7 segredos para uma sala de estar perfeita!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Nem sempre a decoração é organizada de uma forma fácil. Na verdade, a decoração de qualquer espaço está em constante transformação, já que novas ideias podem surgir a qualquer momento. E é por isto que manter a consultoria de um bom profissional deste universo é sempre importante. 

Para a sala de estar, existem muitas disposições interessantes, desde a organização e direcionamento do sofá, quanto a utilização de cortinas e abertura das janelas para uma melhor iluminação e frescor no ambiente. Por demandar um grande número de possibilidades, é sempre importante seguir boas referências e estar atento aos segredos dos profissionais para a ambientação do espaço. E são 7 destes segredos que trouxemos hoje, para você.

A sala de estar é o local onde colocamos o conforto do nosso lar à disposição dos moradores e visitantes. O acolhimento neste ambiente é fundamental para que ele mantenha uma decoração perfeita. É também neste cômodo que nos sentimos mais à vontade para demonstrar um pouco mais de nossa personalidade, seja com a exposição de elementos artísticos, cores preferidas, fotografias ou outros objetos que exponham um pouco mais sobre quem somos. Desta forma, a sua sala de estar bem decorada, será não só o principal cartão de visitas de sua casa, mas, também, o principal cartão de lembranças que as pessoas terão ao fazer-lhe visitas.

No entanto, apenas uma boa decoração não é o suficiente. É preciso ir além e desvendar alguns segredos decorativos sobre os quais você poderá conhecer um pouco mais neste artigo. Por isso, atente-se às dicas abaixo para pensar e repensar as possibilidades de decoração de sua sala, organizando tudo de forma que o espaço seja plenamente identificado com você, mas, claro, fazendo bom proveito de dicas mais técnicas para o ambiente. Por isso, junte-se a nós, confira estas dicas e fique inspirado para praticá-las em seu lar!

Cores

Ambientes pequenos, pedem cores claras. Isto é fundamental para que a sala de estar em tamanho reduzido fique amplamente iluminada. Ainda sobre cores claras, você poderá utilizar cores neutras, como cinza claro, bege e gelo para combinar perfeitamente com qualquer tipo de decoração. Se o seu desejo é por cores mais alegres ou ainda, mais escuras, opte por pintar uma das paredes do local e transformá-lo em um painel decorativo. A cor pode variar ainda para o teto e piso. Cores escuras, rebaixam o teto, enquanto que, cores claras, deixam o ambiente mais aconchegante. Para o piso, cores fortes no tapete, podem demonstrar personalidade no lar.

Neste projeto do da arquiteta de interiores Arina Araújo, de Brasília (DF), o luxo foi amplamente trabalhado em opções maravilhosas em todo o ambiente. A presença de tons vermelhos ofereceu uma linda personalidade ao ambiente, bem como a parede com texturas ao fundo trouxe um desenho perfeitamente elegante. No teto, o conjunto de luminárias com instalações à vista, dá um toque de estilo industrial ao ambiente. 

Medidas

As medidas do ambiente é o que ditarão toda a decoração com a qual você irá compor a decoração. Fique sempre atento para manter equilíbrio na distribuição de móveis e pense nas formas de uso da sala. Se você costuma receber muitas visitas, a instalação de poltronas ou um conjunto de sofás é fundamental. Caso não possua espaço para isto, a opção por cadeiras pode funcionar muito bem, basta escolher bem o estilo. O mais importante é que você mantenha sempre um local disponível para o trânsito livre e a decoração não esteja com a presença de elementos em excesso, já que isto poderá causar poluição visual ao ambiente.

Um bom exemplo de ambiente clean, é este projeto do arquiteto Filipe Castro, de Belo Horizonte, que optou por manter as linhas retas bem definidas do ambiente que, embora tenha medidas reduzidas, manteve a sensação de espaço confortável. 

