Container Brasil
Casa Container Brasil

Casa Container Brasil – Projetos

Casa Container Brasil

Na hora de escolher colocar uma porta de madeira na sua casa, é preciso ter em consideração não apenas a questão estética, mas também a resistência da porta de madeira. Um dos pontos positivos deste tipo de material é que ele costuma ser bem resistente, claro, se bem cuidado e tratado. 

Além disso, as portas de madeiras podem conferir um estilo único à sua casa, já que podem ser produzidas à medida e de acordo com o desenho que mais combina com você e com o estilo do seu projeto arquitetônico. As portas de madeira podem ir desde o estilo clássico até o minimalista e moderno, podem ser trabalhadas e apresentar desenhos em diferentes relevos, molduras, podem ser compostas com madeira e vidro… você pode dar o toque que quiser.

Janelas de madeira

Assim como as portas de madeira, as janelas de madeira também podem estar presentes nos mais diversos estilos de decoração. Podem ser janelas com medidas e modelos padronizados e fabricados a larga escala ou você pode optar por janelas de madeira com modelos personalizados para a sua casa, de acordo com o seu gosto. 

Você não pode perder o livro de ideias: 11 modelos de janelas para deixar sua fachada linda.

Fachada com esquadrias de madeira

CASA DAS ACÁCIAS: Escritórios  por MPV Arquitetura Ltda
MPV Arquitetura Ltda

CASA DAS ACÁCIAS

MPV Arquitetura Ltda

Assim como no momento de decidir o tipo de madeira, é interessante conversar com um profissional especializado para te assessorar no melhor estilo para o seu ambiente. Ainda não decidiu qual é o melhor estilo de janela de madeira para a sua casa? Então você não pode perder aqui mais inspirações de janelas de madeira lindas para o seu projeto. 

Podemos conferir na foto acima vemos um projeto com fachada com esquadrias e painéis de madeira.

Esquadrias de madeira com vidro

Uma possibilidade que pode ser tanto clássica como moderna é a combinação de esquadrias de madeira com vidro. Elas podem ser aplicadas em portas e janelas e dão um toque de sofisticação ao seu ambiente. Além disso, esquadrias de madeira com vidro são uma ótima opçñao para quem busca uma melhor iluminação para seus ambientes. Elas possibilitam um melhor aproveitamento da luz natural, dando mais vida ao seu projeto, reduzindo também os gastos com energia.

Portas e janelas de madeira com vidro

FACHADA: Casas do campo e fazendas  por Maria Claudia Faro

Casa com pé direito alto e esquadrias de madeira com vidro nas portas de correr e janelas. Um projeto moderno e minimalista. A combinação dos dois elementos nas esquadrias acaba proporcionando um ambiente claro e ainda mais diáfano.

Vantagens e desvantagens

CASA DAS ACÁCIAS: Escritórios  por MPV Arquitetura Ltda
MPV Arquitetura Ltda

CASA DAS ACÁCIAS

MPV Arquitetura Ltda

Uma das grandes vantagens de usar esquadrias de madeira no seu projeto é que ela combina praticamente com qualquer tipo de revestimento. Você pode utilizar gesso, alvenaria, as mais diferentes cores para as paredes interiores e exteriores. além disso, as esquadrias de madeira também podem ser utilizadas sem sua cor natural, pintadas de acordo com a decoração escolhida para a sua casa.

Outras vantagens apresentadas pelas esquadrias de madeira é a durabilidade e sua resistência. Para isso, é preciso tratar e cuidar da madeira escolhida para que possa resistir às pragas e ao tempo. Aplicar verniz e produtos anti pragas são ações muito recomendadas para a manutenção e cuidados das esquadrias de madeira.

Porta de correr de madeira e vidro

Na hora de optar pelo uso de esquadrias de madeira na sua casa é preciso pensar também nas desvantagens. Podemos classificar como uma das principais desvantagens o questio limpeza. Como acontece com qualquer outro objeto ou acessório de madeira, não podemos limpar esse material diretamente com água ou até mesmo com um pano úmido. Além disso, se você escolher uma porta de madeira trabalhada ou uma janela com aspas de madeira, sua limpeza também pode ser menos prática do que janelas e portas de alumínio ou vidro.

Outro fator importante a se pensar no momento de escolher portas ou janelas de madeira é verificar se vão ficar expostas à ambientes externos sem coberturas. Sem a manutenção e cuidados adequados, as esquadrias de madeira podem estragar e diminuir sua durabilidade.

Madeira certificada

CASA DO CAPITÃO: Janelas   por PATRICIA SALLES
PATRICIA SALLES

CASA DO CAPITÃO

PATRICIA SALLES

Ao adquirir esquadrias de madeira, é preciso sempre certificar-se de que a madeira usada para nestes elementos são madeiras certificadas, que passaram por um processo de controle de extração e não impactaram negativamente no meio ambiente. Além disso, ao consumir madeiras certificadas, você também garante a qualidade de origem.

Esquadrias de alumínio que imitam madeira

Caso você queria ter o efeito de uma esquadria de madeira na sua casa, seja nas janelas, nas portas ou em ambos, mas realmente nñao quer consumir madeira seja por questões ecológicas ou se pesou os prós e contras e busca outras possibilidades, não se preocupe. Uma ótima alternativa para as esquadrias do seu projeto é o PVC madeirado. O resultado estético é praticamente igual ao da madeira natural e não corre o risco de sofrer com pragas ou com o impacto de intempéries.

Onde você gostaria de colocar esquadrias de madeira na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!