15 Belos Modelos de Projetos com Estrutura em Balanço

Daniel Weigmann – homify Daniel Weigmann – homify
Casa CSP, PJV Arquitetura PJV Arquitetura Casas modernas
Loading admin actions …

Normalmente as casas são projetadas com todas as paredes em linha umas com as outras até o chão. Não é muito comum vermos casas com um lado saliente que aparentemente flutuam no ar. Bem, o mero pensamento disto pode parecer um tanto engraçado, mas quando você começa a se deparar com lindos projetos neste estilo, é normal surpreender-se e quem sabe até querer ter uma casa com um design semelhante. O nome usado para este modelo de construção é estruturas em balanço.

Estruturas em balanço, que podem ser tecnicamente descritas como vigas ancoradas em apenas uma extremidade, são amplamente utilizados na construção e mais frequentemente encontrados em varandas ou telhados. Edifícios modernos, no entanto, levam o conceito ainda mais longe e apresentam salas inteiras e seções saindo da base principal e pairando no ar. Seus projetos são muitas vezes impressionantes e atraentes. É possível projetar e estender salas para maximizar o espaço, servindo não apenas como um detalhe estético, mas também para fins funcionais. Se o design da casa for único e audacioso, haverá mais análises estruturais para se ter certeza de que toda a estrutura não entrará em colapso.

Confira neste livro de ideias 15 projetos de estruturas em balanço e, com certeza, você ficará surpreso com a forma como os designers e arquitetos trabalharam com inteligência.

1. Casa com Estruturas de Concreto em Balanço

Por ser muito resistente e expressivo, o concreto possui diversas formas de uso. No projeto de uma casa, normalmente ele é utilizado em pilares, lajes e vigas, porém é possível usá-lo em praticamente toda a construção. Uma tendência na construção de casas em concreto é o uso de estruturas em balanço. Normalmente são utilizadas extensões da laje para cobrir a garagem ou varanda e também estruturas suspensas em terrenos acidentados, para aproveitar melhor o espaço e ainda obter um design moderno na casa. Casas com estruturas de concreto em balanço podem ser projetadas utilizando blocos moldados em concreto armado dentro da obra ou com a aquisição de materiais pré-fabricados.

Essa linda e contemporânea casa de dois andares aproveitou a estrutura em balanço para estender os cômodos do primeiro piso e também cobrir a sua entrada.

2. Residência Moderna com Estruturas em Concreto Armado em Balanço

Esta residência possui uma estrutura de balanço com o mínimo de apoio, ganhando ênfase junto ao acesso principal e o amplo terraço permite desfrutar de momentos ao ar livre. Um pequeno jardim também pode ser visto na parte frontal da casa, além de uma rampa que da acesso ao carro.

3. Casa com Estrutura em Balanço e Concreto Aparente

Casa com dois andares possuindo sua estrutura formada por robustos pilares e vigas em concreto aparente.  Este projeto possui um grande balanço que é utilizado como garagem para os carros e também outro balanço para uma varanda.

4. Estrutura em Balanço com Container

Já sabemos que casas e estruturas feitas de contêineres estão se tornando cada vez mais comuns em nossa geração graças à força, durabilidade, acessibilidade e sustentabilidade dos materiais recicláveis. Estruturas em balanço são muito comuns nos projetos feitos de container, por serem modulares e facilmente encaixados uns sobre os outros. Para que a estrutura do container se sustente e fique suspensa de forma segura é recomendável que o balanço não ultrapasse os 40%. Se for necessário, um apoio dependente pode ser utilizado para aumentar a sustentação.

Este belo loft sustentável foi feito com a base em alvenaria e o piso superior com um container em balanço. Possui acabamento de madeira e folhagens, dando um design mais rustico. A proposta desta residência ecológica foi investir em sustentabilidade e tecnologia, como a reutilização de um container, empregando madeira de reflorestamento, utilizando a energia solar.

5. Casa Container com Estruturas Metálicas em Balanço

Esta construção feita com três contêineres possui uma estrutura em balanço atravessado sobre o container base. Foi planejada também uma base metálica e correntes de aço para segurar os contêineres superiores. A solução para a fachada foi utilizar grandes janelas e destacar esse detalhe estrutural metálica com uma pintura vermelha.