Mesa de centro

Residência Campina do Siqueira: Salas de estar modernas por VL Arquitetura e Interiores
VL Arquitetura e Interiores

Residência Campina do Siqueira

VL Arquitetura e Interiores

mesa de centro oferece mais do que beleza estética ao ambiente. A presença deste elemento na decoração é importante para definir os espaços de trânsito no ambiente. Em sua maioria das vezes, a sala de estar é decorada tendo ao fundo o sofá e, posicionado de frente para o sofá, no outro extremo da sala de estar, o painel com a TV e produtos eletrônicos. A mesa de centro organiza, ainda que, involuntariamente, o vai e vem dentro do espaço, além de servir como opção para o apoio de elementos decorativos ou petiscos nas reuniões frente a TV.

Neste projeto, a decoração escolhida pelo escritório VL Arquitetura e Interiores, de Curitiba (PR), que optou pela mescla de elementos escuros e neutros, tendo na presença do quadro azul ao fundo, o ponto de elegância que cria uma atmosfera confortável no ambiente. 

Triangulação

Residência Água Verde L&O: Salas de estar modernas por VL Arquitetura e Interiores
VL Arquitetura e Interiores

Residência Água Verde L&O

VL Arquitetura e Interiores

Esta é uma dica da qual pouca gente sabe: pensar em triângulos na ambientação, favorece o acolhimento. Ou seja, uma forma estratégica de fazer com que as pessoas sintam-se mais confortáveis no seu lar, é criar triângulos imaginários com os móveis da decoração. Um exemplo: duas poltronas colocadas lado a lado, tendo pouco à frente, na posição central entre elas, uma mesa de centro. Este tipo de decoração cria uma atmosfera mais confortável, com pontos de foco próximo, fazendo com que o relaxamento seja mais natural. 

Neste maravilhoso projeto também do escritório VL Arquitetura e Interiores, de Curitiba (PR), podemos notar pontos de triangulação nos espaços entre as poltronas e mesa de centro, as poltronas e a janela ao fundo, as poltronas e o sofá. 

Fluxo

Sala integrada: Salas de estar ecléticas por Atelier Par Deux
Atelier Par Deux

Sala integrada

Atelier Par Deux

Assim como dissemos anteriormente, manter espaços para o fluxo no ambiente é fundamental. Logo, uma boa forma de pensar nas melhores maneiras para que isto ocorra, é desenhar um esboço da sua sala de estar com escalas de tamanho correspondentes ao tamanho dos móveis e espaço livre. Imagine todas as possibilidades da ambientação e não deixe de consultar um bom profissional. Lembre-se de que a distância de 90 cm. distante dos móveis, é a ideal para o caminhar mais confortável.

Na imagem, um belíssimo projeto que mostra diferentes espaços de fluxo para que o conforto seja o máximo na ampla sala de estar. 

Quadros

Os quadros são excelentes formas de demonstrar seus interesses, parte de sua personalidade e as experiências conquistadas ao longo do tempo. Sinta-se à vontade para decorar sua sala de estar com as opções que melhor se encaixarem em suas preferências, mas lembre-se sempre de fazer com que as artes contribuam da melhor forma para o ambiente, sem que fujam do estilo decorativo escolhido e que sirvam como ótimos pontos de atenção no ambiente.

Na imagem, uma composição abstrata traz o interesse dos presentes pelo conjunto de quadros, trazendo ótimos pontos de foco no ambiente planejado pelo arquiteto de interiores Johnny Thomsen, de Porto Alegre (RS).

Equilíbrio

Assim como sugerimos anteriores, sempre que possível, faça esboços da decoração desejada tendo em conta o tamanho real dos móveis. Para que o ambiente da sala fique bem distribuídos, pense em uma organização simétrica, onde exista equilíbrio nos objetos colocados nos extremos do ambiente. Isto será um facilitador no momento de definir as posições dos móveis escolhidos.

Um ótimo exemplo é este projeto do escritório Alka Arquitetos Associados, de São Paulo (SP), que organizou perfeitamente os elementos do espaço, oferecendo harmonia e equilíbrio perfeitos na linda sala de estar.

O que você achou das dicas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!