6. Casa Feita de Contêineres com Estrutura de Balanço na Garagem

Casa construída com quatro contêineres sobre uma base de concreto. Conta com uma estrutura em balanço que também é aproveitada como teto para a garagem.

7. Projeto de casa com Estruturas em Balanço

Projetos de construções com estruturas em balanço exigem que os arquitetos envolvidos possuam conhecimento técnico específico. Cálculos são necessários para que a estrutura fique suspensa sem comprometer a estrutura da construção. Um dos cuidados que devem ser tomados, é saber como determinar se parede é estrutural ou não para conseguir suportar altas cargas de peso.

O projeto abaixo possui uma estrutura de balanço na laje, acima da entrada principal da casa. Linhas retas e um design contemporâneo complementam o estilo do projeto.

8. Projeto de Casa com Laje em Balanço

Este lindo projeto de casa com dois andares conta com uma ampla varanda coberta pela laje em balanço. A varanda também possui o piso projetado, dando cobertura ao espaço reversado para os carros.

9. Projeto de Residência com Vigas em Balanço

Projeto de casa moderna com dois andares, contendo uma fachada diferenciada e ampla. No pavimento superior há um balanço sobre a garagem, dando continuidade e integração ao adentrar à residência.

10. Estrutura Suspensa para uma Bela Vista

Este é um belo exemplo de casa que aproveitou um terreno muito acidentado para fazer uma estrutura em balanço. Além de ser moderna, essa casa utilizou vidros ao invés de paredes para poder desfrutar melhor da incrível vista.

11. Terreno Acidentado com Base Suspensa em Balanço

Mais um exemplo de moradia que aproveitou o terreno acidentado para fazer uma estrutura em balanço. Neste caso, uma garagem foi feita sob o piso suspenso. A casa também possui uma vista panorâmica por conta nos vidros.

12. Fachada Estendida com Estrutura em Balanço

Esta casa conta com uma estrutura de balanço feita em concreto sobre a entrada da garagem.

13. Casa com Linhas Retas e Contemporâneas

Linda casa de dois pavimentos onde o superior conta com laje em balanço que serve de abrigo para os carros.

14. Casa de Campo com Varanda Suspensa

Linda casa de campo com uma ampla varanda sobre uma estrutura de balanço, dando uma privilegiada vista para a serra. A casa ainda possui detalhes e pedras nos pilares e um telhado reclinado.

15. Casa com Laje em Balanço

Casa com linhas retas e um pequeno balando feito de concreto no piso superior.

Qual tamanho máximo da laje em balanço?

O tamanho máximo da laje em balanço deve ser de 1/3 do vão. Ou seja, se uma laje for de 6 metros, o balanço deve ser de 2 metros. Portanto, esse é um cuidado no momento em que for escolhida a viga em balanço para sua laje em balaço. Calcule cuidadosamente junto ao arquiteto responsável pela obra para concluir o projeto de maneira segura e funcional.

Com todos os cuidados tomados, o beiral da laje em balanço será um charme singular em sua casa, atraindo a admiração de todos.

Qual ferro usar para coluna de sobrado?

Aqui estão algumas dicas importantes sobre qual ferro usar para coluna de sobrado:

Ferragem 1/4 (6.3mm): pequenos muros convencionais ou estruturas com pouco peso;

Ferragem 5/16 (8 mm): o tipo mais usado para construções de casas;

Ferragem 3/8 (10 mm): o tipo de ferro mais resistente para construções de casas;

São medidas possivelmente utilizadas para viga em balanço. Entretanto, essas são apenas algumas indicações. Todas as dúvidas devem ser tiradas com um bom construtor que atende online.

Da laje em balanço para o terraço na laje: confira projetos geniais

E então, gostou de saber o que é laje em balanço e como escolher a viga em balanço? Agora é hora de encontrar dicas para usar nesse espaço. Confira 26 ideias de terraços lindos que você pode construir na laje de sua casa!

O que achou dessas inspirações? Conte aqui!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista